9.1

Vimeca Transportes - Segurança

Paulo Jorge Valente Cardoso
Paulo Cardoso apresentou a reclamação
21 de novembro 2019
a minha reclamação não se circunscreve apenas a uma temática, contudo optei por eleger a mais importante;
- Falta de segurança;
- supressão de autocarros, em diversos horários (sobretudo matinais);
- incumprimentos, reiterados de horários.

O mais grave, será sem dúvida, o primeiro ponto, tanto quanto sei não se registou qualquer sinistro, na minha opinião, por mero acaso.
Na semana de 11/11 a 15/11 (semana chuvosa) viajei no carro matrícula 16-EA-50, sentido Hospital-Marques.
Assisti a, no mínimo, três queixas de motoristas a "central", porque não conseguiam imobilizar a viatura entrando em derrapagem a cada paragem. Segundo eles, o carro tinhas os pneus "carecas", alguns manifestavam a recusa de continuar a fazer serviço (por razões de segurança) com este carro, tendo voltado para a "garagem" (sem passageiros) logo que chegaram a Lisboa.
Presenciei um iminente atropelamento, o carro circulava no Parque Eduardo VII a uma velocidade não superior a 40 Kms hora, quando um peão (com headphones) atravessou a via, felizmente, a uma distância considerável, o que permitiu que escapasse ileso, sentiu-se o carro numa derrapagem descontrolada (que durou 30 segundos), de rodas bloqueadas, tendo percorrido no mínimo 30 metros.
Esta semana tem sido uma sucessão de supressões de carreiras, ou passa o carro das 6:55 e não passa o das 7:25 ou vice versa. Relatos de portas que não fecham e consequentemente o carro não segue marcha, indiciam que as razões das supressões estão relacionadas com avarias/falta de manutenção.
O meu agregado familiar é constituído por dois adultos e duas menores, todos usamos esta carreira, todos temos horários a cumprir e obrigações escolares e profissionais.
Não basta que os passes fiquem mais baratos para desincentivar o uso de viatura própria, é fundamental que sejam fiáveis e regulares.
Tenho carta a 30 anos, condutor regular e proprietário de três viaturas, optei por usar transportes públicos em detrimento da viatura própria, será que devo ponderar a minha decisão?
Data de ocorrência: 21 de novembro 2019