Airbagszentrum - Sociedade Unipessoal Lda
  • geral@airbagszentrum.com

Zentrum Group - Módulo abs danificado

Michael Figueiredo apresentou a reclamação
6 de abril 2023
Em Setembro 2022, contactei a Zentrum para saber orçamento de reparação de módulo ABS. Disseram que dependendo do arranjo ficaria entre 300 a 500€ com 2 anos de garantia. Não disseram mais nada sobre a substituição obrigatória de outras peças!
Enviei o módulo ABS para diagnóstico (9 Novembro 2022). Fui contactado a dizer que tinha arranjo e custaria 500€ (certinhos) sem IVA! Quando questionei sobre o diagnóstico não obtive resposta. Com poucas alternativas, aceitei, paguei e recebi a peça de volta (17 Novembro 2022).
Com a peça vinha um "relatório" em anexo (página 1):
1) O relatório tem 18 linhas de avisos e formas que eu perderia a garantia caso não fizesse TUDO o recomendado por eles. Os avisos obrigam à compra de uma bateria nova e uma bomba central dos travões. Nada disto foi dito no 1º contacto e orçamento!! E avisam que se não seguir os passos e substituir o que foi mencionado, perco a garantia. Isto parece cozinhado por forma a perder a garantia porque o problema do meu ABS nada tem haver com bateria ou a bomba central dos travões. Também menciona obrigatório uso de um estabilizador de tensão.
2) quanto ao relatório propriamente dito apenas tem 1 linha "As avarias reportadas foram superadas com sucesso. Reconstrução hidráulica.". Mais nada.
Recapitulando: 1 linha de relatório e 18 linhas de avisos.
A peça foi montada no carro seguindo as recomendações da Honda e livros técnicos internacionalmente conhecidos (Haynes) - ver anexo. Ao experimentar o carro notei que não tinha ABS a funcionar e o carro acusa um erro no painel e depois de lido o erro no computador diz que é no sensor de pressão do ABS (sensor que está dentro da peça intervencionada). Quando isto acontece o carro não tem ABS e controlo de estabilidade - fundamental para travagens bruscas e em pisos escorregadios e condução segura. Quando a Zentrum foi questionada sobre este novo problema apenas disseram categoricamente (sem perguntas) que não seguimos as instruções deles, mais exactamente a utilização do estabilizador de tensão, logo estragamos a peça e a culpa era só nossa. Como mencionei antes seguimos as instruções da marca. Pedi provas de que não foram eles a estragarem a parte eletrónica da peça, uma vez que APENAS eles intervencionaram a peça. Disseram que têm diagnósticos e relatórios a comprovar isso mas não me facultam os mesmos como prova, ou seja, estão a esconder alguma coisa ou a mentir. Depois de questionados sobre o livro de reclamações disseram para eu levar o carro à oficina deles mas o mesmo não será possivel visto que sou do Seixal e eles têm oficina na zona do Porto e o carro não está em condições de circular de forma segura.
A Zentrum não é autoridade para decidir o que é obrigatório. Nós seguimos as recomendações da marca (ver anexo), e nessas instruções da marca nada diz sobre mudar a bateria ou bomba central de travões ou estabilizador de tensão.

Apresentei uma reclamação no livro de reclamações eletrónico e em 13 Dezembro 2022 a Zentrum respondeu às reclamações dizendo simplesmente "A n/Cliente não poderá aceitar o teor da sua reclamação por a mesma não ser o reflexo da verdade material, pelo que se considera a mesma como impugnada.".
Infelizmente não se dignaram a dizer a sua versão da "verdade material"!!

Apresentei nova reclamação no livro de reclamações eletrónico no dia 15 Janeiro 2023, pedindo a verdade material, à qual responderam a 25 Janeiro 2023 "A n/Cliente não poderá aceitar o teor da sua reclamação por a mesma não ser o reflexo da verdade material, pelo que se considera a mesma como impugnada, para todos os devidos e legais efeito".
Ou seja, a Zentrum tem o esquema montado para tirar a garantia e tirar qualquer culpa e responsabilidade. As respostas são idênticas e não respondem às perguntas.

