ActivoBank Marca Recomendada
Bancos
1 Santander 84.1
ActivoBank81
Banco ActivoBank, S.A.

Faça o download na store disponível no seu smartphone.

• +351 210 030 700
  • Rua Augusta, 84
    1100-053 LISBOA

ActivoBank - Débito em duplicado

Marcus Mazzo Laprano
Marcus Laprano apresentou a reclamação
4 de maio 2019

Hoje, dia 04 de maio, efetuei o pagamento no valor de 13.80 euros referente a alimentação.
Ao olhar a minha movimentação havia sido debitado 13.80 e em meu saldo disponível havia sido retirado, novamente, o mesmo valor.
A mesma situação aconteceu na conta de minha esposa sendo que os valores foram bem elevados.
Fui a uma agência, localizada no centro comercial Vasco da Gama, e me foi dito que o dinheiro era retido afim de efetuar o pagamento ao fornecedor, sendo que o valor para o pagamento ao fornecedor já havia sido debitado e me fora debitado em duplicado o valor.
Em minha conta era para constar 13.80 euros a mais e a justificativa, que me foi dada (ao questionar sobre o problema de minha esposa), é que a operação ocorrerá no final de semana. Tudo bem, final de semana, mas porque debitar em dobro o valor?
O sistema informático está com problema ao exibir o saldo disponível pois está debitando duas vezes valores provisionados.

Data de ocorrência: 4 de maio 2019
8 de maio 2019
Olá, Sr. Marcus Laprano,

Até já,
Banco ActivoBank
8 de maio 2019
Favor analisar os movimentos que são feitos, online, ao final de semana.
Na sexta passada efetuei uma compra pelo ubereats, valor de 13.80 e o mesmo foi debitado em dobro.
Aparentemente há um erro no calculo de saldo, onde esta debitando para um valor provisionado a pagar ao fornecedor e esta retirando do contabilistico (ou outro valor que existe) e ao calcular o valor disponivel esta subtraindo esse valor provisionada + este outro valor que foi adicionado em outro lugar, debitando duas vezes o valor do disponivel.
O valor, em questão, retornou a minha conta na segunda passada mas durante o final de semana o saldo estava 13,80 euros a menos do que deveria devido a esse erro de calculo. Noto que este erro começou a ocorrer em abril, após a mudança da aplicação móvel.
Favor corrigir o calculo, realizar simulações de pagamentos que entram para provisionamento ao final de semana para validar a situação exposta.
24 de maio 2019
Olá, Sr. Marcus Laprano,

Como já deverá ter tido oportunidade de verificar, a resposta à sua questão foi enviada ontem para o seu endereço de email.
Esperamos ter ido ao encontro das suas expectativas na resolução deste assunto.

Até já,
24 de maio 2019
Foi enviado, novamente, informação sobre o ocorrido.

A pessoa que me respondeu não conseguiu entender o que eu havia dito. O debito ocorreu, sendo devolvido posteriormente o valor descontado em duplicado. Isso ocorreu tanto em minha conta como na conta de minha esposa. O banco, na sucursal do Centro Comercial Vasco da Gama, não soube explicar o que ocorreu, não entendendo o problema mesmo verificando que o valor que deveria existir no saldo disponivel era superior.

Como havia pedido, solicito que sejam realizados testes onde o debito ocorra em dia não util, simulando compra online para validar se tal situação continua a ocorrer.

O erro ocorreu em uma compra de 13.80, realizada em uma sexta-feira, onde o valor deveria ter sido retirado do meu saldo para provisionamento de pagamento ao fornecedor. O valor foi retirado para pagamento ao fornecedor em duplicado sendo devolvido na segunda-feira posterior o valor de 13.80 a minha conta bancária e sendo efetuado pagamento de 13.80 ao fornecedor. Ou seja, foi retirado duas vezes o valor sendo devolvido uma vez o valor a minha conta em data posterior. O que compromete o saldo disponível.

Em minha conta foram 13.80 e na da minha esposa foi retirado mais de 300 euros pois foi realizado compra online neste valor, sendo alocado ~300 euros para a compra e ~300 euros para um "saldo qualquer" que a atendente do banco não soube justificar.

Preciso que me seja realizado testes para averiguar se o mesmo erro continua a ocorrer.
11 de dezembro 2019
Continuo a esperar a solução para o problema.
Marcus Mazzo Laprano
Marcus Laprano avaliou a marca
28 de janeiro 2021

O problema não foi resolvido e não me foi dado resposta satisfatória. Continua a ocorrer débito a dobrar, sendo o dinheiro devolvido dias depois.