Gestão de Sistemas Electrónicos de Cobrança S.A

Via Verde - Prestação de informação errada sobre o estado do identificador via verde

Paulo Sardinha apresentou a reclamação
29 de novembro 2022
Exmos Srs,

Estou a receber e-mails da Via Verde indicando ter detetado problemas com o meu identificador de Via Verde e instando-me a adquirir um novo, quando eu nem sequer o estou a usar. A Via Verde está-me pois a forçar a aquisição dum novo identificador, apresentando para isso argumentação falsa.
Factos:

1. A minha última utilização deste identificador aconteceu em 2022-Set-04 22:56, conforme extrato da Via Verde que me foi enviado por e-mail datado de 2022-Out-04 12:57. Nunca até essa data detetei qualquer luz que não a verde quando da utilização do identificador.
Não houve desde 2022-Set-04 22:56 qualquer outra utilização do identificador.

2. Em 2022-Nov-09 20:41, isto é, mais de 2 meses depois da última utilização do identificador, ocorrida sem qualquer problema, recebi um e-mail da Via Verde de que transcrevo o seguinte:

"O(s) seu(s) identificador(es) não está(ão) a registar corretamente as suas utilizações. Verifique se está(ão) mal colocado(s) no vidro do carro.
Se não for esse o caso, deve substituí-lo(s)."

3. Continuo a não usar o identficador, mas mesmo assim a Via Verde 13 dias mais tarde confirma(?) o seu deficiente em e-mail datado de 2022-Nov-22 15:18 com o seguinte texto:

"Continuamos a verificar que os identificadores não estão a funcionar corretamente nem podem continuar a ser utilizados, devendo ser substituídos.
É importante que regularize esta situação."

A empresa simplesmente não pode primeiro aventar e depois confirmar a deficiência dum dispostivo não estando o mesmo a ser usado há quase 3 meses.
Só posso pois concluir que estes e-mails estão a ser enviados erradamente na sequência de algum erro nos sistemas informáticos da empresa, e então é-me devido um pedido de desculpas, ou então há aqui má-fé, o que é mais grave.
Sem mais, subscrevo-me atenciosamente agradecendo uma clarificação desta situação,

Data de ocorrência: 29 de novembro 2022
14 de dezembro 2022
Caros,

Esta reclamação já foi submetida há 2 semanas e ainda não foi respondida.
Agradecia que não ficasse esquecida.
Grato,

11 de janeiro 2023
É-me devida uma resposta.
Via Verde
2 de maio 2024
Caro Cliente,

Agradecemos o seu feedback.
Acreditamos que a situação mencionada já se encontra resolvida, mas caso persistam dúvidas ou novas questões, por favor aceda a www.viaverde.pt, onde pode consultar os detalhes da sua conta Via Verde ou esclarecimento de outras questões.

Estamos empenhados em melhorar a nossa resposta no Portal da Queixa.

Melhores cumprimentos,
Equipa de Apoio ao cliente Via Verde
Paulo Sardinha avaliou a marca
8 de março 2023

A Via Verde simplesmente não me respondeu.