15.6
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Subsidio Parental

Daniel Pereira apresentou a reclamação
21 de julho 2018 (editada a 24 de julho 2018)
No passado dia 04/07/2018 enviei um email via formulário da SS Directa, e reenviado outro a dia 11/07/2018 a pedir feedback. A qual obtive resposta no dia 21/07/2018 contendo o seguinte:

"Caro Senhor DANIEL DOS SANTOS PEREIRA Relativamente ao seu contacto, que desde já agradecemos, informamos que o subsídio parental, não se encontra ainda registado ou analisado, poderá remeter novamente novo pedido, através da aplicação, ou com o preenchimento do modelo RP5049, que poderá ser digitalizado e enviado em pela SS Direta, através de "perfil – Enviar documento de prova"; no tipo de assunto, “Maternidade, paternidade e adoção” e o registo civil do descendente, pelo que poderá ser digitalizado, poderá ainda solicitar esclarecimentos ou enviar por via de E-mail: CDSSLisboa@Seg-Social.pt. A resposta do seu pedido do dia 4 foi enviada em dia 11 de Julho. Os dados pessoais apresentados serão objeto de resposta de tratamento pelos serviços competentes do ISS, IP, para os fins a que se destina o presente pedido e serão conservados pelo prazo estritamente necessário à prossecução dos mesmos. O ISS, I.P , compromete -se a proteger os seus dados pessoais e a cumprir as suas obrigações no âmbito da proteção de dados. Para mais informações sobre a proteção de dados no ISS,I.P., consulte o site em www.seg-social.pt.
Para qualquer esclarecimento adicional, não hesite em contactar-nos.
RXXXXXXXXXX"

Passo a explicar o meu descontentamento com o serviço publico:

A minha filha nasceu no passado dia 19/05/2018, no dia 23/05/2017 fui a SS já com o formulário RP5049 devidamente preenchido tanto por mim como pela minha esposa (com as mesmas condições a quando do nosso 1º filho). Deu entrada a documentação no loja do cidadão de Mafra nesse mesmo dia 23, sendo-me entregue o recibo da documentação entregue.
Passado uma semana volto novamente á SS para entregar o papel da baixa de gravidez da minha esposa que a médica de família tinha passado. Aproveitei para perguntar se já se sabia de alguma coisa referente á documentação entregue na semana passada, se esta já se encontrava em sistema, o que me foi respondido "ainda não, não é possível verificar nada pois ainda não existe em sistema, deverá estar disponível no próximo mês (Junho)."

Até aqui tudo bem, já que é normal esperar em média até 45 dias dependendo do dia da entrega da documentação.

O que mais me revoltou foi receber esse email e dias antes a minha esposa ter verificado no seu acesso á SS Directa já estar o processo dos restantes dias da baixa de gravidez até á data do parto, mais ainda nada sobre o subsidio parental.

Resumindo, já passaram 2 meses, tinha uma pequena "margem" para esses 2 meses sem me esticar no orçamento. Agora pelo vistos terei que refazer o processo todo, pois provavelmente alguém extraviou ou perdeu a documentação. O que me choca é como é efetuado o processo inicial na SS e ninguém verifica a falta de documentos. Para ajudar o site da segurança social encontra-se em manutenção.

Fico indignado com o sector publico, pois trabalha de mal a pessimamente, ao que parece existe muito a ausência de organização na estrutura.

É irónico o que acontece se um pessoa perder um papel e esquecer-se de pagar as suas contribuições ao "estado", mas o inverso não existem penalizações.
Data de ocorrência: 21 de julho 2018
7 de agosto 2018
Venho actualizar com nova informação:

Já está registado o processo na SS Direta.

Para o efeito foi necessário digitalizar e reenviar os documentos entregues pela SS no dia 23/05/2017 assinados e carimbados para o email CDSSLisboa@Seg-Social.pt e duplicar a informação através da SS Direta com o upload dos mesmos documentos (data de upload 23/07/2018).

Embora nunca existiu nenhum email de confirmação de receção dos documentos, aparentemente a situação já está normalizada.

Para ficar concluído apenas falta receber o pagamento da SS nas datas estipuladas.

Após mais de 2 meses do inicio do processo parece que as coisas já estão na ordem devida.
Daniel Pereira avaliou a marca
5 de outubro 2018

Organizações do estado são lastimavelmente com um mau serviço e com péssima supervisão desde a saúde ao ensino entre outros. Devia ser tudo privatizado.