ActivoBank Marca Recomendada
Bancos
1 Santander 84.8
ActivoBank80.7
Banco ActivoBank, S.A.

Faça o download na store disponível no seu smartphone.

• +351 210 030 700
  • Rua Augusta, 84
    1100-053 LISBOA

ActivoBank - Incompetência

Cíntia da Motta
Cíntia Motta apresentou a reclamação
5 de fevereiro 2020
Venho por meio desta fazer uma reclamação deste banco. Nunca foi tão evidente a falta de capacidade de uma empresa em atender ao público por incompetência dos colaboradores, processo falho, e sistema mal feito.

Esse reclamação deve-se ao facto de eu não conseguir abrir a conta. O slogan do banco é "seu banco descomplicado", mas a realidade é inversa.

Primeiro começamos com o facto de que quis tentar abrir a conta pelo Moderno APP pelo telemóvel. Logo de início o APP informa que preciso iniciar o registo pelo Desktop (computador). (complicação numero 1)

Resolvo então fazer o registo pelo computador, até a obrigação de tirarmos fotografias do nosso cartão cidadão. Como fui obrigada a fazer pelo computador, tiro as fotografias pela webcam. Faço então todo o processo até chegar na "bendita" video chamada. Meu marido já tem 2 contas no ActivoBank (para fins empresariais), sendo que na segunda conta ele teve dificuldades com a video chamada pela webcam, portanto, ele recomendou eu sair do Desktop e voltar ao Moderno APP para continuar o processo por lá. (complicação numero 2)

Foi aí que finalmente iniciamos a video chamada. Lá a rapariga do atendimento explica que a fotografia do cartão cidadão não está boa. Logo, que eu teria de retomar parte do processo, agora pelo moderno APP, para tirar uma fotografia pelo telemóvel. (complicação numero 3)

Fiz todo o processo e voltei à "bendita" video chamada. Senta para ler, que agora começa a minha odisseia pela abertura desta conta:

De repente, tornou-se uma grande dificuldade conseguir o atendimento pela video chamada. Caia a conexão, na hora de iniciar a video chamada, toda hora. NOTA: A minha conexão com a internet é muito boa, consigo fazer tudo com ela (ver videos pesados em HD, etc.). (complicação numero 4)

Por fim comecei a video chamada e a rapariga do atendimento, a mesma de antes, informou para eu tentar dados moveis ao invés de conexão wi-fi, ao invés de seguir o processo. (complicação numero 5)

Encerrei a chamada para trocar conexão com dados móveis (tenho plano MEO 4G). Com dados móveis nem conseguia iniciar a video chamada. Não conectava. Depois de diversas tentativas mal sucedidas, voltei à conexão wi-fi (que também é muito boa aqui em casa). (complicação numero 6)

Iniciei a video chamada com wi-fi e finalmente demos inicio ao processo com a video chamada. A rapariga do atendimento, a mesma das outras vezes, fez todo o processo. Virei o meu cartão cidadão para lá e para cá, mostrei o brasão de Portugal e as minhas fotos grandes e pequenitas do cartão. Fiz tudo. A atendente portanto informou que estava tudo em conformidade e que o processo da video chamada tinha finalizado com sucesso e que dentro de alguns dias eu receberia um email com os dados da conta e o código de utilizador . Depois de encerrada a video chamada fui continuar o processo de abertura de conta no APP e lá apareceu a tela de processo finalizada com sucesso.

Isto ocorreu na terça-feira passada no período das 17-18 horas (dia 28/01/2020 - atendente jovem de cabelos compridos - ela fez todos os atendimentos nestas video chamadas)

Pois bem, chegamos na segunda-feira (03/02/2020) desta semana e nada de email. Portanto liguei para o ActivoBank e tive a notícia que minha abertura de conta estava "Inactiva" e que, caso eu quisesse abrir a conta, teria de fazer o processo TUDO DE NOVO, sem nenhum motivo explicado. (complicação numero 7)

Não satisfeito com o atendimento por telefone, enviei um email para queixar-me da situação. No dia posterior (terça-feira - 04/02/2020) recebi uma ligação de um atendente que explicou que não tinha mais nenhum dado meu no registo de abertura e, portanto, eu deveria fazer tudo de novo e fazer a video chamada tudo de novo. (complicação numero 8)

