SIC Marca do Mês

Vânea Marques apresentou a reclamação
30 de março 2024
Email enviado ao Atendimento Sic

Exmos Senhores

Venho por este meio, não só expressar o meu profundo desagrado e reprovação, como denunciar uma situação que se vem repetindo no vosso programa do ''Era uma Vez na Quinta'' e que quem de direito já deveria ter tomado providências, pois a bem das audiências não pode valer tudo.
No vosso programa da manhã ''Casa Feliz'', várias vezes é abordado pelo vosso painel de comentadores, a questão da violência doméstica, crime tratado no artº 152 do Código Penal e informado de forma reiterada tratar-se de um crime público e que qualquer cidadão tem o dever de denunciar às autoridades.
Também nesse mesmo programa já foi referido, que o crime de violência doméstica não se cinge apenas a pessoas que possuam algum grau familiar ou de relacionamento, bastando para tal, que essa violência seja exercida contra outrem com a qual se coabita.
É uma '' conduta ilícita o uso de ameaças, constrangimentos, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização, limitação do direito de ir e vir ou outros, para controlar ações, comportamentos, crenças e decisões da mulher, causando dano emocional ou prejuízo à saúde psicológica.''

Não se entende, como num programa do mesmo canal, se trata, se informa e se aconselha o procedimento que todo e qualquer cidadão deve ter e noutro seja permissivo e permeável ao seu contrário.
O comportamento reiterado pelo concorrente Tiago Rodrigues, exercido sobre a concorrente Cristiana, que vai desde a perseguição, coação, insulto, humilhação, ameaça, é por demais gritante aos olhos de todas as pessoas de bem, acrescido o facto de vir de uma pessoa que se diz bombeiro, profissão ou actividade voluntariosa mais do que nobre.
De que estão Vossas Exas à espera, que o concorrente Tiago Rodrigues chegue mesmo a vias de facto numa violência por agressão física exercida sobre a concorrente Cristiana, como aconteceu há muitos anos, concretamente em 2000, também num programa de entretenimento televisivo, Big Brother, protagonizado pelo concorrente Marco contra a concorrente Sónia?

Não compreendo e para mim é inadmissível, como é que um canal conceituado como a Sic, do qual sou fiel seguidora, nada fez até agora, tomando as tão necessárias medidas, que quanto a mim e num mínimo, deveria passar por uma expulsão directa do concorrente Tiago Rodrigues.

Com os melhores e mais respeitosos cumprimentos

Vânea Lúcia Marques
Data de ocorrência: 30 de março 2024
30 de março 2024
Cara Senhora Vânea Lúcia Marques,
Agradecemos por acompanhar as nossas emissões. Lamentamos a insatisfação gerada pelo comportamento de Tiago Rodrigues e encaminhámos a comunicação para as áreas responsáveis.
Colocando-nos à sua inteira disposição para futuros contactos pelo atendimento@sic.pt, apresentamos os nossos cumprimentos e desejamos-lhe uma Páscoa muito Feliz, em nome de toda a SIC
Exmos Senhores

Agradeço a vossa rápida resposta e ficarei então a aguardar uma resposta por parte das áreas responsáveis e principalmente uma célere tomada de posição relactivamente ao concorrente Tiago Rodrigues, que se coadune com o que a situação impõe e exige.
Desejo-vos igualmente uma Páscoa Feliz.

Vânea Lúcia Marques
Cara Senhora Vânea Lúcia Marques,
Agradecemos muito a gentileza. A SIC valoriza muito o seu comentário e a defesa de direitos humanos fundamentais, mas permita-nos não tecermos declarações sobre assuntos jurídicos.
Gratos pela compreensão, renovamos os nossos cumprimentos e desejamos-lhe ótima semana, em nome de toda a SIC,
Vânea Marques avaliou a marca
31 de março 2024

Dos canais televisivos, a SIC é o canal que elejo diariamente para me fazer companhia nas horas de lazer, com boa informação e excelentes jornalistas, bons comentadores, bons programas de entretenimento com bons profissionais e excelentes telenovelas, elevando o prestígio de todos os intervenientes, desde autores, realizadores, a actores. Continuem assim, apenas mais atentos a certos ''pormenores'', por vezes não sendo. Vânea Lúcia Marques