15.6
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Fim de Subsidio de Desemprego

Vanessa Santos apresentou a reclamação
3 de julho 2017

Exmos Senhores,

Venho desta forma expôr novamente a minha indignação e reclamação, derivado a encontrar me sem qualquer atribuição de subsidio e dado que a situação que foi exposta, não tem resolução prevista nem qualquer resposta de acompanhamento, a não ser o email automatico de recepção de email por parte da Provedoria da Segurança Social.
Por esse motivo, penso não ter sido clara na minha exposição no passado dia 27 de Junho no email que encaminhei, como tal volto a explicar de forma mais detalhada por forma de esta situação se arrastar e nada parece estar a ser feito e eu ter algumas questões que gostaria de verificar a resposta das mesmas.
No dia 21 de Março dirigi me com o formulario de pedido de subsidio de desemprego, ao IEFP em Almada para a solicitção do subsidio em questão, o qual me foi atribuido com o valor de €14.05/dia durante o periodo de 540 dias, no entanto de acordo com o meu plano de procura ativa de emprego teria a minha pessoa que efetuar quatro candidaturas mensais, a emprego pro ativamente ou em alternativa de formação que me quelificasse para o mundo de trabalho e com prespectivas de maior empregabilidade.
Foi exatamente o que fiz, inscrevi me no Citeforma na medida Vida Ativa, para o curso com carga de 700h "Desenvolvimento de sites, para pequenos negócios" conforme em anexo o plano de curso, emitido pela mesma instituição, contudo e dado que não obtinha ainda resposta positiva á frequencia do mesmo e com inicio a dia 24 de Maio, concorri também a uma proposta de emprego pela Randstad II, LDA no dia 19 de Maio, proposta essa que eu aceitei, mas que declinei nas 24 horas úteis seguntes por ter tido ainda no mesmo dia, resposta favorável á frequência do curso em questão e dessa forma, foi enviado por parte da Randstad II, um pedido de anulação da minha inscrição pelo motivo de o contrato não ter iniciado, tendo esse pedido sido enviado a dia 25/05/2017.
Contudo, nada foi efetuado pelos incompetentes serviços da segurança social e fiquei automaticamente com a inscrição no IEFP com a inscrição anulada e com o subsidio de desemprego anulado.
Toda esta situação, além de incomoda é constrangedora, primeiramente porque estou sem qualquer tipo de rendimento, até ao momento e também não me pode ser facultado qualquer bolsa que tenha direito por frequentar um curso vida ativa pelas iniciativas de formação do IEFP dado que, na incompetencia dos vossos serviços ainda não houve qualquer correção.
Dado o tempo decorrido, e dado que não obtenho qualquer resposta, questiono eu:
Qual é o prazo legal ou correto para a resposta a exposições efetuadas pelos contribuintes?
A Instiutição da Segurança Social, não questiona as entidades empregadoras nem se questiona a si o porque de um contribuinte estar ativo no mercado de trabalho e desde há dois meses não tem contribuições registadas?
Se existem meios para esclarecer e se em periodos em que por lapso do sistema é feito um pagamento em excesso e depois é efetuado o acerto , porque motivo esse processo é mais celere e bastante mais resposnsivo que o pedido de explicações para um lapso , incompetencia e falta de resposta da vossa instituição.
Aguardo com urgência a resolução deste processo, dado que a minha situação face ao desemprego é estar sem qualquer rendimento e poderia procurar trabalho, pergunto eu, como vou poder procurar trabalho se não tenho rendimento que me permita fazer as deslocações?

Sem mais assunto

Data de ocorrência: 3 de julho 2017
Segurança Social
3 de julho 2017
Caros Senhores

Já reencaminhamos o email para o serviço competente.
A reclamação apresentada através do vosso portal está a ser tratada pelos nossos serviços.
Queremos prestar um atendimento de qualidade
Por isso estamos a desenvolver as medidas necessárias para continuar a melhorar a qualidade do serviço que lhe prestamos.

Instituto da Segurança Social, I.P.

Linha Segurança Social - 300 502 502
Portal: www.seg-social.pt
Segurança Social Direta: https://www.seg-social.pt/consultas/ssdirecta
Vanessa Santos avaliou a marca
13 de junho 2018

Embora, tenha recorrido varias vezes á SS apenas se resolveu apos ter sido efetuada a mesma ao Portal da Queixa