Construir casa: vantagens e desvantagens de pedir um crédito habitação para construção

Com a inflação a que assistimos no mercado imobiliário e a crise financeira, é importante obter o máximo de informação antes de pensar em construir casa. Fica a par das principais vantagens e desvantagens do crédito habitação para construir casa.

O crédito habitação para construir casa é também ele um crédito habitação, no entanto, reúne algumas características diferentes. Tem sido uma solução cada vez mais procurada, uma vez que, com a inflação galopante do mercado imobiliário e da crise do crédito habitação, construir casa pode sair ao mesmo preço. No entanto, e como tudo, apresenta vantagens de desvantagens.

Antes de partires para esta solução, deves saber que este é sempre um crédito disponibilizado em tranches (entre três e seis) depois de aprovado e à medida que a obra vai avançando e o perito aprova os trabalhos realizados. Nesta modalidade, podes ainda pedir carência de capital, com um prazo máximo de 2 a 3 anos, o que significa que, durante este período, pagas apenas os juros.
 

Contratar crédito habitação: vantagens e desvantagens

Entre as principais vantagens de construir casa após pedir um crédito habitação estão:

Realização do Sonho da Casa Própria: A maior vantagem é que podes construir uma casa ao teu gosto, na zona que escolheres. Dependendo da avaliação do valor do terreno e da construção da casa, tem em conta que deves ter sempre 10% do valor.

Possibilidade de Valorização do Imóvel: Se o mercado imobiliário estiver favorável, o teu imóvel pode valorizar ao longo do tempo.

Possibilidade de pagar apenas os juros do empréstimo (carência de capital) e ter uma folga financeira, entre os primeiros 24 e 36 meses; 

IMT (Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis) para construção é menor face à compra de uma casa (nova ou usada). Uma vez que se trata de uma construção, não tens de pagar o IMT da casa, apenas do terreno, o que acarreta menos custos.

No que diz respeito às desvantagens, tem isto em conta:

Encargos Financeiros: Vais pagar sempre mais do que o valor original devido aos juros a longo prazo.  mais do que o valor original devido aos juros ao longo do tempo.

Comprometimento Financeiro a longo prazo: Um empréstimo habitação geralmente é contraído por o maior tempo possível. O prazo máximo em Portugal é de 40 anos.

Risco de Incapacidade de Pagamento: Mudanças na situação financeira podem gerar dificuldade em cumprir com os pagamentos mensais.

Variações nas Taxas de Juros: É um dos problemas que se tem vindo a observar no Crédito Habitação. O aumento excessivo dos juros, num curto espaço de tempo, está a criar uma crise na habitação. Considera pedir um crédito com uma taxa variável fixa e fala com o teu banco sobre as condições das taxas de juro que praticam.  

O processo é mais burocrático e lento (relativamente à compra de uma casa logo construída). Se optares por um terreno com o projeto já aprovado, o processo pode ser ligeiramente mais rápido. Contudo, não será construída ao teu gosto.

10% de capital próprio. Os bancos apenas financiam 90% da construção. No entanto, o mesmo acontece no crédito habitação tradicional;  

Dinheiro libertado por tranches (entre três e seis) à medida que a obra for avançando e mediante visita do perito; As visitas do perito do banco à obra representam um custo extra (que pode superar os 200 euros). Tem em conta que, em alguns casos, a tranche só é libertada se se verificar avanço na obra.

Custos extra com licenças e projetos da casa. É importante teres em conta também que, quanto mais tempo levar a construir, mais juros vais pagar. No contrato de empreitada, acorda um prazo limite de conclusão da obra e define penalizações caso a obra se atrase.
 

Pesquisa a categoria Bancos no Portal da Queixa antes de tomar decisões

Antes de pedir um Crédito Habitação, tem em conta os principais indicadores de satisfação da categoria “Bancos” no Portal da Queixa:

Banco Montepio – Índice de Satisfação de 82.6%

ActivoBank – Índice de Satisfação de 80.9%

Banco Primus – Índice de Satisfação de 76.5%

Santander – Índice de Satisfação de 70.8%

Banco Invest – Índice de Satisfação de 64.9%

Banco Best – Índice de Satisfação de 64.1%

Não só é importante saberes qual é a melhor solução de crédito adaptada às tuas necessidades, como também é muito importante optares por entidades que ofereçam todo o apoio sempre que necessário. Lembra-te que vais contratar um crédito por muitos anos, convém tomar uma decisão segura e consciente.  


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.