Águas do Interior Norte
Águas do Interior Norte
Fornecimento de Água
Águas do Interior Norte32.2
Águas do Interior – Norte, E.M., S.A.

Águas do Interior Norte - Valor de faturação exagerado

Sandra
Sandra apresentou a reclamação
20 de novembro 2023
Boa Tarde Prezados,

Venho por este meio realizar uma reclamação por escrito.

Antes de prosseguir gostaria de informar que a seguinte reclamação está associada à empresa Águas do Interior Norte (Companhia de fornecimento de Agua domiciliária privada).

Todos os meses recebo uma carta com o valor a pagar referente aos consumos de agua realizados e, tal como pode verificar pelos anexos enviados, os valores encontram-se sempre dentro de uma média de 20.00€ a 40.00€, sendo que, a habitação em questão encontra-se ocupada por apenas 2 pessoas.
No mês de Outubro recebi a carta para posterior pagamento (referente aos consumos de agua entre 11/08/2023 e 11/09/2023 – deixo a indicação que as cartas de pagamento são sempre de valores associados de 2 meses anteriores como também pode verificar nos anexos) onde o valor em questão passa a descrever um consumo de 120.16€ – teoricamente mais 3/4 vezes que o valor habitual das cartas de consumos enviadas.
As leituras são realizadas automaticamente, uma vez que o contador já é de contagem autónoma, mas a cada 2 meses um responsável vem realizar a contagem pessoalmente e, como pode verificar pelos anexos, as contagens apresentam sempre um valor médio 17 a 26 valores entre meses, onde, por acaso ou precipitadamente, um dos meses não apresenta leitura, o que de certo modo não é aceitável por parte da empresa fornecedora de serviços, uma vez que o consumidor tem direito a receber todos os valores gastos para cálculo de médias de despesas.

Não havendo nenhuma fuga já verificada, tendo sido o consumo em media o mesmo que nos meses anteriores, e, não sendo setembro considerado um mês de ajuste de Fim de ano de contas, venho deste modo questionar se estes valores são reais e qual deve ser o procedimento a ter para resolver esta questão.
Data de ocorrência: 20 de novembro 2023
Sandra
22 de dezembro 2023
Boa Tarde,

Houve por fim um contacto por parte da Aguas do Interior Norte, contudo, os mesmos, não resolveram a reclamação, nem apresentaram qualquer possível solução para o problema.

Apresento a minha insatisfação perante a situação, pois as justificações apresentadas foram as seguintes:
- Como o contrato das Aguas do interior norte se encontra em nome do meu marido (Joaquim Mimoso) justificam que não existe permissão legal para apresentar mais informações, contudo estando casados em comunhão de adquiridos, a informação prestada seria para um pessoa associada diretamente ao viver na mesma casa.
- A outra justificação é representada perante o facto de, por ser época de verão, o consumo de água pode ser consideravelmente mais elevado devido a secas extremas e falta de recursos, contudo, o que mais me deixa indignada é a questão de, em anos anteriores, mesmo o ano passado (2022) com a extrema seca que tivemos, nunca houve uma discrepância tão elevada em consumos de água.

Peço que revejam novamente a reclamação apresentada de forma a haver uma solução que possa entrar em concordância entre ambas as partes envolvidas.