Unidade de Saúde Familiar de São Marcos
Unidade de Saúde Familiar de São Marcos
6.5
Ministério da Saúde

Unidade de Saúde Familiar de São Marcos - Ausência de resposta em pedido de medicação

M Costa
M Costa apresentou a reclamação
3 de dezembro 2020
Venho por este meio fazer uma reclamação da Dra. Joana Fazendeiro e Dr. André Téofilo, faço queixa dos dois porque não me foi clarificado qual dos dois é que está responsável pelos cuidados de saúde da minha mãe. No dia 24 de Novembro fiz um pedido de renovação da medicação da minha mãe, que é uma doente crónica. O secretário assegurou-me que teria uma resposta nos próximos dias, hoje, dia 3 de Dezembro, dirigi-me ao centro de saúde e descobri que este pedido não teve qualquer reposta. Pediram-me para aguardar que estariam a contactar os médicos para obter uma resposta, aguardei quase 15 minutos e me informaram que teria de aguardar mais um pouco porque os médicos acima mencionados não estavam disponíveis. Durante esta altura, aparece um médico que está a falar sobre a situação com a funcionária mas não me faz qualquer pergunta. Devido à minha necessidade, aguardei mais 10 minutos, e a secretária diz-me que está a espera que um medico passe a receita no lugar dos Drs, Joana e André. Mais uma vez, o mesmo médico aparece e continua a comentar sobre a situação e não interage comigo. Passado mais cerca de 7 minutos a senhora sai do seu posto e dirige-se aos gabinetes para falar com um profissional que não sei identificar. Quando ela regressa, trás impresso uma receita antigo (do mês de Setembro) que já não tem dois dos medicamentos que constam no pedido que fiz. A secretária, também, tem a grande necessidade de informar-me que a doutora me fez um "favor" ao imprimir a receita. Relembro que esta receita não contém os medicamentos que preciso. Após quase meia hora no centro de saúde, já chateada com a situação, decidi pedir a identificação da médica que não respondeu ao meu pedido- Joana Fazendeiro- para fazer queixa desta profissional. Além disto, a secretária informou-me que os médicos teriam 5 dia uteis para responder ao meu pedido. Ora, contando os dias hoje seria o quinto dia útil desde da data do pedido, 24 de Novembro, incluindo o feriado de dia 1 de Dezembro e excluindo os dias de fim de semana.
Quando cheguei a casa percebi que de facto eu tinha razão porque já deveria ter uma resposta ao meu pedido, visto que é para a medicação de uma utente com doença crónica e que o prazo de resposta já ultrapassava o quinto dia . E quero deixar claro que esta queixa é dirigida à Dra. Joana Fazendeiro E o Dr. André Teofilo que são os médicos que estão a acompanhar os cuidados da minha mãe que necessita da medição. Faço queixa da Dra. por não atender ao meu pedido a tempo, e faço queixa do Dr. porque na receita que passou em Setembro já se encontravam aviados os medicamentos que alterou a dosagem e suspeito que ele estava presente no centro de saúde mas recusou-se a falar comigo. Apesar da funcionária continuar a insistir que medicação estava na receita que me entregou e dela não compreender o que estava a explicar, não culpo esta senhora pela situação.
Só quero que me respondam ao pedido E que atendam o telefone. Porque talvez poderíamos resolver a situação por telefone, e eu evitava estar 30 minutos num centro de saúde, no meio de uma pandemia. Vi-me obrigada a dirigir-me presencialmente ao local depois de ter ligado cerca de 25 vezes em 3 dias.
Data de ocorrência: 3 de dezembro 2020
M Costa
M Costa avaliou a marca
21 de setembro 2021

É um dos centros de saúde mas desorganizados que existe. Nem se dignam a responder