Setinsp - Inspecções Técnicas, Limitada

Setinsp - Inspeção ao gás

MARTA LUISA RODRIGUES E SILVA JOBLING FERREIRA
MARTA FERREIRA apresentou a reclamação
24 de maio 2021
No dia 17 de maio/2021 solicitei, através da EDP, uma inspeção à instalação do gás. Segundo o técnico e o relatório, foi detetada uma anomalia na placa do fogão e foi aconselhado a substituição da ligação do esquentador por uma ligação flexível.
No dia seguinte estes problemas foram integralmente solucionados uma vez que houve substituição da placa (por uma completamente nova) e da tal ligação do esquentador.
Portanto, o que estava referido no relatório foi, integralmente, solucionado.
No dia 18 de maio marquei reinspeção e ficou agendada para dia 20 de maio entre as 10h e as 12h.
No dia combinado, o inspetor Nuno Urbano, pessoa extremamente mal educada e antipática, entrou em minha casa literalmente "a bufar". Esteve constantemente a "bufar", não sei bem porque motivo. Começou a alterar o tom de voz, aos berros, indignado porque razão não me cortaram o gás. Tal era o incómodo provocado por este senhor, que a minha filha viu-se na obrigação de me ligar e solicitar a minha presença no local, alegando que o senhor inspetor estava desorientado, a fazer perguntas que em nada lhe diziam respeito como por exemplo quem tinha efetuado o serviço de substituição e reparação das anomalias.
Começou por verificar o que estava no relatório. De referir que este senhor esteve, constantemente, a reclamar a ponto de me deixar completamente desorientada e enervada com a situação.
Fez o que tinha a fazer e no final disse-me que havia um problema entre o esquentador e o exaustor, que trabalhando os dois ao mesmo tempo o exaustor apagava o esquentador. Eu, incrédula, até cheguei a fazer este teste e não dei pelo esquentador ter apagado quando estava a trabalhar em simultâneo com o exaustor...mas é a palavra do inspetor que conta, segundo me disseram da linha de apoio da EDP. Não acho justo ser apenas a palavra do inspetor que conta. Se o trabalho foi mal feito só tinham que o repetir sem custos para o cliente, mas se a palavra que conta é a do inspetor, então estamos , mesmo, no mau caminho. Quem paga não tem qualquer direito a reclamar!!!!
Eu questionei a origem do problema e qual a razão que não tinha sido detetado na primeira inspeção. Ele disse-me que provavelmente o colega não deu por isso ou que nem sequer tinha feito o teste adequado...
Eu fiquei estupefacta a olhar para aquele senhor mal "encarado", super antipático com uma arrogância extrema sem querer dar muitas justificações.
Eu até referi que, se este problema tivesse sido detetado na primeira inspeção que o técnico que montou a placa teria, logo na altura, também solucionado este problema.
Resumindo: não se entende esta falta de organização e de atenção dos técnicos desta empresa, cada vez que há uma inspeção detetam novos problemas, até estou com receio com a nova reinspeção porque , provavelmente irão descobrir novas anomalias...
Será normal isto acontecer? Apresentei reclamação na EDP, sendo eles os intermediários, mas pouco ligaram, ficaram de me dar uma resposta e até hoje não me contactaram para me darem qualquer satisfação. Quando é para fazer os contratos é só facilidades mas depois descartam-se das responsabilidades.
Não acho normal estas situações acontecerem, não acho normal cada inspetor trabalhar á sua maneira e depois o cliente é que paga a incompetência deles.
Não acho normal os inspetores não fazerem o trabalho de uma só vez, trazendo, assim, custos acrescidos para o cliente que muitas vezes até paga o que for preciso só para ver os problemas resolvidos, e estas empresas aproveitam-se disso.
Sinto-me lesada porque as coisas poderiam estar resolvidas de uma só vez, poderia ter poupado uma segunda reinspeção e a nova deslocação de um técnico que poderia ter feito tudo de uma vez... Agora tenho o fornecimento de gás condicionado a 90 dias que é o tempo que me concederam para resolver mais este problema.
Mas para a empresa de inspeção assim é mais vantajoso...
Data de ocorrência: 24 de maio 2021