The Phone House - Seguro lifeline com critérios desajustados

José Carlos Cipriano Fonseca
José Fonseca apresentou a reclamação
12 de fevereiro 2016

José Carlos Fonseca,seguro contratado: lifeline Gold, certificado n°1172632

Venho por este meio apresentar a minha queixa, contra a loja Phonehouse, situada no C.C.Algarve Shopping, e respetiva falta de honestidade por parte da seguradora lifeline, relativo à substituição de equipamento telefónico, neste caso um smartphone wiko highwaw (1° modelo).
No passado dia 25/01/2016, desloquei-me à referida loja da Phonehouse e acionei o seguro do equipamento por motivos de furto, levando já comigo todos os papéis necessários para tal.( queixa na polícia com o respetivo n° de processo NUIPC,bloqueio do IMEI nas várias redes móveis, fatura de compra, etc...) tudo normal até aqui, sra da loja até comentou que o processo até é rápido pois era um caso de furto e não uma reparação! Logo era só substituir por um novo e pronto.
Rápido foi o início dos meus problemas...
Telefone de empréstimo ao qual tenho direito nada! alegando que só havia 4 tlm disponíveis e que estavam já atribuídos a outros clientes com quebras de ecrã, etc.
Folha policial recusada, alegando falta de descrição do equipamento na folha como a marca,modelo, cor,IMEI. Espliquei que esses dados estão todos incluídos no n° de processo NUIPC, inscrito no topo da folha da queixa por furto,para respetiva consulta por parte da seguradora ou outros diretamente ligados ao caso... Nova recusa e desconhecimento da lei enviando-me SMS a dizer e passo a citar.
Queixa policial incompleta, falta de dados obrigatórios para acionar o seguro, quando corrigida favor entregar na respetiva loja,afim de seguir com o caso para a frente!
Fui novamente à GNR e tive que pagar 14€ por uma certidão, para satisfazer tal pedido! Passados alguns dias recebo um telefonema a dizer que a seguradora me havia dado 2 modelos à escolha para a respetiva substituição e que teria que escolher qual deles eu pretendia. Fui novamente à loja e apresentaram um modelo igual ao que me foi furtado, mas que não tinham em stock na loja e o huawei p8 lite (modelo com características inferiores ao meu), como escolha possível! Escolhi o modelo igual ao que me foi furtado, claro... Visto stocks no computador da loja, funcionário lá achou 4 ou 5,espalhados por várias lojas da Phonehouse em Portugal, e telefonou para a loja de Almada, à minha frente, confirmado até a cor do equipamento,afirmando que haveria transporte nesse mesmo dia e que terça-feira deveria estar no Algarve.
Sexta-feira,sem resposta por parte da loja, resolvi ligar para saber informações e ao fim de 2 horas, recebo confirmação de que o novo equipamento,estava pronto para ser levantado na loja, sobre uma franquia de 40€. Nesse mesmo dia fui à loja para levantar o equipamento e reparo que se tratava do wiko highwaw star 4G, e não o modelo por mim escolhido, como opção da seguradora. Comentei o facto no momento,e sugeri levar outro equipamento ao meu gosto, pagando eu qualquer diferença de preço que tivesse que pagar a mais para nenhuma parte ficar prejudicada. Novamente negado, alegando não ser possível por parte da seguradora. Sem grandes opções, e a precisar de um telefone pois nem um de empréstimo tinha,acabei por levar o dito telefone. Pedi uma capa para o novo equipamento alegando a cláusula de acessórios furtados e adquiridos nessa mesma loja e foi também negado, alegando que apesar de estar incluída na fatura de compra, ela não aparecia na certidão emitida pela GNR! Pois se me furtaram o tlm a capa também o foi,não é!
Nova despesa extra de 12,79€ + película para o ecrã 12,99€ em promoção! Total de despesas até agora(franquia, capa, película, certidão, gasóleo)=99,78.
Insatisfeito com a resolução do meu caso, resolvi reclamar para a lifeline no respetivo email...UAU, super profissionais
Na resolução do meu caso... Aleguei o direito de substituição por um aparelho de características iguais ou superiores e que no meu caso não tinha acontecido... Apresentado as diferenças entre os equipamentos como o ecrã FHD que passou a HD, processador octa core 2.0 que passou a 1.5ghz, ( no p8 lite ainda é pior 1.2ghz), e respetivas cãmeras com 16/8 MP, que passaram a 13/5 MP. Logo julgo eu,equipamentos de características inferiores ao que me foi furtado. Mais... O novo equipamento foi me entregue numa caixa com o selo de segurança rasgado, provavelmente,um equipamento de exposição da própria loja, que só em casa reparei que nem os pinos para abrir os SIM cards tinha. Resposta da lifeline, os modelos apresentados, são similares ou equiparáveis, logo lamentávelmente nada podem fazer por mim! Eu pergunto, quem toma essas decisões, de achar que um ecrã FHD é similar a um HD,que uma resolução de 16mp é equiparável a uma de 13mp,nem vale a pena continuar... Sinto-me lesado, burlado e técnicos assim que nem se identificam, e que ficam impunes com a sensação de trabalho bem feito, para a seguradora claro... Que falta de ética e honestidade entre outras!

Data de ocorrência: 12 de fevereiro 2016
Phone House
3 de janeiro 2017
A Phone House tem como principio garantir e zelar pela satisfação dos nossos clientes. Lamentamos a situação descrita e disponibilizamos-nos para qualquer esclarecimento pelo 800 78 33 33 (linha gratuita - das 10h às 22h).

Melhores cumprimentos,
Phone House
José Fonseca
11 de janeiro 2017
Passados 11 meses recebo uma resposta da parte da phone house.
- " lamentamos a situação,para esclarecimentos ligue 800 78 33 33
(Linha gratuita).

Muito obrigado Phone House.
Para que não haja dúvidas,
O meu caso não foi resolvido e sei que não o será ao fim de 11 meses de utilização do novo equipamento.

Melhores cumprimentos:
José Carlos C. Fonseca.
José Fonseca
1 de junho 2017
Só para esclarecer que nunca fui contactado nem pela empresa em questão nem pela seguradora e nem a reclamação feita no livro de reclamações da loja em questão teve qualquer efeito.
Continuo com o equipamento inferior e sem qualquer resposta ou pelo menos um pedido de desculpa.
Vejo que grandes empresas e seguradoras estão imunes e fazem o que querem sem nenhum pudor...
Quem paga é o povo...