Mais de 140 burlas no aluguer de casas de férias

Em 2015 o número de queixas recebidas pela GNR ultrapassou os 140. A maior parte dos crimes de burla com o aluguer de casas de férias acontece no Algarve.

Mais de 140 burlas no aluguer de casas de férias

Nos primeiros 6 meses do ano, são já 20 as situações de burla no aluguer de casas de férias denunciadas à Guarda Nacional Republicana.

Já, em 2015, a GNR registou 143 crimes de burlas com o aluguer de casas de férias. 52 dos crimes ocorreram no distrito de Faro.
A GNR destaca como concelhos algarvios onde ocorreram os crimes, Albufeira com 25 queixas, Loulé com 14 queixas e Portimão com 5 queixas.
Os restantes crimes ocorreram nos distritos de Braga, Aveiro, Porto e Leiria.

O maior número de situações registadas foram no início e no período de férias: junho com 13 situações, julho com 35, e agosto com o maior número de queixas apresentadas (51).

No Portal da Queixa também estão registadas dezenas de reclamações de cidadãos que se sentem enganos no aluguer de casas e apartamentos para férias.

Nani Ribeiro foi uma das alegadas vítimas no aluguer de uma moradia para férias, este ano. Partilhou a sua experiência no Portal da Queixa, alertando que “o anúncio continua a aparecer todos os dias com números sempre diferente de registo.” Esta consumidora ao consultar vários anúncios no OLX decidiu ligar para um número de telefone que estava disponível para pedir mais informações sobre uma moradia em Albufeira, em Olhos de Água. Combinou com o alegado proprietário fazer a transferência de um sinal. Ao ir banco “disseram logo que a entidade que o tal nos tinha dado era burla.” Nani Ribeiro conta que já apresentou uma queixa da situação à PSP.

Já um cidadão de Espanha também conta a sua experiência na tentativa de alugar um apartamento em Portimão, no Algarve. Na reclamação efetuada no Portal da Queixa, o turista conta que fez uma transferência para um anunciante do Custo Justo. Apenas conseguiu falar com o anunciante, tendo efectuado uma transferência do “sinal” no valor de 350 Euros. Nunca mais conseguiu resposta, tendo apresentado feito uma denúncia do caso em Espanha.

Algumas reclamações presentes no Portal da Queixa referentes ao aluguer de casas para férias


COMO FUNCIONA A BURLA
A GNR explica que os suspeitos publicam na Internet "anúncios de arrendamento de imóveis a preços apelativos".
Quando as vítimas encontram o imóvel pretendido e ligam para o contacto telefónico disponibilizada, recebem instruções para que seja transferir um "sinal" para uma conta bancária, garantindo dessa forma a reserva.
A vítima ao aperceber-se mais tarde da alegada burla, tenta efectuar um contacto para o número de telefone do alegado proprietário. Contudo, após várias tentativas verifica que o número deixou de estar ativo, ou do outro lado ninguém atende.
Por fezes apenas quando vai para recolher a chave da habitação ou quando chega à morada indicada, “verifica que esta não existe", explica a GNR.

A GNR ACONSELHA QUEM PROCURA APARTAMENTOS E CASAS PARA FÉRIAS:

  1. Desconfiar sempre de anúncios a preços abaixo do valor praticado no mercado
  2. Fazer uma pesquisa para verificar que a casa a alugar não está referenciada em burlas anteriores
  3. Assinar o contrato de aluguer da casa de "forma presencial". Ter visto primeiro o local da residência para verificar que é verdadeira a informação prestada
  4. No momento de fazer a transferência do dinheiro, verificar se o nome do anunciante corresponde ao titular da conta


O QUE DEVE FAZER CASO TENHA SIDO VÍTIMA DE BURLA
A GNR e PSP recomendam que deve guardar todos os registos de contactos realizados, como mensagens de telemóvel (sms), e-mails trocados, telefonemas e transferências realizadas.
As autoridades de segurança recomendam que as vítimas devem sempre denunciar a burla às autoridades.

Fonte: TVI24
Negócios


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.