48.7
Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Montijo

SMAS Montijo - Leituras incorretas e/ou enganos nos consumos de água

Armando Rosa apresentou a reclamação
8 de setembro 2021
Pelo fato de ter sido já anteriormente lesado por estes serviços, todos os meses do corrente ano, ao dia 16, comunico via email, a leitura do contador de água (Ver Anexo 1). Possuo registo fotográfico como evidências destas leituras. Aparentemente, as leituras comunicadas ao SMAS não são refletidas, sendo mesmo até ignoradas, nas faturas emitidas, como se pode constatar na fatura para o período de 16/6 a 16/7. Nas comunicações para os SMAS, para o período de 16/6 a 16/7 tenho como leituras no contador, 205m3 e 219m3, respetivamente, o que corresponde a um consumo de 14m3 (Ver Anexo 2). No entanto, na fatura SMAS, Nº 210702301004969 de 2021.07.28 (Anexo 3), referente ao período de faturação referido, junho – julho, é apresentado um consumo de água, exorbitante, de 19m3, respeitante às leituras de 205m3 e 224m3 para o período de consumo de 18/6 a 21/7, respetivamente. Consumo este e leitura que me alertaram que algo não estava bem. Sendo que minha média mensal está nos 13m3.
Se a leitura de 224m3 não é estimativa, então esta não poderia estar no contador neste dia, uma vez que é surreal um consumo, na minha habitação, de 5m3 de água em 4 dias (a partir do dia 17/7 às 00h:27m (com 219m3) até ao dia 21/7) (Ver anexo II, uma vez que se trata de um apartamento sem piscina. Só se pode concluir, sem qualquer dúvida, que aqui poderá existir, alegadamente, algo menos lícito ou irresponsável na obtenção das leituras por parte dos SMAS. Pelo referido é evidente que a leitura de 224m3 foi erradamente lida no dia 21/7 ou nem foi sequer efetuada neste dia, mas sim em outro mais à frente, sendo contabilizada para o dia referido. Com este alegado esquema/ irresponsabilidade, os consumos dos items a faturar passam automaticamente para escalão seguinte, lesando-me em cerca de 15€.
Ainda, referente à fatura pretendo um esclarecimento no cálculo dos resíduos sólidos, de como surge o valor de 17,68€ na fatura em causa (Anexo 3), sendo que efetuando o produto: (19m3x0,90x0,9303=15,91€).
Data de ocorrência: 28 de julho 2021
16 de setembro 2021
Exmo. Senhor,

Reitera-se a resposta enviada através do ofício n.º 766 de 06/09/2021.

SMAS de Montijo
3 de outubro 2021
Na ausência de resposta ao pedido de esclarecimento enviado por e-mail no dia 17/09/2021 ao Município de Montijo (Anexo I), no âmbito da resposta apresentada pelo Sr. Presidente deste Município à reclamação exposta no livro de reclamações ONLINE nº ROR00000000001200353 (Anexo II), indico os pontos a carecer de esclarecimento adequado e inequívoco:
1. No ponto referido na reclamação ONLINE nº ROR00000000001200353, o qual transcrevo: ”Ainda, referente à fatura pretendo um esclarecimento no cálculo dos resíduos sólidos, de como surge o valor de 17,68€ na fatura em causa (Anexo 3), sendo que efetuando-se o produto (19m3x0,90x0,9303) obtém-se como resultado 15,91€. Nota: Onde se lê “resíduos sólidos” deve ler-se “Águas Residuais-Componente var. Saneamento”;
2. O ponto anterior não foi devidamente esclarecido na resposta à reclamação ONLINE nº ROR00000000001200353, sendo que apenas pretendo saber porque é apresentado na fatura um valor (17,68€) diferente do cálculo por mim obtido, 15,91€ (Constata-se que o vosso programa de faturação anterior não certificado e atual “certificado” não está a considerar o fator “0,90” no produto, que para esta situação estou a ser lesado em 1,77€.), (Anexo III e IV) ;
3. Pretendo que recuem ao ano 2020, aquando da mudança de contador na minha habitação e reanalisem a Folha do livro de reclamações Nº 27884530 e todos os elementos por mim enviados sobre esta reclamação, onde me apresentaram uma fatura no valor de 117.11€ (fatura Nº 20907301 de 29/05/2020), fazendo com que a minha média de consumo de água mensal se alterasse de cerca de 37€ para 50€. Esta sobrefaturação ocorreu também devido a erro humano ou desleixo dos técnicos, mas como na altura eu não tinha meios de prova adequados, os SMAS colocaram de parte a seriedade e transparência, ficando eu lesado numa dezena de Euros:
4. À semelhança ponto 3, para a fatura Nº 20907301 de 29/05/2020 de valor 117.11€, e efetuando o produto para o cálculo do Item “Águas Residuais-Componente var. Saneamento” estou a ser lesado em cerca de 8€;
5. Assim e perante o exposto solicito os esclarecimentos solicitados e voltem a reapreciar a reclamação de 2020, onde fui injustamente lesado com a situação.
3 de outubro 2021
Armando Rosa avaliou a marca
21 de outubro 2021

O SMAS do Montijo, relativamente ao serviço de faturação de consumo de água, não dá confiança na sua forma de atuar. Fui lesado por estes serviços no ano 2020 e recentemente, o mesmo não aconteceu porque me precavi.