Black Friday: adesão cresce, mas um em cada três admite gastar menos

Mais de metade dos portugueses (52%) tenciona comprar nesta Black Friday e 22% dos consumidores admite mesmo recorrer às poupanças. Este ano, há mais pessoas a aderir ao fenómeno, face a 2022, mas a inflação gera maior ponderação com os gastos. Um em cada três assume que vai reduzir custos, conclui o estudo “Black Friday 2023 – Inflação” realizado pelo Portal da Queixa, que nesta época reforça o apelo para compras seguras e conscientes.

Aproveitar os descontos da Black Friday - que acontece a 24 de novembro -, para antecipar as compras de Natal e comprar aquele produto com promoção é a motivação de grande parte dos portugueses para aderir à sexta-feira mais louca do ano.

De acordo com o estudo ‘Black Friday 2023 – Inflação’ - realizado pelo Portal da Queixa para avaliar as expectativas e os comportamentos dos consumidores para esta época de descontos -, 52% dos portugueses tem intenção de comprar na Black Friday se 42.5% dos inquiridos tenciona procurar descontos e promoções, sobretudo a pensar já nos presentes natalícios. E se há 78% a admitir não recorrer às poupanças para comprar durante a Black Friday, já 22% dos consumidores assume fazê-lo.

No entanto, os orçamentos familiares mais apertados é uma realidade confirmada pelos portugueses inquiridos: 65% assume que a incerteza económica atual influencia consideravelmente as suas decisões de compra neste período mais consumista do ano. 35% dos consumidores tenciona gastar menos (do que na Black Friday anterior); 30% estima gastar menos de 100 euros e 51% pondera gastar entre 100 e 500 euros.
 

 Categorias mais procuradas: Tecnologia, Moda e Eletrodomésticos

Nas categorias de produtos mais procuradas pelos consumidores nesta Black Friday surge, em primeiro lugar, a Tecnologia (telemóveis, computadores, televisões, etc.) com 21.2% das intenções de compra; segue-se a categoria Moda (roupa e acessórios), com uma previsão de compra a rondar os 19% e, em terceiro, Eletrodomésticos e Utilidades para o Lar, resposta dada por 18% dos inquiridos. Produtos de Beleza e Cuidado Pessoal foram mencionados por 8.6% dos consumidores. Mais de 6% tenciona gastar em produtos da categoria Livros/Música/Papelaria e outros 6% em Mobiliário e Decoração.
     

Portal da Queixa alerta: pesquisar e comparar antes de comprar

A Black Friday é uma boa oportunidade para comprar produtos com preços aliciantes. No entanto, pode também levar a burlas e más experiências.

Por isso, o Portal da Queixa – que defende a tomada de decisões conscientes e informadas - alerta para a importância de pesquisar e comparar marcas antes de comprar e partilha algumas dicas:

Faça uma lista do que necessita. É importante para definir prioridades e gerir gastos, mesmo em momento de promoções. Há quem aproveite também esta época para fazer algumas compras de Natal. Se é o caso, deve mesmo fazer uma lista. Não se esqueça, no entanto, de que algumas marcas têm vários momentos de promoções ao longo do ano e que nem sempre as que realizam durante a Black Friday são as melhores, por ser uma época em que todas as marcas colocam à venda produtos com desconto.

Pesquise e compare antes de comprar. Utilize o Comparador de Marcas do Portal da Queixa antes de tomar uma decisão de compra. É importante para obter informação de uma forma rápida e ágil e comparar indicadores de reputação de diferentes marcas de uma categoria.

A reputação digital de uma marca deve ser lei durante a Black Friday. Marcas recomendadas e bem reputadas são marcas que transmitem valores de confiança ao consumidor. Leia sempre experiências de outros consumidores antes de comprar e tenha em conta qual o Índice de Satisfação da marca no Portal da Queixa. É um indicador poderoso e muito real da satisfação dos clientes, uma vez que é calculado com base nas avaliações de satisfação deixadas pelos mesmos. Através do Índice de Satisfação, é possível perceber o real desempenho de uma marca e que apoio presta ao consumidor, sempre que necessário.

Não ceda à pressão nem compre sem saber nada sobre a marca. Evite ser burlado durante esta Black Friday. Nestes momentos fortes de promoções, é importante melhorar a sua literacia digital e evitar cair em burlas e fraudes. Por muito atrativo que possa parecer um preço, pesquise mais sobre a marca que o comercializa, e certifique-se de que a loja online onde está a comprar cumpre com todas as regras de segurança: site seguro (com cadeado antes do URL), política de devolução disponível, termos e condições e contacto do fornecedor disponível.
 

© PRODUÇÃO DE CONTEÚDO | Notícia

 


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.