15.6
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Reclamação subsidio compensatório

Carla Rego
Carla Rego apresentou a reclamação
19 de maio 2016

Fiz marcação na Segurança Social do Areeiro, para entregar os documentos necessários para requerimento de prestação compensatória subsidio ferias. Só consegui marcação para dia 17.Fev.2016, pelo que, nesse mesmo dia fiz a entrega de todos os documentos necessários. Foi-me indicado que o processo seguiria para Setúbal, uma vez que é a área a que pertenço.

Desde esse dia, e já lá vão mais do que 3 meses, fiz vários contactos telefónicos, o último dos quais hoje de manhã. A resposta que obtenho é que o processo ainda está em análise, que não está nada registado ainda em sistema, que esse processos costumam demorar vários meses, que há muitos processos…Uma resposta concreta, como o tempo que têm estipulado para resolver estes assuntos, uma data para análise, quando será o pagamento, não obtive nenhuma! Ou seja, hoje estou exatamente na mesma situação que em 17.Fev.2016!

Pergunto eu: o que é que precisa de uma análise tão profunda neste processo, quando a declaração entregue confirma que a entidade patronal não pagou o subsídio de férias e a própria segurança social tem registado em sistema os montantes que me pagou e o período em que estive de baixa? O processo não está ainda registado em sistema sequer! Passados 3 meses!!! Acho incrível que demorem mais de 90 dias para registar, analisar e proceder ao pagamento da prestação através de TB. É uma vergonha! Será falta de organização da Segurança Social para o tratamento destas prestações?

Na linha de atendimento da Segurança Social ninguém me sabe indicar quando o meu processo será tratado nem o tempo que demorarei a receber a prestação compensatória! Onde está a qualidade dos vossos serviços? Sinto-me lesada, na medida em que sou cidadã portuguesa, pago os meus impostos a tempo e horas, efetuo os meus descontos mensalmente para a segurança social há bastantes anos, e, quando pretendo receber o que é meu por direito, tenho de andar a perder tempo no meu horário de trabalho, para que outros façam o seu! Por este andar, receberei mais cedo o subsídio de férias deste ano do que esta prestação referente ao subsídio do ano anterior!
Agradeço resposta urgente!

Data de ocorrência: 19 de maio 2016