15.6
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Subsidio de doença em falta durante 5 meses

JOÃO SOARES
JOÃO SOARES apresentou a reclamação
24 de janeiro 2020
Eu, António José Rocha Monteiro, venho por este meio reclamar os pagamentos que me são devidos relativamente ao subsídio de doença a partir do dia 31/08/2019. Afim de justificar a referida reclamação apresento os seguintes factos.
- Foi realizada uma convocatória para a o serviço de verificação de incapacidades para que comparecesse no dia 31/07/2019 nesse mesmo serviço, em Beja.
- Esta convocatória não foi recebida por mim, situação que já reportei aos serviços de correio. No entanto, na mesma data, 31/07/2019 desloquei-me a Faro, para uma consulta de Oftalmologia.
- A 10 de Setembro, fui recolher informações junto da Segurança Social para que pudesse iniciar o processo de reforma, onde fui informado que o meu subsídio de doença estava suspenso. Indicaram-me que aguardasse a receção de uma segunda convocatória ou pedido de justificação.
- A 23 de Setembro recebi então o pedido de justificação à falta no dia 31/07/2017.
- No dia 03/10/2019 desloquei-me à Delegação da Segurança Social em Ferreira do Alentejo a fim de justificar a situação. Entreguei a declaração médica comprovativa de presença em consulta e uma comunicação. Relativamente à entrega dos documentos foi me entregue um recibo de entrega de documentos, o qual envio anexo.
- Iniciei o processo para a reforma por invalidez e fui convocado para realização de exame em junta médica a 26/11/2019, o qual compareci.
- A 17/01/2020 desloquei-me novamente à Delegação da Segurança Social em Ferreira do Alentejo pois desde agosto que não recebo qualquer valor, o que é lamentável. Nem tão pouco recebo qualquer comunicação relativamente ao ponto de situação do subsídio de doença ou ao processo de reforma por invalidez. Fui informado que deveria expor novamente a situação, anexando o recibo de entrega de documentos de 03/10/2019. Fui também informado que a junta médica aprovou a invalidez.
Expostos os factos, venho por este meio demonstrar o meu descontentamento com os serviços da segurança social. Sou contribuinte com longa carreira contributiva e é de lamentar que esteja sem resposta, e que seja necessária toda esta burocracia para que possa receber aquilo a que tenho todo o direito. Também é lamentável que a invalidez seja verificada e que nesse momento não seja restituído o valor de subsídio de doença em falta. Posto isto, num português simples, direto e honesto, a minha questão é sou considerado inválido/inapto, o que possibilita o acesso à reforma por invalidez, mas não para um subsídio de doença?!
Agradeço, portanto, que sejam tomadas as diligências necessárias à restituição do valor em falta com a maior brevidade possível, pois estou sem receber desde Agosto, e mais uma vez, num português direto, o dinheiro não cai do céu, tenho que comer todos os dias, e tenho os meus direitos enquanto contribuinte da segurança social.
Sem outro assunto, de momento, subscrevo-me,

António Monteiro
Ferreira do Alentejo, 21 de janeiro de 2020