As provas são irrefutáveis: NÃO é obrigatório a utilização de um estabilizador de tensão para a instalação do módulo ABS. São duas fontes independentes e 100% credíveis que confirmam:
1) Haynes repair manuals: mundialmente conhecido criador de manuais técnicos sobre montagem e desmontagem de peças em veículos. A Zentrum conhece e pode validar a sua credibilidade.
2) Honda Motor Europe: através do site MARIS (pago por mim) obtive instruções de montagem e desmontagem do ABS directamente da Honda Motor Europe.
Nesses documentos NÃO mencionam nada, nem sequer recomendam, a utilização de um estabilizador de tensão para a instalação do módulo ABS.
Para além disso quando o carro foi diagnosticado pela Honda (Feijó), o orçamento não mencionava nada sobre uma bateria nova nem bomba central de travões.

Neste caso, as provas estão dadas mas a Zentrum não aceita a sua responsabilidade e invalida a utilização da garantia.

1) Exigo a devolução dos 500€+IVA pela não reparação da peça e 1812.77€ por um módulo ABS novo (ver anexo última página).

2) Houve omissão de informação quando o orçamento foi dado. Nunca foi dito que seria preciso mudar a bomba central dos travões e a bateria. Apenas soube disto depois da peça reparada e nas minhas mãos assim como o tal "relatório".

3) Esse "relatório" não relata NADA. Apenas diz que perco a garantia se não fizer obrigatoriamente o que lá estiver. Isto está errado tal como comprovado pelas recomendações da Honda. E pela forma como aparece ao cliente dá a entender que a garantia é uma miragem.

Optei pela Zentrum porque davam 2 anos de garantia. Mas esta "garantia" era uma mentira escondida que só se descobre depois da reparação paga.
Pedido: Devolução dos 500€+IVA pela não reparação da peça e 1812.77€ por um módulo ABS novo (ver anexo última página).
Valor: 2427.78€
Data de ocorrência: 9 de novembro 2022
Zentrum Group
30 de março 2023
As palavras escritas pelo Sr. Michael Figueiredo no presente portal não são o reflexo da verdade, importando esclarecer certos aspectos altamente relevantes:
1. O Michael Figueiredo contactou a nossa empresa, com o intuito de a mesma proceder à análise e orçamentação para reparação de um módulo ABS que apresentava problemas técnicos.
2. Na sequência da análise realizada, através de testes em bancada e de despistagem, a nossa empresa detetou problemas ao nível do módulo ABS do veículo, motivo pelo qual o Sr. Michael Figueiredo solicitou à nossa empresa que procedesse à respetiva reparação.
3. Consequentemente, a peça foi reparada e entregue ao Sr. Michael Figueiredo em perfeito estado de funcionamento e operacionalidade.
4. Nesta sequência, foi emitida a respetiva fatura-recibo por este serviço no valor de 500,00€ + IVA.
5. Pouco tempo depois, o Sr. Michael Figueiredo reportou que o seu veículo se encontrava a travar em conformidade, mas que teriam surgido outros problemas, designadamente, um erro no sensor de pressão do ABS com o seguinte código: “101-1: sensor de pressão do ABS.”
6. No entanto, a nossa empresa testou o módulo ABS em causa previamente, através de testes de despistagem e de bancada, verificando que este se encontrava em perfeito estado de funcionamento, sem vícios ou defeitos, aquando da entrega ao Sr. Michael Figueiredo.
7. Neste sentido, não corresponde à verdade que as avarias no módulo ABS alegadas pelo Sr. Michael Figueiredo persistissem e fossem a causa dos problemas atuais do veículo, tendo a reparação sido feita de forma exímia e profissional.
8. Além do mais, e conforme era do conhecimento do Sr. Michael Figueiredo, foi este avisado expressamente para o cumprimento das instruções de instalação.
9. Nesse sentido, a nossa empresa aconselhou ao Sr. Michael Figueiredo que a peça em causa teria de ser instalada com auxílio de um estabilizador de tensão, assim como, a troca da bateria do veículo por uma nova, sob pena de queimar o sensor de pressão eletrónico que a peça possui interiormente.
10. Contudo, o Sr. Michael Figueiredo nada fez, afirmando, inclusive, que a nossa empresa não tinha qualquer autoridade para emitir diretrizes e instruções.
11. Portanto, é totalmente falso que a nossa empresa não tenha procedido à reparação da unidade de ABS de forma exímia e profissional, tendo dado informação detalhada sobre os procedimentos adotados devidamente discriminados e explicação técnica dos problemas em resolução pelo Sr. Michael Figueiredo.
12. Não pode, portanto, a nossa empresa ser responsabilizada por outros vícios decorrentes do veículo que afetem o desempenho do mesmo, dado que a falha reparada pela nossa empresa é de origem hidráulica e não eletrónica como vem agora alegar o Sr. Michael Figueiredo.
13. Com isto, é percetível que a nossa empresa adotou sempre uma postura de cooperação para com o Sr. Michael Figueiredo no sentido de visar a resolução dos problemas apresentados por este.
14. Posto isto, tudo conjugado, resulta que o Sr. Michael Figueiredo nunca esteve disponível para que a nossa empresa o pudesse ajudar em conformidade, contudo não podemos ser responsabilidade por algo para a qual não contribuímos e que inclusivamente advertimos.
15. A atuação do Sr. Michael Figueiredo é, no modesto entendimento da nossa empresa, uma forma de represália e retaliação - infundada - perante a nossa empresa.
16. Tudo isto sem qualquer motivo aparente, uma vez que a nossa empresa sempre se mostrou disponível para colaborar com o Sr. Michael Figueiredo, procurando a solução que melhor satisfizesse os seus interesses, pretendendo prestar com total zelo e diligência a arte do seu ofício.
17. Aliás, a nossa empresa pauta a sua atuação por uma conduta exímia e honesta, não procurando enganar os seus clientes quanto às reparações efetuadas e adotando sempre uma postura de cooperação a fim de uma melhor resolução dos problemas dos seus clientes.
10 de abril 2023
As palavras escritas pelos advogados da Zentrum no presente portal não são totalmente reflexo da verdade, importando esclarecer certos aspectos altamente relevantes para potenciais futuros clientes.
Mais informo que esta queixa ficará publica.

