Universidade de Coimbra
  • sg@uc.pt

Universidade de Coimbra - A universidade de coimbra destruiu o meu futuro

Ana
Ana apresentou a reclamação
20 de dezembro 2023 (editada a 20 de dezembro 2023)
Estou a reclamar da universidade de Coimbra porque na seguida de um intercâmbio com a universidade de Tenri do Japão tentei matricular-me e fizeram pedir um pedido de reingresso. Esse pedido de regresso custou-me a propina de dois anos em que nem sequer frequentei A universidade. O que é mais escandaloso é que a única razão que precisei de um processo de reingresso foi o facto da universidade de Coimbra ter perdido os registros da minha frequência da disciplina de francês nível 5, se eu já conclui a disciplina de francês nível 6 Seria impossível acabar esta disciplina sem ter concluído o nível 5 dado que havia disciplinas que têm percedência sem as quais nomes podemos matricular noutras. Não tinha sido a primeira vez que a universidade perdeu disciplinas antes de ir ao Japão passei uns meses a tentar recuperar a nota de Russo infelizmente a má organização da universidade durante a aplicação do processo de Bolonha ditou que muitos alunos tiveram problemas com a conversão das suas licenciaturas de 4 anos ao plano de Bolonha de 3 anos. Tenho problemas familiares graves e tive problemas com o estado graves que não me permitiam ter emprego mas estava muito mais fragilizada por ter uma licenciatura não concluída por conta de uma disciplina perdida por erros burocráticos. Passei 2 anos a ir diariamente à secretaria geral a tentar apressar o processo de reingresso quase dois anos todos os dias. Havia funcionários que já eram rudes. No entanto uma funcionária tomou pena de mim e apressou o processo. Infelizmente quando me matricularam já tinha passado o prazo dos exames e recurso . E isto acumulado com o falecimento dos meus avós e problemas familiares levaram a um episódio de tentativa de suicídio. E incrível que por conta de um erro da Universidade eu tenha pago propinas sem ter frequência da universidade. Ainda tenho dividas por propinas desse ano em que fizeram matrícula ao fim da epoca de recurso e foi me retido na Alfândega um computador por conta de uma dívida Á Universidade que não é justa pois a Professora de francês nem me deixou assistir as aulas por não estar matrícula. E mesmo que pudesse o Facto de eu Ter pago tantas propinas por conta de um erro Deles e absurdo. Pior foi o facto de ter perdido independência financeira e isto levou me abaixo do limiar da pobreza. Neste momento estou a trabalhar mas gostava de prosseguir os estudos. Algo que me foi negado pois não podia fazer o mestrado sem esta disciplina feita.
O mais frustrante é que Depois de centenas de euros em emolumentos e requerimentos ( para uma pessoa que vivia de RSI) nem sequer a licenciatura tenho.
Ainda por cima tenho mais propinas de 2021-2022 pois não consegui sequer matricular me a tempo E paguei por reingresso e depois pedido de matrícula tardia. Por conta da Equipa do RSI e internamento forçado não pude fazer exames. Esta situação com a universidade levou a que voltasse a um Ambiente familiar abusivo. Piorado pelo facto de que a Equipa de RSI me vedava o acesso ao emprego. Perdi o apoio de quem me ajudava a prosseguir os estudos pois deixaram de acreditar em mim quando eu descrevia a situação da universidade. Como sou vítima de discriminação devido ao meu aspecto físico e gênero, tenho tido imensas dificuldades em encontrar emprego. Felizmente estou empregada actualmente mas demorou 13 anos . Todas as ideias de negócios que tive não obtive ajuda por conta da dívida com a universidade apesar das minhas propostas e projectos serem bons.
Não entendo porque é que a universidade pediu-me tantos emolumentos indevidamente quando eu já fiz o Francês 5 e Todos os requerimentos, propinas, juros etc que paguei a universidade quase dariam para outra Licenciatura
Data de ocorrência: 20 de dezembro 2023