15.1
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Devolução pagamento indevido

Joana Correia Gomes
Joana Gomes apresentou a reclamação
8 de abril 2019
Exmos. Senhores, boa tarde,

Solicitava a V/ melhor atenção para a resolução célere da situação do assunto infra, uma vez que já passou um ano e quatro meses desde o meu pagamento indevido e solicitava o reembolso no valor dos €62,00.

Assim, volto a explicar mais uma vez a minha situação:

No passado mês de Novembro de 2017, fechei a minha actividade como trabalhador independente. Como o meu ano de isenção acabava no mês de Outubro, sabia que no mês de Dezembro tinha de pagar a minha contribuição mensal à Segurança Social relativa ao mês anterior, sendo assim no dia 21 de Dezembro desloquei-me a uma caixa automática de multibanco para proceder ao pagamento no valor de 62,36€, como este decorreu fora do prazo legal de 10 a 20, teria de pagar uma taxa.

Contactei imediatamente a linha de apoio da Segurança Social 300 502 502, e foi me dito pela V/ funcionária que teria de repetir exactamente o mesmo procedimento no mês de Janeiro. Posto isto, repeti as mesmas acções no multibanco e no passado dia 19 de Janeiro, e o valor a pagar foi exactamente o mesmo 62,36€, que foi retirado automáticamente da minha conta pessoal, sem a possibilidade de cancelar. Mais tarde após consulta no site da Segurança Social Directa, percebi que os juros de mora eram apenas de 0,26 cêntimos.

No dia 2 de Fevereiro mediante atendimento por marcação, dirige-me às vossas intalações em Algés para dar conta do sucedido e tentar resolver esta situação (Ver anexo). Solicitava assim um ponto de situação sobre o exposto e a melhor das considerações e brevidade no assunto para ter o reembolso do valor, já que fiz o mesmo pagamento duas vezes com a intenção de pagar apenas a multa dos juros de mora, com um valor substancialmente inferior, como pode ser por vós verificado. (Ver comprovativos)

Não tendo, até à data, recebido qualquer devolução por parte de Vª.s Exª.s, venho pelo presente meio solicitar uma previsão da resolução da minha situação à cerca do reembolso do dinheiro, visto ter feito um pagamento indevido no dia 19 de Janeiro de 2018.

Grata pela atenção disponibilizada.

Joana Gomes
Data de ocorrência: 8 de abril 2019