15.6
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Denúncia das dificuldades de acesso aos serviços.

Fernando Oliveira apresentou a reclamação
12 de abril 2015 (editada a 2 de outubro 2017)

A minha mãe tem 86 anos e está em quebra acelerada das suas capacidade cognitivas e de mobilidade, razão pela qual tenho de tratar de todos os seus assuntos, entre outros, junto da Segurança Social.
Acontece que eu vivo em Lisboa e a minha mãe em Tomar, o que, em condições normais, não seria muito relevante.
No entanto, todos os serviços da Segurança Social, incluindo as delegações locais (no caso concreto, a de Tomar) deixaram de ser contactáveis via telefone. Todos, a nível nacional, sem excepção.
Passou a haver um único número, 800xxxxxx, que raramente está operacional.
Consequência objectiva : se tiver de tratar algum assunto da minha mãe na Segurança Social de Tomar, tenho de me deslocar propositadamente a Tomar (300 Kms, ida e volta).
E vem isto a propósito de lá ter ido de propósito há um mês, para tratar de conseguir uma vaga para a minha mãe num Lar de Idosos protocolado com a Segurança Social( porque não temos rendimento para lares privados), no concelho de Lisboa, de forma a poder dar-lhe um apoio próximo e real e evitar despesas de deslocação que são incomportáveis para o meu parco rendimento como reformado.
Essas diligências para conseguir uma vaga em Lisboa têm o seu início numa visita que a Srª Assistente Social dos serviços de Tomar da SS tem de fazer à minha mãe para comprovar o seu estado de saúde, limitações e solidão total.
Perguntei quando lá iriam. Responderam-me que não podiam avisar previamente e que os serviços só tinham uma viatura para todo o tipo de diligências externas.
Até hoje não apareceram e como não são contactáveis via telefone, só me resta uma nova deslocação propositada, com todas as despesas que isso acarreta e, mesmo assim, sem qualquer garantia de ser esclarecido.
Esta inacessibilidade de um dos principais serviços públicos do País, via telefone, é injusta, muito cara para o País e ESCANDALOSA !
É esta a Reforma do Estado apregoada ?
O que pensa e o que pretende o Sr. Ministro da tutela em relação a isto ?
Afastar os cidadãos, tornar a vida ainda mais difícil aos idosos ?
Responda quem quiser e souber responder.
Isto não é um problema meu, é um problema de milhões de Portugueses.

Data de ocorrência: 12 de abril 2015
29 de setembro 2016
É VERGONHOSO !
Aguardo resposta há UM ANO E MEIO.
Intolerável falta de respeito pelos cidadãos.
Estas dificuldades de acesso são premeditadas e quem me o disse foi um responsável por uma Loja do Cidadão.
E porquê ?
Quem se dirige à Segurança Social, na maioria dos casos, é para pedir algum apoio.
Se for dificultado o acesso, isso constitui um desencorajamento às pessoas e, por essa via, o Estado não tem qualquer encargo legalmente devido.
O ministro Vieira da Silva devia ter conhecimento disto, caso contrário as reclamações justas são abafadas, arquivadas ou vão directamente para o lixo.
Isto vem do tempo do ministro-lambreta e o actual governo nada fez para alterar este escândalo.
Segurança Social
16 de outubro 2016
B.Dia

Informamos V.Excia de que não foi possível contactar o cliente que procedeu a reclamação infra por motivos de ausência de dados pessoais.

Mais informamos de que foi o referido mail enviado ao respetivo serviço.

Com os melhores cumprimentos

ISS-IP-CDIST.SANTAREM
2 de outubro 2017
A resposta dada não passa de uma mera desculpa.
A situação mantêm-se na mesma.
E, embora não possa e não deva indicar o local e o nome da pessoa. houve um responsável de uma das Lojas do Cidadão que me disse a razão porque o ex-ministro da lambreta implementou esta medida hedionda :
"Como a maioria das pessoas que se dirigem à Segurança Social o fazem para pedir algo - um documento, um apoio, um subsídio, etc., a melhor maneira de travar os pedidos é tornar os serviços quase inacessíveis, obrigando à marcação de entrevista, quantas vezes já fora do tempo útil.
Assim, a reclamação não pode ser considerada como RESOLVIDA.
E já é bem tempo de o ministro Vieira da Silva por cobro a este desrespeito pelos cidadão, a não ser comungue das ideias do antecessor lambreta.
2 de outubro 2017
A resposta dada não passa de uma mera desculpa.
A situação mantêm-se na mesma.
Assim, a reclamação não pode ser considerada como RESOLVIDA.
Fernando Oliveira avaliou a marca
13 de outubro 2017

A reclamação não foi resolvida e, no PORTAL DA QUEIXA, em nome da verdade, deve aparecer como NÃO RESOLVIDA.

A SITUAÇÃO NÃO ESTÁ RESOLVIDA.
Pelo contrário, está a gravar-se cada vez mais.
Se queremos tratar um assunto com a Segurança Social, agora é tudo por MARCAÇÃO PRÉVIA, marcação essa que é feita para 3 ou 4 meses depois, quase sempre já fora do TEMPO ÚTIL.
OBJECTIVO : Dificultar ao máximo, o que em muitos casos se transforma em impedir, qualquer aproximação do cidadão a um serviço público ESSENCIAL, quantas vezes por seres humanos em desespero, quantas vezes lançados para o suicídio ou para a mais desumana marginalização e pobreza extrema.
ESTA É A VERDADE !
Se alguém tiver dúvidas, dirija-se a qualquer Centro do Instituto da Segurança Social em Lisboa.
No meu último contacto, dirigi-me ao Centro do Areeiro para entregar um pedido de Protecção Jurídica e toda a documentação anexa.
Resposta da funcionária : ou marca reunião, mas já só para Maio/2018, ou mete neste envelope e deposita ali naquele recipiente. Acrescentando : mas o comprovativo não é aceite nos Tribunais.
Perguntei-lhe : então para que serve o recipiente ? A resposta foi um encolher de ombros com um sorriso envergonhado.