Ponto 4 antecede ponto 3.
Primeiro paguei e só depois repararam a peça!

Ponto 6: o teste que finalmente prova se a peça, qualquer que seja, está funcional ou não, é quando está montado no carro e com o carro a funcionar.
Portanto vocês fizeram os vossos testes e deu tudo certo, mas quando montado no carro, não estava tudo certo! Relembro que só a AIRBAGSZENTRUM desmontou completamente a peça e voltou a montá-la.

Ponto 8 e 9: entreguei, para vossa análise, o manual de instruções da Honda sobre desmontar e montar o módulo ABS. Nesse manual não há qualquer indicação de mudança de bateria ou estabilizador de tensão. O que têm a dizer sobre esta parte ?
Eu tenho a certeza que estamos todos de acordo que o manual de REFERÊNCIA neste assunto é o manual da marca do automóvel.
A AIRBAGSZENTRUM pode propor recomendações mas jamais poderá usá-las contra garantia!
Infelizmente é o que está a fazer. Erradamente.
Quanto à bateria, era praticamente nova, tinha poucos meses.

Ponto 12: foi me dito que a AIRBAGSZENTRUM tinha relatórios a comprovar que a parte eléctrica/electrónica estava em condições. Onde estão esses relatórios? Nem sequer mencionam aqui!

Alguns pontos interessantes desta empresa e a forma como lidam com o público quando as coisas correm mal:
1) apresentei 2 reclamações no livro de reclamações electrónico e nas 2 ocasiões a resposta foi
"A n/Cliente não poderá aceitar o teor da sua reclamação por a mesma não ser o reflexo da verdade material, pelo que se considera a mesma como impugnada, para todos os devidos e legais efeitos."
MAIS NADA.
Apresento uma reclamação pública em 2 sítios diferentes e aí os advogados ganham vida e escrevem 17 pontos !!!

2) Nada foi dito sobre a omissão de informação da parte comercial sobre a garantia obrigar à substituição da bateria, bomba central de travões e à utilização de um estabilizador de tensão. O que tem a dizer sobre isto ?

3) Apresento o manual de montagem do módulo ABS da Honda e continuam a achar que vocês são a referência neste assunto ? Demonstra a arrogância desta empresa.

4) Entretanto, tive de levar o carro à inspecção periódica e fui obrigado a colocar um ABS novo na marca.
Posso vos dar o ABS que vocês "arranjaram" se quiserem.

5) Fica a exigência de devolver 500€+IVA e o preço da peça nova e montagem na Honda 1909.73€ (valor actualizado a 21 Março 2023).
Valor total de indemnização: 2524.73€
8 de maio 2023
Boa noite,

aceitam a reclamação e a indemnização ?
Pela ausência de resposta, tenho razão ou não ?

Obrigado.