Águas do Norte
Águas do Norte, S.A.

Águas do Norte - Falte de resposta a uma reclamação

Carlos Pinho apresentou a reclamação
16 de março 2021
No dia1 de Fevereiro, comuniquei telefonicamente a empresa "Águas do Norte" informando que havia uma rotura na minha rede predial tendo provocado um cunsumo de água muito elevado. Diseram que tinha de mandar declaração de pixeleiro a comprovar o sucedido, o que aconteceu no dia seguinte.Entretanto, no dia 12 do mesmo mês os técnicos da empresa fizeram a necessária verificação técnica. Não tendo qualquer resposta, a 22 de Fevereiro contacto novamente por telf. e mandaram reenviar o mail inicial. Assim fiz e nada aconteceu. Entretanto pago a factura da água com um consumo 10 vezes superior ao norma. Ontem, dia 15, contacto novamente via telf. e disseram que iam "apertar" com os serviços para darem andamento ao processo. Passaram 42 dias desde a 1º contacto e não tenho uma resposta.
A b) do nº 6 do artigo 99º do regulamento da ERSAR nº 594/2018 de 4 de Setembro é claro quando estabelece: " O volume de água perdida e não recolhida pelo sistema público de drenagem de águas residuias não é considerado para efeitos de facturação dos serviços de saneamento e de gestão de resíduos urbanos, quando indexados ao consumo de água".
Data de ocorrência: 16 de março 2021
12 de agosto 2021
Em 18/05/202, a àguas do Norte deu-me uma nota de crédito no valor de 8.44€ o que pelas minhas contas não corresponde ao devido por não respeitar o estipulado na alínea a) e b) do nº 6 do artg. 99 do Regulamento da ERSAR nº 594/2018 de 9 de Abril.
Passo a explicar:
- A roptura do tubo provocou um consumo total de água de 18341 litros;
- Segundo o Regulamento da ERSAR, o cálculo para fazer o acerto tem como base a média das duas últimas contagens do valor do consumo de água feitas pelo leitor da empresa que se verificaram em 6/11/2020 e 6/01/2021 e que apresentam um valor médio aproximado de 2500 litros/mês;
Pelo exposto, a nota de crédito de 8.44€ está incorreta.
20 de agosto 2021
Continuo a aguardar a rectificação do acerto de contas. O valor cobrado quer em relação ao saneamento quer aos resíduos sólidos urbanos não foi feito conforme o Regulamento da ERSAR.
Carlos Pinho avaliou a marca
7 de novembro 2021

O reembolso que me foi concedido não corresponde, em meu entender, àquilo que a lei determina.