Silva Barros & C Lda

Silva Barros & C Lda - Gestão de condomínio

Filipe
Filipe apresentou a reclamação
8 de março 2023
É com pesar que dou início a esta reclamação, visto que vou reclamar de quem devia zelar pelos interesses dos condóminos e é a última coisa que faz. Falo da empresa de condomínios Silva Barros. Comprei o meu apartamento em 2019, no Edíficio São João em Rio tinto e desde então, só tenho tido desgostos e um medíocre atendimento por parte desta empresa. Quando comprei o meu apartamento remodelei-o por completo e em setembro de 2021, devido à má prestação de serviços de uma empresa contratada pela administração, que delegou a obra a terceiros, sem o nosso conhecimento, houve infiltração no meu apartamento, com quedas de estuque que deixou a casa inabitável por 5 meses. A obra que provocou este acidente foi colocação de tela na cobertura em tempo de tempestade e com obra a descoberto durante a noite. A administração teve sempre um atitude protetora em relação à empresa que fez as obras, marcando comigo vistorias ao meu apartamento que nunca aconteceram. Queriam apenas remediar o problema do meu apartamento a tapar buracos e a pintar. Tive, nesta altura que recorrer um engenheiro contratado por mim para uma vistoria dos danos e a uma advogada para manter o contacto com a empresa que desde que eu lhe fiz frente encetou um comportamento ainda de maior desmazelo e incompetência. Pois bem, a casa sofreu obras através do seguro que a muito custo foi acionado, pois houve sempre a tentativa que o mesmo não se fizesse (não percebo bem qual o motivo) e eis que, em dezembro de 2022 volta a chover no mesmo sítio do que no ano posterior, já depois de se ter colada a tela que supostamente era "o ferrari das telas" dito pela empresa. Foi chamado o condomínio, enviaram um técnico que me disse que não seria problema da tela, mas sim do capitel entupido. Posto isto, liguei novamente para o condomínio que me disse que iriam agendar com uma equipa de alpinistas para subirem ao capitel e averiguar a situação. Entretanto passaram 2 meses e a visita dos alpinistas era sempre na semana seguinte, foi-me inclusivamente sugerido pela pessoa que sempre me atendeu o telefone que ligasse eu para a empresa de alpinistas, sendo que nem sequer era a minha obrigação. Nesse momento sugeri o nome de uma empresa de alpinistas que conheço e que poderiam fazer a escalada nessa mesma tarde, o mesmo foi-me negado pelo condomínio dizendo que eu tinha que perceber que eles tinhas os protocolos deles e os parceiros que trabalhavam com eles. Ora a situação estendeu-se e estamos no início de março e com as chuvas de volta e, por continuar a cair água e por ter um bebé de 5 meses a dormir debaixo de toda esta humidade (higrómetro mediu 100% de humidade) chamei novamente o condomínio que ao analisar a dimensão dos estragos e ao perceber que se estava a alastarar ao vizinho disse que havia a possibilidade de não ser o capitel. Conclusão a situação continua sem resposta, a preocupação e a antecipação do condomínio é zero!!! os danos estão a alastrar-se cada vez mais e uma situação que era só teto, já é paredes, tetos e soalho de 3 divisões. Devo salientar que peço sempre relatórios escritos das situações vistas na minha casa e na cobertura e nunca me chegou NENHUM. Os assuntos são ou não resolvidos e datas de intervenções mudadas e quase sempre sem o nosso conhecimento. A ausência de resposta é estrondosa, cheguei já a questionar um elemento do condomínio sobre esta passividade e não obtive uma única resposta.
Devo acrescentar que na assembleia de condomínio estes assuntos foram focados e não tiveram a mínima atenção da pessoa que liderava a reunião, inclusivamente tendo-nos acusado de estarmos sempre a bater na mesma tecla. Tenho um filho de cinco meses, rios de dinheiro gastos no meu apartamento com remodelações em cima de remodelações acho que devo bater na mesma tecla até alguém me dar uma resposta válida. Não sei se o meu problema é do capitel, é da tela mal colocada ou de outro motivo qualquer. Quero respostas, quero respeito e quero antecipação. Nada disto é feito pela empresa. É um nível de incompetência, de falta de comunicação e de respeito que não desejo a nenhum condómino. A empresa defende-se com o facto de o edifício ter já alguns defeitos estruturais, situação que concordo. Contudo, o atendimento, resolução, informações dadas são sempre dúbias e sem grande explicação, acompanhadas por explicações de forma arrogante a maior parte das vezes como se fossemos nós, condóminos, a servi-los e não o contrário. Esta empresa necessita de perceber quem é o cliente e quem trabalha para o cliente e essa noção, neles, infelizmente não existe. Ademais, é de salientar que a informação não passa entre colaboradores e não circulam as regras estabelecidas em assembleia por todos os funcionários que colaboram no nosso edifício, daí prevalecerem sempre os mesmíssimos erros. É de salientar, por fim, que marcam-se e desmarcam-se intervenções e visitas às áreas de sinistro sem informar os moradores interessados. Se queremos saber temos que ligar constantemente. Ontem liguei, pedi informações do relatório feito na área sinistrada, pelo menos há uma semana e disseram-me (quem me atendeu) que não sabiam, nem tinham informações para me dar! Passividade em cima de passividade. Quero saber quais os próximos passos para resolução, quero contacto que infelizmente não existe!
Data de ocorrência: 7 de março 2023