4.5

Yes Energy - Faturação indevida

GERMANO RODRIGUES apresentou a reclamação
20 de setembro 2021
Boa tarde
No dia 3 Maio a E-Redes veio instalar um "contador inteligente"
Na fatura 25681 do meu fornecedor de energia, Yes Energy (YE) - Enforcesco, SA, do dia 15/6/2021 veio debitado o valor de 79.99€+IVA relativo a "Aquisição dos equipamentos de medição inteligente".
Informei a minha gestora de cliente da YE, Srª.Ana Margarida Barbosa, que o débito era inaceitável porque eu nunca encomendei nenhum equipamento de medição inteligente, nunca entrei em contacto com a e redes a encomendar nada, nem recebi orçamentos nem propostas. Considero abusivo que a YE me tenha faturado o contador sem primeiro ter tratado o assunto com a e redes, porque isso é um assunto entre as duas empresas. Como o consumidor está "à mão" cobra se e depois logo se vê. O meu contrato com a YE é relativo a fornecimento de energia e não estão autorizados a cobrar o que quer que seja fora deste âmbito que não seja solicitado e autorizado por mim.
Entretanto a YE informou que "Relativamente à Fatura 25681, enquanto não existir resposta do E-REDES não procederemos ao Débito", o que de facto aconteceu.
Sei que a YE tem insistido com a eredes para resolver o assunto, sem sucesso. Passados 3 meses ainda não tenho resposta sobre este assunto "caricato", que gostaria de ver resolvido para não cair no esquecimento e a qualquer altura ter que pagar o contador.
Recentemente li na imprensa um relatório da ERSE sobre o estado da situação da mudança de contadores inteligentes em Portugal que acabava com a seguinte frase "Essa troca não tem custos para o consumidor". Não faço ideio do que passou pela cabeça destes "senhores".
Data de ocorrência: 15 de junho 2021
5 de outubro 2021
Não há alteração em relação há situação que motivou a reclamação
19 de outubro 2021
A Yes a eredes e a ERSE fazem uma fazem um bom trio, um fatura, o outro debita e o outro assiste. Benvindos ao mundo da regulação e regulados em portugal.
GERMANO RODRIGUES avaliou a marca
16 de novembro 2021

A E-redes teve um procedimento ilegal, mentiu, demorou a resolver e só resolveu sobre pressão