Andante: utentes impedidos de usar viagens já pagas, por causa do novo cartão azul

A imagem do cartão andante do Porto foi alterada, e foi atribuido um prazo para troca do Cartão Andante Azul. Contudo, os utilizadores não sabiam das novas regras deste novo cartão e ficaram sem o saldo de viagens já carregadas nos seus cartões antigos.

A Metro do Porto e o Andante têm recebido inúmeras reclamações no Portal da Queixa, por parte dos utentes dos transportes públicos da cidade do Porto, relativamente à troca dos novos cartões azuis.

As reclamações têm sido relatados por dois motivos identificados:

• caducidade do cartão antigo, sem possibilidade de recuperar para novo cartão;
  • validade de apenas um ano para os novos cartões.

Caducidade do cartão antigo

O utilizador António Pereira questiona na sua reclamação a "legalidade" quanto à não restituição do valor ou das viagens por caducidade do antigo cartão andante:

A questão deve se ao facto de ter tido necessidade de carregar o andante com algumas viagens, desconhecendo que o mesmo iria caducar, até porque além de não ser um cliente assíduo, durante o carregamento nenhuma informação ou impossibilidade deu. Depois na altura em que fui verificar o nº que tinha disponível visto necessitar de usar essas viagens, a informação foi "fora de prazo". Desloquei me à loja do andante para tentar recuperar as viagens para um novo andante que adquiri numa máquina (self-service), à qual fui informado que não conseguiu recuperar viagens nenhumas, nem ser reembolsado.

Diz ser "estranho e inadmissível tal situação aconteça e que o utente seja prejudicado", não tendo obtido qualquer resposta até ao momento relativo ao seu problema. Já o utilizador António Gonçalves reclamou do seguinte:

Entendo que houve uma campanha de divulgação sobre a troca dos cartões, mas que apenas anunciava a troca grátis, não se fazendo referência suficiente à desativação dos cartões antigos e eventual perda das viagens.

A resposta da entidade Andante, não fez menção à desativação dos cartões, mas afirmou o seguinte:

Todas as informações relativas à campanha de troca foram anunciadas ainda antes de se iniciar o período de troca, e ao longo dos 6 meses, através de brochuras distribuídas ao público, cartazes , redes sociais, meios de comunicação social, páginas oficiais da Linhandante e dos Operadores de Transporte, nos mupis da Câmara Municipal do Porto, … Em particular salientamos que foram afixados cartazes em todas as estações da MP e CP, bem como em todos os veículos do Metro, STCP e CP. Aliás, à medida que se aproximava a data limite para a troca dos cartões em papel, foi intensificada a divulgação de informação, nomeadamente através do cartaz que anexamos, de modo a que todos os Clientes que ainda não tivessem trocado os seus cartões, o fizessem antes de terminar o prazo.

Validade de um ano

A utilizadora Andreia Bispo levanta a questão de validade de um ano, na sua reclamação:

O novo andante tem validade de 1 ano, no entanto, quando olho para ele, essa informação não vem escrita em lado nenhum.(...)
Esta é uma boa forma, para daqui a um ano, sacar mais 0,60€ aos clientes por cada cartão.
Já para não falar que a validade, como qualquer outro artigo com data de expiração, deveria estar visível para todos. (...)

A validade é referida no site da linha Andante e afirma ainda que terminado o prazo de validade, os cartões já não podem ser carregados, embora seja permitida a utilização dos títulos de transporte em saldo nos 12 meses seguintes.

Comentários(0)

Mais soluções.