ActivoBank Marca Recomendada
Bancos
1 Santander 84.2
ActivoBank80.6
Banco ActivoBank, S.A.

Faça o download na store disponível no seu smartphone.

• +351 210 030 700
  • Rua Augusta, 84
    1100-053 LISBOA

ActivoBank - Compras desconhecidas

Em tratamento
Eduardo Araujo apresentou a reclamação
17 de abril 2024
No dia 28 de Março foram feitos as seguintes retiradas de minha conta:

FNAC PORTUGAL 1500-392 LISBOA - EUR 475,64 (Débito)
FARGGI-COLOMBO LISBOA - EUR 200,00 (Débito)
FNAC PORTUGAL 1500-392 LISBOA - EUR 475,64 (Crédito)

TOTAL: 1.151,28!!!!!!!

Mesmo ligando ao banco, nada foi possível fazer, apenas cancelaram os cartões e abriram um chamado na Visa (Investigação). Moro em Porto e as compras foram feitas por MBWAY em Lisboa. Passado alguns dias, simplesmente mandaram um documento com alguns dados de onde foram executadas as compras e que não reembolsariam os valores por serem feitos por MBWAY (email: "Tendo em conta que a adesão a este serviço é feita por iniciativa do Cliente e que este tipo de movimentos não são operativamente recuperáveis, as transações reclamadas são de responsabilidade do titular do cartão.") ou seja, o cliente possui essa forma de movimentação (MBWAY) porém, o banco não consegue garantir a segurança da conta, já que não fiz nenhum tipo de aprovação dos valores, seja por SMS, ou mesmo pela aplicação (no relatório apontando não mostra o número do telemóvel que uma das compras foram feitas, apenas cita "As transações reclamadas, foram devidamente efetuadas e concretizadas através do sistema MBWay, com indicação de um nº de telemóvel.")

Além disso, como foi possível vincular esses cartões por MBWAY, sem antes pedir algum tipo de autorização? Deveria ser necessário pedir sempre uma autorização no App logado ou ao número do telemóvel ativo e ser ativo somente se esse código for compartilhado. O mesmo para outros logins! Fiquei totalmente decepcionado com a banco (praticamente 2 anos como cliente) , tive um imenso prejuízo e nada foi resolvido.
Data de ocorrência: 28 de março 2024
17 de abril 2024
Olá, Eduardo Araujo.

Recebemos a sua reclamação número 111176324, no dia 2024-04-17.
A situação que identificou foi reencaminhada, para a área responsável. Estamos a trabalhar para continuar a simplificar o seu dia a dia.

Até já,
Equipa ActivoBank
26 de abril 2024

Na sequência da exposição efetuada informamos que a resposta à questão colocada foi enviada para o seu endereço de email, pelo que damos o processo por concluído.

Para qualquer esclarecimento adicional, solicitamos que contacte a Linha de Atendimento do ActivoBank através dos contactos:

+351 210 030 700
(CHAMADA PARA A REDE FIXA NACIONAL)

Com os nossos melhores cumprimentos,
29 de abril 2024
Recebi um email de no-reply com as mesmas informações que já me tinham sido dadas anteriormente (basicamente repetindo o texto sobre a isenção de responsabilidade do ActivoBank por ser MBWay, mesmo sem as transações terem sido aprovadas pela aplicação ou por SMS). Nada mudou, portanto, não considero esta queixa resolvida.

Pela experiência até agora, me parece que vou ter prejuízo grande por ter escolhido este banco, ao menos gostaria de saber, que tipo de investigação foi realizada? Como é que foi possível fazer estes pagamentos por MBWay? Basta ter os meus dados do cartão? Não há uma etapa de verificação ao adicionar o cartão? Quando foi feito a integração pelo MBWay foi feito alguma camada de segurança? Se sim, qual? Porque falhou?
Eduardo Araujo
Eduardo Araujo está a aguardar resolução da marca