15.6
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Incompetência sem limites e sem escrúpulos

Marta Valério
Marta Valério apresentou a reclamação
25 de abril 2016

No seguimento de um email de aviso de penhora de IVA relativo a uma dívida para com a segurança social, questiono a "

equipa competente" referida no supra mencionado email, de qual será o limite da vossa incompetência, se é que tal limite existirá!

Não tenho qualquer dívida para com a segurança social, uma vez que em Agosto do ano passado a suposta dívida foi paga através de uma penhora à minha conta do banco Santander Totta e desde então que têm feito penhoras consecutivas para pagar a mesma dívida tendo já, inclusivamente, apresentado um novo valor, completamente infundamentado e que seria inexistente até no vosso próprio sistema informático.

Ora, após já ter apresentado por inúmeras vezes os documentos necessários para comprovar a legitimidade daquilo que estou a afirmar, continuo, desde Agosto do ano passado, à espera da restituição dos valores que me foram INDEVIDAMENTE penhorados.

Já fui presencialmente aos serviços da segurança social, já liguei vezes sem conta e já perdi a noção dos emails que enviei para que ALGUÉM consiga dar me uma justificação credível para esta

situação que, a meu ver, é injustificável!

Uma vez que as penhoras sobre uma dívida inexistente continuam, a restituição dos valores cobrados indevidamente permanece em lista de espera, as ordens de serviço em relação a este assunto se acumulam e a falta de resposta da vossa parte é algo a que já me habituei, resta me expor esta situação na esperança de que alguma atitude seja tomada.

No meu último contacto telefónico, foi me aconselhado ir presencialmente aos serviços de dívidas e penhoras da segurança social na Av. Da República em Lisboa, sendo que teria de estar lá impreterivelmente antes da 9h da manhã para " talvez" conseguir uma senha para esse dia. Visto isto, recuso me solenemente a perder mais um dia de trabalho para resolver um assunto que faz parte do vosso trabalho!!!

O mais engraçado no meio de tudo isto é que nem a primeira penhora que foi feita com base na dívida relativa aos meses de Novembro de 2012 a Março de 2013, é legítima e também em relação a isso já apresentei prova suficiente!

Isto é um escândalo de incompetência, um roubo a um contribuinte que nunca faltou com os seus deveres! Sou família mono parental e recebo o salário mínimo nacional, esta continua execução de penhoras tem prejudicado as minhas finanças de uma forma inexplicável e inaceitável!

Visto isto, informo que irei até onde me for possível para que justiça seja feita e para que os responsáveis por estes contínuos erros sejam penalizados pelo que fizeram.

Data de ocorrência: 25 de abril 2016
Marta Valério