Zaask
Zaask Marca Recomendada Marca do Mês

Como antecipar e contornar a falta de resposta por parte de clientes

Na Zaask, preocupamo-nos com o sucesso e rentabilidade dos e das profissionais que prestam serviços através da nossa plataforma. Por isso, uma das nossas preocupações centrais passa por transmitir a potenciais clientes o quão essencial é não deixar pedidos por responder.

Quer tenham desistido ou optado por outro/a profissional, reforçamos a importância da resposta e deixamos explícito que a Zaask funciona tendo por base um modelo de custo por oportunidade que implica a utilização de créditos pagos para que profissionais registados/as possam concorrer a serviços.

Ainda assim, por vezes os pedidos poderão ficar sem resposta. Reconhecemos a frustração que tal pode implicar e, para evitar quebras de rentabilidade, temos em curso um conjunto de procedimentos e salvaguardas.

1. Intervenção da Zaask para reduzir o risco em situação de não resposta

1.1. Informação explícita acerca do custo de aquisição das oportunidades de negócio

Como referido, deixamos bem claro que cada contacto por parte de profissionais tem um custo associado. Desta forma, o sentido de consequência é maior e os e as potenciais clientes estarão cientes da importância do feedback, mesmo que possam optar por outro/a prestador/a.

1.2. Comunicações automáticas para promover a resposta

Sendo esta uma informação fulcral, reforçá-la torna-se essencial. Através de várias vias automatizadas, promovemos o seguimento atento dos pedidos por parte dos/das clientes.

2. Soluções práticas para lidar com a falta de resposta

2.1. Garantia de devolução de créditos para propostas não vistas

Embora não seja sustentável devolver os créditos sempre que ocorra a não adjudicação de uma proposta, o nosso sistema permite uma devolução justa, com base no reembolso de crédito automático ou manual em situações específicas. Para saber mais, pode consultar a nossa política de devolução de créditos completa.

2.2. Valor justo em créditos estipulado pela Zaask

A Zaask garante igualmente que o custo por oportunidade de negócio já tem em consideração este risco. Nem todas as oportunidades de negócio custam o mesmo em créditos, sendo considerados fatores como:

• Preço médio cobrado por profissionais para um serviço específico;
  • A taxa de conversão obtida nessa categoria (em função da concorrência).

2.3. Gestão de sucesso rumo à rentabilidade

Caso, como profissional, considere que a sua rentabilidade está a ser impactada pela falta de resposta, a nossa equipa de gestão de sucesso está sempre disponível para garantir um acompanhamento personalizado. Tal inclui, por exemplo, contacto telefónico.

3. Dicas para aumentar a probabilidade de conseguir resposta

É também muito importante deixar a ressalva de que, como profissional, há vários passos que pode tomar para aumentar a probabilidade de resposta e o seu sucesso

3.1. Responda com rapidez

Os e as clientes estarão ativamente à procura de soluções para um problema. Ser uma das primeiras pessoas a apresentar uma proposta fará toda a diferença. Caso o contacto telefónico esteja disponível, opte por este meio de contacto mas tenha sempre atenção ao horário indicado para as chamadas.

3.2. Comunique com eficácia

Envie uma mensagem cativante, deixe os seus contactos de forma a facilitar a resposta e, se possível, partilhe uma estimativa clara de orçamento.

3.3. Construa o seu perfil

Um perfil completo, com avaliações disponíveis e com todos os dados validados, irá transmitir confiança a quem pretende contratá-lo/a. Uma boa foto e um portfólio completo poderão fazer toda a diferença.

3.4. Dê seguimento aos pedidos

Não se fique pelo primeiro contacto escrito na plataforma. Opte pela proatividade, peça a atualização do estado do pedido e faça follows up. Poderá gerir este processo através da sua área profissional.

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Zaask.