15.6
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Restituição de valores/nao obtive qualquer resposta

Raquel Santos
Raquel Santos apresentou a reclamação
26 de março 2017

No passado dia 16.02.2017 procedi à reclamação n° 8346417 onde informei o seguinte :
"Apesar de já se terem passado 10 anos praticamente, na altura eu era uma miuda de 18 anos e nem sabia sequer bem os meus direitos:
No dia 07.06.2006 tive o meu filho, sendo que no mês de Julho de 2006 requeri na Segurança Social da Ramada, o Abono de Família para Crianças e Jovens, na altura informaram-me que havia um atraso nos pagamentos mas que receberia os retroactivos todos. E assim foi. Recebi em Fevereiro de 2007 os valores desde o Julho de 2006 a Fevereiro de 2007 (inclusivé)
Em Abril de 2007 recebo uma carta onde informam que o abono pago de Julho de 2006 a Dezembro de 2006 tem que ser devolvido, designado como "Prestações Indevidamente Pagas", dirigi-me à Segurança Social e informaram-me que foi enviada uma carta com prazo estipulado e que não cumpri, que deveria fazer o pagamento para não sair lesada em futuras prestações. Expliquei que não recebi nenhuma carta mas não quiseram saber. Queriam que pagasse e pronto. Ora com 18 anos pouco ou nada sabia de direitos. Na verdade a Segurança Social nunca fez prova de ter enviado a dita carta ( aviso de recepção), ou seja a carta pode ter sido extraviada ou devolvida e a responsabilidade caiu sobre mim com 18 anos. Fiquei com receio e fiz o devido pagamento em prestações. O que é certo é que hoje mais madura, sinto- me roubada pois a Segurança Social retirou um direito meu e do meu filho. Os primeiros 6 meses de vida do meu filho não existiu abono!! Venho então desta forma reclamar e solicitar uma explicação por parte da Segurança Social pois esses valores eram meus! Agradeço então a restituição dos mesmos."

E não obtive qualquer resposta!
É de lamentar a forma como a Entidade trata as situações.

Data de ocorrência: 26 de março 2017