Chamada para rede móvel nacional
  • Rua 1º de Dezembro Loja 10 B, 2700-669
    Venteira, Amadora
  • geral@4our.pt

4our - Instalação falhada e extorsão

Diana Oliveira Marinheiro
Diana Marinheiro apresentou a reclamação
11 de novembro 2022
No dia 1 deste mês comprei um termoacumulador bosh de 80 L no Jumbo Box do Almada Fórum e requeri a entrega e instalação do mesmo, bem como a desinstalação do antigo. Esses 2 serviços ficaram marcados para a sexta feira passada, dia 4 de Novembro.
Não sei se ambos os serviços foram sub alocados à vossa empresa mas sei que a instalação e desinstalação foi.
Era suposto entregarem me o termo acumulador no período das 8 às 14h, sendo que me deveriam mandar uma msg 30 m antes a avisar. Msg essa que nunca chegou e, verdade seja dita, o termo acumulador chegou, depois de telefonar a saber dele, com 2 h de atraso.
Entretanto a instalação, que cheguei a temer que quisessem fazer antes mesmo do dito cujo chegar, estava programada para o período entre as 14 e as 18.
Às 17h10, não tendo recebido msg nenhuma a avisar que estavam a 30 m de distância... já a ver o filme... telefono a saber a situação e a querer saber como fica se não vierem instalar.
Sou "recebida" com um " não posso responder a "e se's" e os colegas estão dentro da janela de horário". Tecnicamente correcto mas...
Enfim, às 17h46, novo telefonema, novo funcionário, que já não tenta esconder que ninguém vai vir, e me diz que, caso não venham, aquilo que eu "posso" fazer é ir apresentar reclamação à loja!
Tal como lhe disse, isso não resolve o meu problema, eu preciso é que me digam que, caso às 18 ainda não haja ninguém, eu serei contactada para marcarem para amanhã! (E que, sim, a reclamação por escrito está garantida)
Tentando aproveitar a "deixa", o funcionário, às 17h52, pergunta se eu quero cancelar a instalação e re agenda la para outro dia...
Com bastante veneno, confesso, digo lhe que não, que eu vou esperar os 8 m que faltam, que, em caso algum, aceitarei que tentem por a culpa da não instalação em mim, mas que quero ser contactada rapidanente, depois de se constatar a falha deles, para procederem à instalação paga!
Às 19h30 volto a telefonar, desta última vez sou atendida por uma sra (já a 1a, a da entrega, tb tinha sido uma sra, os outros 2 foram srs) que me disse que não havia processo nenhum aberto com o meu problema (?!?) e que ela iria reportar à chefe e que eu seria contactada assim que possível (o que eu sempre quis ouvir desde o início e que, para a entrega, realmente aconteceu) mas que, infelizmente, a instalação já não seria hoje. O que, como lhe disse, eu já não esperava de qqr forma!
Não fui contactada nesse dia, tendo apenas sido contactada para re-agendar segunda dia 7 de Novembro. A nova marcação da instalação ficou então para ontem, 8 de Novembro, no período da manhã, entre as 8 e as 14h.
Quando perguntei, afinal, porque é que a instalação não aconteceu na sexta, estava à espera de uma desculpa nas linhas de "o carro teve um furo, houve um acidente, havia mto trânsito...". No lugar tive a resposta que a indicação que tinham é que tinha ficado tarde e que "a sra (eu) não tinha querido esperar!", ao que respondi, com uma gargalhada, que eu nem sequer tinha sido contatacta, quanto mais inquirida sobre a possibilidade de esperar e que isso era uma total e completa mentira!
Como isto já são vários episódios e começamos a ver o "estilo do autor", ontem eu liguei para o serviço às 10, só saber em que ponto estava o assunto. Ficaram de me por em contacto com o instalador.
Às 12h30, ainda sem ter sido contactada e sem ter recebido a tal msg meia hora antes, volto a ligar. Repetem me que o instalador irá contactar me.
Às 13h30, faltando já só meia hora de prazo e sem msg prévia, o meu dedo "coçava" para fazer a chamada mas, por acaso, da equipa de instalação (mas não o técnico, o sotaque era completamente diferente) telefonam me a pedir desculpa, que estavam atrasados e a perguntar se eu não me importava que ficasse para as 15h30-16. Eu, que marquei de manhã já a prever isto e, assim, ter a oportunidade de ter isto feito ainda nesse dia na mesma, respondi que, se me garantissem que era até às 16, eu não me importava.
Não foi até às 16. Às 16h20 telefonam me pq não encontravam o sítio. Aparentemente entraram mesmo ao lado e não conseguiram perceber que era na porta seguinte.
O técnico, só um, que era suposto desinstalar e levar o termo antigo e instalar o novo, murmura "bucha química". Dá pancadas na parede e eu digo lhe que, sim, é parede mesmo, não é pladur. Pergunta pelo contador elétrico. Estranho mas respondo.
Levo o até ao contador e ele, mais uma vez, murmura "disjuntor trifásico".
Então, sempre sem ter, realmente, feito nada, vira se para mim e diz: " este termoacumulador, tal como o que está instalado, precisa de buchas químicas. Também precisa de um disjuntor trifásico só para ele, que não tem.
E eu: Ok?!?
E ele: a bucha química fica 120 € a mais que o pago. E o disjuntor... (nem fixei, ainda estava em choque com a bucha)
Desculpe??? Isso não pode ser possível.
E, mais uma vez, telefono ao apoio. Entretanto vou ver o preço de buchas químicas que, por acaso, até sei o que é, na net e, a mais cara de todas sai, no máximo, a 15 €... quase 1/10 do "extra" que o técnico me estava a extorquir!
Sim, porque eu chamo isto de extorsão! Deixam a pessoa completamente desesperada a precisar do que já comprou e, no fim, dizem que, para o instalar, têm de dar outro tanto qto o valor do electrodoméstico (e, talvez, já agora, um rim! Ou talvez um pulmão!) e ficam à espera que o desespero da pessoa leve a melhor ao bom senso!
No apoio ao cliente dizem me que vão averiguar a situação e retornam me. O que me adianta nicles porque, mais uma vez, não tenho o termoacumulador instalado! E o técnico, uma vez que eu me recuso a dar lhe uma exorbitância extra por um serviço já pago, agarra na malinha dele e vai se embora. Não sem antes eu lhe perguntar o nome e re perguntado o nome de família qdo ele só me adiantou o pessoal. Sim, porque eu já tinha decidido apresentar queixa e eu quero pinpoint a pessoa contra quem é dirigida, entre outras. O técnico em questão, com sotaque espanhol, disse me que o nome dele é Henri Rodrigues.
Entretanto liguei a um electricista da minha confiança, que me indicou um técnico da confiança dele que, sem mais delongas, tratou da instalação hoje! Técnico esse que se riu dos 120 € das buchas e me disse que essas oferecia me ele. E que, garantidamente, eu tinha o disjuntor necessário, coisa que me confirmou hoje quando procedeu à instalação.
Por isso, quero realmente deixar aqui a queixa contra um trabalho (nem sequer) mal feito e contra uma verdadeira tentativa de extorsão/roubo.
Gostaria de saber que consequências haverá para estes "funcionários exemplares". E, com certeza, não recomendo os vossos serviços.
Data de ocorrência: 11 de novembro 2022