A importância de incluir o Portal da Queixa na estratégia de conversão do seu negócio

Por: Portal da Queixa
Tempo de leitura: 4 min

Na base do sucesso de qualquer negócio, está sempre um bom planeamento estratégico. Sem uma visão estratégica bem definida, dificilmente será possível alcançar as metas propostas ou fazer prosperar o seu negócio. Neste sentido, um planeamento organizado e bem estruturado atua sempre como um fio condutor da marca para alcançar os seus objetivos.

O que pretendo alcançar? Onde quero posicionar a minha marca? Como desejo que os meus clientes vejam a minha marca? Como posso diferenciar-me da concorrência? São algumas perguntas que deve fazer antes de determinar o caminho a seguir rumo ao sucesso. Sabendo que, atualmente, a perceção do cliente tem muito impacto na reputação e consolidação de uma marca no mercado, perceba como é que o Portal da Queixa pode ter um papel fundamental na conversão e fidelização dos seus clientes.

Em que consiste um planeamento estratégico?

Definir uma estratégia focada e orientada a resultados é um processo contínuo e sistemático que orienta um negócio sobre os resultados a alcançar num curto, médio e longo prazo. Este é um trabalho que inclui uma análise interna e externa de tudo o que pode impactar no sucesso do negócio, e como devem ser as estratégias para conseguir os melhores resultados.

Nesta linha, um bom planeamento estratégico permite:

1. Alinhamento dos valores da empresa e foco nos objetivos a alcançar. Ao definir metas específicas e mensuráveis, é mais fácil orientar equipas para alcançar objetivos comuns.
  2. Adaptação à mudança. É importante manter-se atualizado sobre tendências, novas tecnologias que potenciem o seu negócio, como motivar equipas, o que prioriza o cliente acima de tudo, entre outros aspetos.
  3. Otimização de recursos. Essencial para entender a necessidade de contratação de equipas, recursos, capacidade logística e finanças.
  4. Base de decisões. Decisões baseadas em informação, estudo de mercado e objetivos estratégicos têm maior probabilidade de sucesso.

A importância de incluir o Portal da Queixa no seu negócio

O Portal da Queixa faz parte da jornada de compra do consumidor. Sabendo que 98% acede ao Portal da Queixa em busca de mais informação antes de realizar a compra, a forma como posiciona a sua marca na plataforma é muito importante.

Neste sentido, incluir o Portal da Queixa numa estratégia de negócio permite estabelecer relações mais éticas e transparentes com os seus clientes. Isto porque o consumidor valoriza a reputação de uma marca e tem em conta a experiência de outros consumidores. Não é por acaso que procura ler avaliações de satisfação e tem sempre em conta o Índice de Satisfação antes de tomar uma decisão.

Ao manter bons indicadores de reputação na plataforma, está a gerar confiança nos seus potenciais clientes para avançar com a compra.

Reputação Digital: a base do sucesso de qualquer marca

A importância de uma marca se posicionar positivamente em diferentes canais online é real, uma vez que os consumidores estão atentos e pesquisam, sobretudo, informação e experiências de outros consumidores que assegurem boas tomadas de decisão.

Em boas estratégias de negócio, a satisfação do cliente deve vir em primeiro lugar. Neste sentido, é fundamental acompanhá-lo em toda a jornada de compra, mas também prestar todo o apoio necessário no momento de uma reclamação é fundamental para a sua fidelização.  As reclamações devem ser sempre vistas como uma janela de oportunidade para melhorar e para consolidar a reputação digital do seu negócio.

É importante relembrar também que, as Avaliações de Satisfação que impactam diretamente no Índice de Satisfação e fazem da sua marca, uma Marca Recomendada. Uma distinção única em Portugal, uma vez que que depende única e exclusivamente da avaliação dos consumidores. Assim, quanto mais importância e destaque der às mesmas, mais visibilidade ganhará na plataforma.

Inclua um posicionamento de destaque no Portal da Queixa, como um dos pilares de uma estratégia de negócio bem-sucedida, uma vez que esta é uma montra de visibilidade e de confiança muito importante para a conversão e fidelização de novos clientes.

Portal da Queixa
Portal da Queixa

Somos o marketplace de reputação em Portugal. Faz a tua reclamação e descobre o ranking das marcas com base no seu Índice de Satisfação.

Mais soluções.