Lojas online no Facebook e Instagram: são seguras?

Com cada vez mais pessoas a fazer compras através de redes sociais, convém saber em quem pode confiar. Saiba como detetar sinais de fraude e como deve agir para comprar em segurança, com a ajuda do Portal da Queixa by Consumers Trust.

A facilidade com que se cria uma loja online no Facebook ou no Instagram leva os mais mal-intencionados a encontrar aqui uma forma fácil e rápida de burlar consumidores. Qualquer pessoa pode criar uma loja online, mas nem todas são seguras. Com o boom do e-commerce, o Marketplace do Facebook e do Instagram ganhou especial relevância, sendo muito fácil cair em burlas e esquemas fraudulentos.

Nesta linha, é importante ter atenção ao que se compra nestas plataformas. Será que comprar no Facebook e no Instagram é seguro? A pesquisa é fundamental para antecipar situações e prever riscos. Antes de comprar numa loja online no Facebook ou Instagram, saiba reconhecer situações potencialmente duvidosas, de forma a fazer compras mais seguras online.
 

Comprar no Facebook e no Instagram: o que saber?

Sendo estas plataformas de fácil acesso a qualquer marca, todo o cuidado é pouco. Existem lojas reais, que comercializam vendem realmente produtos através do Facebook e do Instagram. Mas há quem veja neste meio de venda online, a oportunidade de burlar e enganar consumidores. Antes de comprar o que quer que seja, responda a estas questões:
 

A loja tem endereço físico ou contacto?

Além do site próprio, dê sempre preferência a lojas que também tenham um local físico, número de contacto. Se é fácil abrir uma loja online nestas plataformas, é ainda mais fácil encerrá-la. No Portal da Queixa, chegam todos os dias reclamações de compras efetuadas em lojas que deixaram de existir num curto espaço de tempo. Em caso de dúvida, ligue primeiro para o contacto disponibilizado ou contacte a loja por email, para perceber se a mesma é real e se o seu serviço de atenção ao cliente é satisfatório.
 

Fornece a opção de pagamento seguro?

Sempre que possível, opte por formas de pagamento seguras. Cartão Digital, multibanco ou pagamento à cobrança são sempre métodos mais seguros, ainda que este último seja cada vez menos disponibilizado nos métodos de pagamento disponíveis. Certifique-se sempre que recebe um comprovativo da encomenda, com a descrição do produto, valor, endereço da marca/vendedor e qual o prazo de entrega.
 

Disponibiliza a política de devolução?

Qualquer loja online tem o dever de disponibilizar a sua política de devolução, uma vez que, enquanto consumidor, tem sempre Direito ao Arrependimento. Caso a loja não disponibilize Termos e Condições, não efetue a compra antes de ter acesso a essa informação. De referir que um documento enviado não vale, a informação tem mesmo de estar visível para ser consultada por todos os clientes.
 

As reviews e os seguidores da loja são reais?

Muitas lojas online disponibilizam reviews e têm muitos seguidores no seu perfil, algo que nem sempre é fácil de detetar se é verdadeiro ou falso. No caso das reviews, é importante que o autor tenha uma fotografia real e se identifique. Quanto aos seguidores, muitas lojas compram seguidores nas redes sociais para ter mais impacto. Se a marca é pequena, mas tem um volume de seguidores equiparado a uma grande marca, é de desconfiar. Dê preferência a marcas que tenham seguidores à escala real da sua dimensão.
 

Atenção a isto!

Em compras online, seja no Facebook, Instagram ou outro Marketplace, todo o cuidado é pouco. Antes de comprar, pesquise mais informação sobre a loja online, leia avaliações de outros consumidores e reúna o máximo de informação. Tenha estes pontos em conta:

– Pesquise e compare antes de comprar. Pesquise o mais possível sobre a marca. No Portal da Queixa, encontra informação útil e real sobre marcas, desde logo pelas Avaliações de Satisfação deixadas pelos consumidores.

– Dê preferência ao Instagram Shop. O Instagram Shop é direcionado a contas comerciais e permite colocar o preço e link direto à loja na própria publicação. O processo de validação do Instagram Shop de uma marca está sujeito a vários critérios rigorosos, entre eles a vinculação a um site credível e seguro, algo que traz alguma segurança ao consumidor.

– Produtos muito baratos é de desconfiar! Podem nunca chegar, podem não corresponder à realidade, podem ser falsos ou contrafação. Tenha isto em conta.

– Muita pressão por parte do vendedor? Não compre! Se existir pressão por parte do vendedor para que realize a compra pode significar burla. Nenhuma loja online credível e segura pressiona os seus clientes a comprar algo. Como nas lojas físicas, só compra se assim o entender.

Caso tenha sido vítima de burla, reclame e denuncie a situação em plataformas como o Portal da Queixa. A sua partilha irá ajudar outros consumidores a tomarem decisões de compra mais seguras e conscientes.

 

Publicado: NOVO Semanário


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.