Lisboa, Porto e Sintra são as autarquias com mais reclamações

Sabe qual o número de reclamações dirigidas às câmaras municipais do país durante o período do mandato atual (2013 - 2017)? Descubra no Portal da Queixa.

Lisboa, Porto e Sintra são as autarquias com mais reclamações

Com as eleições autárquicas à porta, o Portal da Queixa fez uma análise ao número de reclamações recebidas dirigidas às Câmaras Municipais do País. Entre janeiro e setembro de 2017, a plataforma recebeu um total de 758 reclamações, o que revela um aumento de 110% das queixas face ao período homólogo.

 

Número de reclamações mandatos atuais

A maior rede social de consumidores desenvolveu um rigoroso estudo analítico - em parceria com a Social Data Lab – sobre as reclamações registadas, entre setembro de 2013 e setembro de 2017, dirigidas às autarquias, elegendo como variável: o número de reclamações per capita (número de reclamações por 100.000 habitantes).

O estudo permitiu concluir que, as reclamações no Portal da Queixa não se distribuem de forma uniforme pelo território português: Lisboa (204), Porto (129) e Sintra (126) são os três concelhos que lideram o Ranking ‘TOP 20’ das autarquias com mais reclamações. Neste ‘TOP 20’, e no fundo da tabela, estão os municípios onde os cidadãos menos reclamam: Braga (27), Odivelas e Setúbal (ambos com 24) e Sesimbra e Portimão (ambos com 22).

 

Total de reclamações por município do período considerado (set 2013 a set 2017):

Município N.º de reclamações
Câmara Municipal de Lisboa 204
Câmara Municipal de Porto 129
Câmara Municipal de Sintra 126
Câmara Municipal do Seixal 105
Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia 99
Câmara Municipal de Matosinhos 69
Câmara Municipal da Amadora 59
Câmara Municipal de Oeiras 55
Câmara Municipal de Almada 54
Câmara Municipal do Barreiro 52
Câmara Municipal de Cascais 42
Câmara Municipal de Coimbra 40
Câmara Municipal de Valongo 34
Câmara Municipal da Maia 34
Câmara Municipal de Loures 28
Câmara Municipal de Braga 27
Câmara Municipal de Odivelas 24
Câmara Municipal de Setúbal 24
Câmara Municipal de Sesimbra 22
Câmara Municipal de Portimão 22

 

O estudo permitiu verificar que:

• as reclamações efetuadas, entre 2013 e 2017, no Portal da Queixa aumentam em função do grau de urbanização e do poder de compra do concelho, tal como em função do nível de instrução dos seus habitantes. Ou seja, aumentam em função do grau de desenvolvimento das populações;

• as reclamações diminuem nos concelhos onde a % percentagem de população sem o ensino secundário é maior. Ou seja, diminuem nos concelhos onde há menos instrução.

• as reclamações aumentam nos concelhos onde há mais população residente: mais natalidade (mais frequente nas zonas mais urbanas); o poder de compra é maior; a densidade populacional é maior (zonas mais urbanizadas); a população empregada no sector terciário é maior.

(*Agregação dos concelhos por NUT III)

• a média obtida para a totalidade das NUT em causa é de 16 reclamações por 100.000 habitantes;

• apenas as grandes regiões metropolitanas, Lisboa e Porto, excedem esse valor médio;

• o Alentejo central, Coimbra e o Algarve surgem em segundo plano, sendo as únicas NUT com valores superiores a 10 reclamações por 100.000 habitantes

 

Este resultado conduz à ideia de existir uma correlação positiva entre o grau de urbanização e a variável em estudo, sendo as zonas mais urbanizadas do País aquelas que apresentam uma incidência de reclamações per capita superior.

O estudo científico elaborado pela Social Data Lab - ao cruzar as reclamações com a caracterização sócio-demográfica dos próprios concelhos analisados - evidenciou ainda que, a reclamação no Portal da Queixa realça, de forma muito clara, uma atitude moderna, de maturidade civilizacional e de consciência cívica, atestando o impacto social da plataforma no seio da sociedade portuguesa.

 

Comunicação feita por: Estudo realizado por:


 


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.