Reputação Digital: porque é que é tão importante?

Por: Portal da Queixa
Reputação Digital Portal da Queixa
Tempo de leitura: 5 min

Muito se tem falado de reputação digital, no entanto, será que todas as marcas e negócios digitais entendem a real importância que esta pode ter no sucesso de um negócio? 

A importância de uma marca se posicionar em diferentes canais online é real e comprovada. Porque os consumidores estão atentos e pesquisam informação fora dos canais próprios da marca e também porque a internet é um espaço aberto, dinâmico e de partilha de opiniões. Opiniões essas que ficam registadas para sempre e influenciam os consumidores. 

Nesta linha, importa clarificar o impacto que a reputação digital tem nos negócios online e porque deve ser parte da sua estratégia de sucesso. 

O que é a Reputação Digital? 

A Reputação Digital traduz-se na perceção e interpretação que os consumidores têm de uma empresa, marca, produto ou serviço. Baseia-se, sobretudo, em experiências relatadas pelos mesmos em diferentes canais de comunicação online. 

Podem ser recomendações, opiniões ou reclamações dos consumidores face a uma determinada marca e, normalmente, são expressas em plataformas como o Portal da Queixa, redes sociais ou mesmo através de conteúdo de blog. Estes meios servem também como um barómetro de credibilidade, sobretudo no que toca a influenciar o consumidor, que confia mais facilmente numa opinião real, do que em qualquer ação de marketing ou comunicação vinda por parte da marca. 

Avaliações de Satisfação positivas: fundamentais para o sucesso de qualquer negócio 

As avaliações de satisfação positivas têm um enorme impacto no consumidor. Distinguem-se do chamado Review Marketing - que se traduz basicamente na troca de ideias na esfera digital por consumidores que partilham a sua experiência ou opinião face a um produto, serviço, marca ou negócio online - por se tratar de uma perceção real por parte do consumidor relativamente ao desempenho de uma marca depois de resolvido um processo de reclamação. 

O que é que tem de fazer para conseguir boas avaliações de satisfação? Dar suporte ao consumidor desde o primeiro momento, procurando sempre a solução. Tal irá contribuir, depois de concluído todo o processo, para melhorar a Reputação Digital do seu negócio. Uma vez estabelecida essa relação de confiança com o consumidor, é um passo até que a reputação digital de um negócio esteja consolidada e seja reconhecida. Depois disso, tudo o que vem a seguir é positivo: mais credibilidade, visibilidade, conversão e fidelização por parte dos consumidores. 

Reputação digital: como influência os consumidores 

Os consumidores acedem ao Portal da Queixa em busca de mais informação sobre um determinado produto ou marca. Os números são claros: 98% fá-lo para pesquisar e só apenas 2% para reclamar. Por isso, é de esperar que, perante uma baixa reputação de uma marca, os mesmos não se sintam seguros em efetuar a compra. 

O novo consumidor é ativo e espera a mesma atitude por parte das marcas. Por isso, procura todos os indicadores que lhe transmitam confiança antes de tomar uma decisão. Além disso, está atento a tudo o que se escreve e se diz sobre determinado negócio, focando-se sobretudo em recomendações, opiniões e feedbacks de consumidores. 

A publicidade ou grandes ações de marketing unilaterais deixaram de ser a principal estratégia de conversão. É no apoio, no atendimento e no cuidado em prestar o melhor serviço ao cliente que reside agora o maior trunfo por parte das empresas para potenciar os seus negócios

O impacto de uma Marca Recomendada 

A distinção “Marca Recomendada” resulta inteiramente da avaliação dos consumidores. São eles que, de acordo com o apoio de excelência prestado por uma marca através da plataforma, a recomendam positivamente. Tal impacta diretamente no seu Índice de Satisfação e melhora a sua Reputação Digital. 

As marcas que conseguem esta distinção, priorizam a satisfação do consumidor acima de tudo. Estabeleceram laços de confiança e proximidade, através de uma comunicação fluída na busca da solução. 

Assim, e tendo em conta que, na maioria das vezes, a relação inicia através de uma reclamação, o elogio feito pelo consumidor a uma marca, depois de concluído um processo de reclamação com sucesso, tem um grande impacto noutros consumidores. Porque é real e porque é um poderoso indicador de confiança. E este é o grande impacto de uma Marca Recomendada. 

Marcas que são recomendadas pelos consumidores e que investem na construção de uma boa reputação digital têm tudo para ter sucesso. Não descure a Reputação Digital do seu negócio em nenhum momento! 

Portal da Queixa

Somos o marketplace de reputação em Portugal. Faz a tua reclamação e descobre o ranking das marcas com base no seu Índice de Satisfação.

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.