Unidade de Saúde de Alverca do Ribatejo
Unidade de Saúde de Alverca do Ribatejo

Unidade de Saúde de Alverca do Ribatejo - Médico de família e alteração de unidade de saúde

Maria Madalena Caeiro Gomes
Maria Gomes apresentou a reclamação
11 de janeiro 2023
Fiquei sem médico de família em Agosto de 2022 eu e os meus pais na Unidade de saúde do Bom Sucesso Alverca do Ribatejo, os meus pais que já têm mais de 80 anos e eu com 56 anos necessitamos de médico. Os meus pais têm doenças crónicas e não se vão deslocar a vinte e tal Km para ir á unidade de saúde de Benavente sem transporte próprio e podem chegar e não ter consulta ou a outra unidade na Póvoa de S. Iria a 7 Km mas que o serviço só funciona ás 20h e tem que se ir apanhar vez, estando os utentes bastante doentes e idosos como é que fazem. Não seria o posto médico que nos é destinado a ter que fazer a marcação, as funcionárias dos serviços de receção dos centros de saúde onde estamos inscritos é que deveriam fazer a marcação e então já íamps com a certeza que eramos consultados.
Já agora a minha unidade de saúde sempre foi á 56 anos desde que nasci a unidade de saúde do BOM SUCESSO - Alverca do Ribatejo por motivo de ficar sem médico de família nesta unidade fui obrigada a sair da unidade de saúde por motivo dos serviços administrativos me obrigarem a me inscrever na unidade de saúde de Alverca do Ribatejo só por morar umas ruas mais abaixo mas não tenho médico de família na mesma. Eu preferia a unidade do Bom Sucesso porque me dá mais confiança porque tenho os meus inscritos no Bom Sucesso e então se acontecer alguma situação que algum de nós não se possa deslocar ao serviço e tenha que ir pelo outro é mais fácil, e o médico de família ser dos três familiares até pelo histórico de saúde. O meu processo nem sequer foi enviado para o outra unidade de saúde, porque ainda existe muita informação em papel que foi informatizada. Agora pergunto posso retornar ao antigo posto de saúde já que os meus pais mantém morada para adequada para o posto do Bom Sucesso - Alverca do Ribatejo, já que são os dois na mesma localidade a diferença é os bairros.
Tenho estado com dois problemas de saúde, á 2 anos e meio, ou seja em 2020 um já está a ser resolvido porque o médico de família quando o tinha, só fazia consulta por telefone e a medicação não contribuí-o para melhorar a situação, tive ao fim de 10 meses ( 2021 ) me deslocar ás urgências e pedir uma consulta da especialidade e que foi tirada a ferros pela médica das urgências do HOSPITAL DE VILA FRANCA DE XIRA e só assim tive CONSULTA em setembro de 2022 que por acaso tive sorte com a profissional de saúde que está a encaminhar tudo de uma forna correta, mas se tivesse sido atendida no posto de saúde e feito tratamento não teria que fazer uma cirurgia. O outro problema de saúde também se está a agravar e não há médicos de substituição na nossa Localidade. Quando se efetuar a cirurgia não sei a quem recorrer para depois dar seguimento á baixa médica porque depois já não é prorrogada no hospital e não me vou poder deslocar aos locais que acima referi, os meus pais já têm muita idade para +poderem se deslocar sozinhos e eu não tenho mais ninguém.
Queremos um serviço de SNS composto por todos para todos é um direito da constituição.
A Sra. Dra. das Unidades de saúde de Alverca do Ribatejo nem sequer nos dá resposta.
Peço esclarecimento para esta situação e resoluções.
Data de ocorrência: 11 de janeiro 2023
Maria Madalena Caeiro Gomes
Maria Gomes avaliou a marca
2 de março 2023

Sou a favor do SNS não temos é resultados práticos, por isso é que dei 10 a culpa é das politicas da saúde. Mas quando dizem médico de familia é para poder ficar toda a família junta. Então troquem outro utente comigo na outra unidade de saúde de Alverca, porque na unidade de Alverca B então inscritos pessoas que não têm morada de Alverca e sim do Bom Sucesso.