Volvo
Volvo Marca Recomendada

A Volvo Cars na Semana do Clima de Nova Iorque de 2023: percorremos Manhattan para sensibilizar para a defesa do clima

A Semana do Clima de Nova Iorque é o segundo maior evento do mundo e um dos eventos mais mediatizados e mais influentes sobre desenvolvimento sustentável. Conta com a participação de milhares de delegados de empresas, organismos não governamentais (ONG), instituições multilaterais e governos, tudo com a ambição de encontrar soluções concretas para combater as alterações climáticas através da colaboração.

Como temos um dos mais ambiciosos planos climáticos entre os fabricantes automóveis tradicionais e planeamos vender apenas automóveis 100% elétricos até 2030, não podemos lutar sozinhos contra as alterações climáticas. Exige a coordenação e a colaboração, e a Semana do Clima de Nova Iorque é exatamente o tipo de fórum para estes propósitos. Na edição deste ano, foi particularmente importante tendo em conta a próxima cimeira do clima global COP28 no Dubai. Os recentes relatórios climáticos sublinham uma vez mais a urgência climática e a necessidade de agir.

Para tirar o máximo partido das nossas interações em Nova Iorque, enviámos dois dos nossos melhores especialistas em sustentabilidade. Anders Kärrberg, o nosso diretor global de sustentabilidade, e Stuart Templar, o nosso diretor global de relações com investidores, passaram uma semana na Big Apple a falar com muitas pessoas com ideias semelhantes. Participaram e falaram em vários eventos dedicados a um setor ou a uma área específica que exigirá uma transformação radical para responder às ambições de zero emissões líquidas do mundo.

"O que me chamou a atenção foi o grande respeito que a Volvo Cars granjeou na comunidade de ONG", afirma Anders, quando lhe pedimos uma reflexão sobre a semana. "Fomos várias vezes mencionados pelo nosso compromisso de 100% de eletrificação até 2030, pela nossa iniciativa Steel Zero e pelos outros compromissos que assumimos."

Dos planos ambiciosos à ação concreta

Começámos a semana com os nossos planos para terminar toda a produção de automóveis Volvo a diesel no início de 2024. Esta decisão, que anunciámos num evento da coligação Accelerating to Zero, é uma declaração clara da nossa intenção de nos focarmos na eletrificação. Esta decisão também está em linha com o mais recente Stocktake Report das Nações Unidas, que afirma que a transição para a eletricidade e o abandono progressivo dos combustíveis fósseis são a forma mais eficaz de o setor automóvel reduzir emissões.

"A nossa decisão de acabar com o diesel foi muito bem recebida, incluindo por representantes de ONG influentes no domínio do clima", afirma Stuart. "A par da nossa arrojada estratégia de eletrificação, demos mostras de uma verdadeira liderança e demos um exemplo para outros fabricantes seguirem."A seguir, Stuart reuniu-se com os nossos parceiros da Ocean Race e tomou a palavra na Conferência dos Oceanos (Stuart aparece a partir do minuto 1:45.00) na Assembleia Geral das Nações Unidas para expressar o nosso apoio a uma moratória sobre a exploração mineira em águas profundas. Apesar de o fundo dos oceanos conter inúmeros minerais usados nas baterias dos automóveis elétricos, acreditamos que a mineração em águas profundas não deve acontecer enquanto não tivermos a certeza de que não prejudica ecossistemas essenciais nos nossos mares e oceanos.

“Falar na sede das Nações Unidas foi um ponto alto pessoal, um momento de grande orgulho", recorda Stuart com satisfação. "Antes de me juntar à Volvo Cars, passei 16 anos como diplomata e nunca tinha tido esta oportunidade. Foi incrível ouvir a reação dos delegados quando anunciei o nosso apoio a uma moratória à exploração mineira em águas profundas. Senti um apreço genuíno na sala pela nossa empresa, com alguns participantes a dizerem-me que o seu próximo automóvel seria um Volvo!”

Líder na defesa do clima

Um painel de debate organizado pelo Climate Group centrou-se no potencial do aço com emissões líquidas zero, com Anders a partilhar as nossas experiências a trabalhar com o produtor de aço sueco SSAB para explorar o fabrico de aço de alta qualidade com emissões líquidas zero para o setor automóvel. Também foi fantástico ver um par de chapas texturadas da Volvo, fabricadas em aço sem recurso a combustíveis fósseis produzido pela SSAB, numa exposição sobre ação climática da IKEA que decorreu ao longo da semana.

Não somos os únicos a afirmar que somos pioneiros na defesa climática empresarial. A InfluenceMap, uma ONG que monitoriza estes aspetos, também nos destacou como "futuros líderes" neste domínio. Stuart participou num evento da InfluenceMap para explicar a nossa decisão de abandonar a organização industrial europeia ACEA pela sua postura sobre a eliminação gradual de motores de combustão e como o nosso percurso para a eletrificação até 2030 mostra que é possível adotar uma abordagem mais ambiciosa.

Nesta ótica, Stuart também participou num painel de debate no lançamento da campanha Fossil to Clean, organizado pela We Mean Business Coalition. A Volvo Cars é um fervoroso apoiante da coligação e da sua nova campanha, que apela aos governos para descontinuarem os combustíveis fósseis e às empresas para seguirem o mesmo caminho. É encorajador ver o CEO da Coalition a mencionar que a nossa ação climática inspirou a campanha!

Além destes eventos dedicados, Stuart e Anders também participaram em vários debates bilaterais com altos representantes de outras empresas e organizações. Alguns dos encontros que podemos destacar incluem a conferência "Action Speaks" nos escritórios da IKEA em Nova Iorque e a reunião Community of Chief Sustainability Officers organizada pelo Fórum Económico Mundial. Estes e outros encontros permitiram a Anders reunir-se com os seus homólogos de outras empresas e comparar ideias sobre ações e políticas climáticas eficazes.

"Estavam presentes em Nova Iorque mais umas 15 empresas suecas, representadas sobretudo pelos seus responsáveis pela sustentabilidade", afirma Anders. "Enfrentam muitos dos mesmos desafios que nós enfrentamos, pelo que foi muito bom falar com um grupo de pessoas empenhadas e competentes para partilhar e aprender com elas. Globalmente, acredito que a Semana do Clima de Nova Iorque nos oferece grandes oportunidades de aprendizagem, desenvolvimento, ativismo e criação de redes."

"A Semana do Clima de Nova Iorque é uma excelente oportunidade de criar uma ampla rede de contactos muito úteis", acrescenta Stuart. "É também um lugar onde acontecem encontros casuais. Eu conheci a Duquesa de York! Mas sobretudo, penso que foi importante estarmos presentes e termos uma voz. Ajudou a impulsionar a nossa reputação e credibilidade enquanto empresa verdadeiramente orientada por objetivos junto de parceiros chave de grande influência e, mais importante, disponível para aprender com os outros."

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Volvo.