15.6
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Não pagam quando mais preciso

Mara Lúcia Machado Fernandes
Mara Fernandes apresentou a reclamação
16 de janeiro 2017

: Exmos. Senhores, no passado dia 11 de janeiro de 2017 eu e o meu companheiro deslocamo nos a segurança social da Baixa da Banheira com marcação para as 14h afim de tratar do subsidio de parentalidade. O atendimento foi péssimo pois foi sempre a despachar e como tinhamos dúvidas não souberam ou não quiseram esclarece las. Nós somos novos nisto, é o nosso primeiro filho e desconhecemos algumas coisas sobre o assunto. Depois de preenchermos a papelada e de saber que so vamos receber a partir do dia 20 de fevereiro nos demos conta que eu e o meu companheiro mais o meu filho vamos ficar mais de um mês sem receber o devido valor para fazer face as despesas mensais que são já no final do mês de janeiro. Agora eu pergunto como vamos pagar as nossas contas ao final do mês? Elas não esperam até ao dia 20 de fevereiro. Que papel de proteção social é este da segurança social que não se lembra que também temos contas para pagar no fim do mês, que temos de comer e comprar fraldas para o bebé. Não deveriam de pelo menos pagar já uma parte a partir do dia 20 deste mês. Eu só vai receber pouco mais de 100€ da vossa parte e o meu companheiro que só trabalhou uma semana também pouco vai receber. E as nossas contas ultrapassam o valor que vamos receber juntos. Gostaria de saber como vamos fazer em relação a essas contas bem como vamos sobreviver até dia 20 com uma criança em casa. Deveriam ter pensado neste tipo de situações e pagar consoante cada caso. Descontamos para a Segurança Social para termos proteção e não estamos a ter, só estamos a ser prejudicados por questões de burocracia.

Data de ocorrência: 16 de janeiro 2017
Mara Fernandes
Exmos. Senhores,

Pois isso não resolve o meu problema agora no final do mês com as contas para pagar. Deviam de ter mecanismos que pudessem prever estas situações para proteger as pessoas em caso de incapacidade para fazer face as despesas que são mensais e não bimensais. Estou sujeita a que a EDP corte a distribuição de energia por falta de pagamento com uma criança em casa e que fique sem alimentos para a poder amamentar. Isto não se faz a uma cidadã muito menos a uma criança. Eu não moro na casa dos meu pais para me poderem ajudar, aliás só tenho mãe e não pode ajudar, o meu pai faleceu era eu criança. Não percebo como é que só nos vêm como se fossemos uma massa de gente a pagar de uma só vez e não olham as pessoas com respeito. Não percebo como deixam as pessoas sem dinheiro para fazerem face as despesas que são agora e não um mês depois.

obrigada
Mara Fernandes
Resposta da Segurança Social:

Cara senhora
Mara Lúcia Machado Fernandes,
Recebemos a sua reclamação de 2017-01-16 sobre Subsídio Parental Inicial da Mãe, que mereceu a nossa melhor atenção.
Lamentamos ainda que a forma como foi atendida no Serviço de Atendimento da Baixa da Banheira/ Moita, não tenha correspondido às suas legítimas expectativas.
Relativamente ao Subsídio Parental e de acordo com as informações prestadas pela Equipa de Parentalidade deste Centro Distrital, cumpre-nos informar o seguinte:
· Em 2017-01-11, foi entregue o requerimento de Subsídio Parental e o assento de nascimento;
· A Prestação de Subsídio Parental Inicial da Mãe por 120 dias foi atribuida a V. Ex.ª em 2017-01-18, pelo que já não foi possível incluí-lo no processamento de janeiro;
· Os valores devidos a V. Ex.ª serão processados durante o mês de fevereiro de 2017;
· Saliente-se que o pagamento das prestações está condicionado a um calendário nacional pelo que, por vezes, ocorre algum tempo entre a data da entrega de documentação, o seu deferimento e a possibilidade de inclusão das prestações nos processamentos em curso. Refira-se, ainda, que existe apenas um processamento por mês.
Saiba tudo sobre os produtos e serviços da Segurança Social, consultando os Guias Práticos em * PROIBIDO *://www4.seg-social.pt/guias-praticos.
Se precisar de algum esclarecimento adicional, pode contactar-nos por email através da Segurança Social Direta em https://www.seg-social.pt/consultas/ssdirecta/
Segurança Social
Caros senhores,
Já contactámos o cidadão que apresentou a reclamação #7740017

Para garantirmos a sua privacidade, informamos que remetemos, nesta data, a resposta à reclamação apresentada para o e-mail do(a) interessado(a).

Queremos prestar um atendimento de qualidade

Núcleo de Gestão do Cliente

Centro Distrital de Setúbal
Instituto da Segurança Social, I.P.
E-mail: CDSSSetubal@seg-social.pt

Telf: 300 502 502 | Estrangeiro: + 351 300 502 502
www.seg-social.pt
Mara Lúcia Machado Fernandes
Mara Fernandes avaliou a marca
23 de janeiro 2017

Se houvesse possibilidade de oferta do serviço da segurança social por parte de outras entidades ponderava aderir