Resolvi então tentar neste mesmo dia fazer o processo de novo. Mais esperta com o processo "moderno" do banco digital, iniciei o processo pelo Desktop até a parte da fotografia do cartão cidadão. De lá já fui para o Moderno APP continuar o processo até a video chamada. (complicação numero 9)

Pois finalmente cheguei na "bendita" video chamada da segunda tentativa. Novamente um inferno para conseguir a conexão da video chamada. Mas finalmente consegui. Era por volta das 16-17 horas do dia 04/02/2020 e a atendente era ainda mais jovem que a outra, com cabelos compridos.

Fiz todo o processo de virar o cartão cidadão para lá e para cá, mostrei o brasão de Portugal, minhas fotografias, etc. Esta atendente fez ainda muito mais perguntas que a outra. E eu, a rezar para a conexão da video chamada não cair, pois a atendente parecia querer protelar com o atendimento, já que fazia perguntas repetidas. Finalmente ela informou que todos os documentos estavam em conformidade e que todo o processo estava OK. Que dentro de alguns dias eu receberia um email com dados da minha conta e o código de utilizador.

Traumatizada com o primeiro processo, logo que foi encerrada esta video chamada entrei em contacto com a ActivoBank por telefone para explicar que fiz o processo pela segunda vez e queria garantias de que estava a caminhar o processo de abertura. O rapaz que atendeu-me disse que ainda não aparecia nada no sistema mas que poderia levar algum tempo. Não satisfeita com a resposta enviei um email para a ActivoBank e informei toda a situação. (complicação numero 10)

Tudo parecia resolvido. No entanto, hoje (05/02/2020) eu recebo uma ligação da ActivoBank para informar que NÃO HA DADO ALGUM MEU no sistema e que eu devo fazer o processo TUDO DE NOVO!

Eu e meu marido, que estava ao meu lado, e possui 2 contas no ActivoBank, ficamos revoltados com o descaso e falta de preparo dos atendentes. SUGERI UMA COISA OBVIA: Se o Moderno APP não funciona, ou se as atendentes da video chamada são incompetentes e não conhecem o processo sistemico da empresa, deveria EXISTIR uma medida PALEATIVA: Continuar/finalizar o processo por EMAIL. No entanto, a atendente de hoje teve a audácia intelectual de me dizer que como o banco é online, o processo deve ser feito pelo APP. Pelo que eu saiba, EMAIL TAMBÉM É UMA FORMA ONLINE DE SE COMUNICAR.

Falei para ela que Não Farei o Processo de Novo. O sistema é falho e os atendentes de abertura de conta são péssimos. E em todo o momento eles dão a entender que o erro é nosso e que o processo deles é perfeito. Eu fico a imaginar quantos clientes deixaram de abrir conta no ActivoBank. Se algum funcionário analista de indicadores/KPI quantificar as desistências de abertura, assim como eu fiz (e talvez o meu marido irá encerrar as contas dele), irá se assustar com a quantidade de dinheiro e novos clientes que está a deixar de ganhar.

O banco merece um Selo de "des"COMPLICADO 10 Estrelas.

Cumprimentos.
Data de ocorrência: 5 de fevereiro 2020
5 de fevereiro 2020
Boa tarde, Sra D. Cíntia Danielle Teixeira do Motta,

Cíntia Motta
12 de fevereiro 2020
Já se passou 1 semana e o banco ainda está a analisar o meu caso.

Muito provavelmente o "sistema moderno" já deve ter apagado, ou simplesmente não registou absolutamente nada do meu processo de abertura. Logo, não deve haver dado algum. Já perdi o interesse em ter uma conta neste banco.

Se não conseguem armazenar nossos dados para abertura da conta, imaginem o que não devem fazer com nosso dinheiro dentro da conta. Perdi a confiança.
14 de fevereiro 2020
Boa tarde, Exma. Senhora Cíntia Danielle Teixeira do Motta,

Na sequência da exposição efetuada, e de acordo com a informação de que dispomos, a situação terá já sido devidamente solucionada, através de contacto telefónico, pelo que damos o processo por concluído.

Com os nossos melhores cumprimentos,