ActivoBank

1100-053 LISBOA

apoioaclientes@activobank.pt

ActivoBank - Débito em duplicado

Marcus Laprano apresentou a reclamação

Hoje, dia 04 de maio, efetuei o pagamento no valor de 13.80 euros referente a alimentação.
Ao olhar a minha movimentação havia sido debitado 13.80 e em meu saldo disponível havia sido retirado, novamente, o mesmo valor.
A mesma situação aconteceu na conta de minha esposa sendo que os valores foram bem elevados.
Fui a uma agência, localizada no centro comercial Vasco da Gama, e me foi dito que o dinheiro era retido afim de efetuar o pagamento ao fornecedor, sendo que o valor para o pagamento ao fornecedor já havia sido debitado e me fora debitado em duplicado o valor.
Em minha conta era para constar 13.80 euros a mais e a justificativa, que me foi dada (ao questionar sobre o problema de minha esposa), é que a operação ocorrerá no final de semana. Tudo bem, final de semana, mas porque debitar em dobro o valor?
O sistema informático está com problema ao exibir o saldo disponível pois está debitando duas vezes valores provisionados.

08 Mai2019
ActivoBank adicionou uma resposta

Olá, Sr. Marcus Laprano,

Informamos que já estamos a analisar a sua questão. Entraremos em contacto em breve.
Para qualquer esclarecimento adicional, estamos disponíveis em apoioaclientes@activobank.pt.

Até já,
Banco ActivoBank

08 Mai2019
Marcus Laprano adicionou uma resposta

Favor analisar os movimentos que são feitos, online, ao final de semana.
Na sexta passada efetuei uma compra pelo ubereats, valor de 13.80 e o mesmo foi debitado em dobro.
Aparentemente há um erro no calculo de saldo, onde esta debitando para um valor provisionado a pagar ao fornecedor e esta retirando do contabilistico (ou outro valor que existe) e ao calcular o valor disponivel esta subtraindo esse valor provisionada + este outro valor que foi adicionado em outro lugar, debitando duas vezes o valor do disponivel.
O valor, em questão, retornou a minha conta na segunda passada mas durante o final de semana o saldo estava 13,80 euros a menos do que deveria devido a esse erro de calculo. Noto que este erro começou a ocorrer em abril, após a mudança da aplicação móvel.
Favor corrigir o calculo, realizar simulações de pagamentos que entram para provisionamento ao final de semana para validar a situação exposta.

ActivoBank adicionou uma resposta

Olá, Sr. Marcus Laprano,

Como já deverá ter tido oportunidade de verificar, a resposta à sua questão foi enviada ontem para o seu endereço de email.
Esperamos ter ido ao encontro das suas expectativas na resolução deste assunto.

Até já,
ActivoBank

24 Mai2019
ActivoBank alterou o estado para Resolvida
Marcus Laprano adicionou uma resposta

Foi enviado, novamente, informação sobre o ocorrido.

A pessoa que me respondeu não conseguiu entender o que eu havia dito. O debito ocorreu, sendo devolvido posteriormente o valor descontado em duplicado. Isso ocorreu tanto em minha conta como na conta de minha esposa. O banco, na sucursal do Centro Comercial Vasco da Gama, não soube explicar o que ocorreu, não entendendo o problema mesmo verificando que o valor que deveria existir no saldo disponivel era superior.

Como havia pedido, solicito que sejam realizados testes onde o debito ocorra em dia não util, simulando compra online para validar se tal situação continua a ocorrer.

O erro ocorreu em uma compra de 13.80, realizada em uma sexta-feira, onde o valor deveria ter sido retirado do meu saldo para provisionamento de pagamento ao fornecedor. O valor foi retirado para pagamento ao fornecedor em duplicado sendo devolvido na segunda-feira posterior o valor de 13.80 a minha conta bancária e sendo efetuado pagamento de 13.80 ao fornecedor. Ou seja, foi retirado duas vezes o valor sendo devolvido uma vez o valor a minha conta em data posterior. O que compromete o saldo disponível.

Em minha conta foram 13.80 e na da minha esposa foi retirado mais de 300 euros pois foi realizado compra online neste valor, sendo alocado ~300 euros para a compra e ~300 euros para um "saldo qualquer" que a atendente do banco não soube justificar.

Preciso que me seja realizado testes para averiguar se o mesmo erro continua a ocorrer.

Marcus Laprano reabriu a reclamação
Marcus Laprano está a aguardar resolução da marca