Águas do Sado

Águas do Sado - Desinteresse pelo munícipe

Nélia
Nélia apresentou a reclamação
10 de fevereiro 2023
Em Agosto do ano passado recorri à empresa Águas do Sado para que me pudessem dizer se era possível fazer ligação da minha casa ao ramal de abastecimento público. Após algumas intervenções no terreno, concluiu-se que a conduta mais próxima está a cerca de 85 metros de distância da minha casa e por isso o orçamento para esta intervenção andaria na ordem dos 6 mil euros. Propuseram expor a situação à câmara, para que a mesma se tornasse responsável por esta empreitada sem que eu tivesse de pagar nada, por ser um valor avultado. Assim o fiz e em Outubro, após inúmeros telefonemas e emails sem qualquer efeito, fiquei a saber que o projecto tinha sido elaborado e aceite e apenas aguardava aprovação financeira. Estamos em Fevereiro, quase 4 meses, e ainda ninguém sabe de nada. Ainda se aguarda aprovação financeira, com a desculpa de que a transição da entidade privada para domínio público - os Serviços Municipalizados de Setúbal - atrasou todos os processos. Ora, estamos a falar de uma casa em plena civilização. De uma casa que eu tive de abandonar, após ter tentado lá viver, porque não tenho acesso a nenhuma fonte de água. Viver com o meu marido e mais três animais de estimação nestas condições é no mínimo ridículo em pleno século XXI. Um bem essencial e que deveria ser um direito de todos, está a ser-me negado por valores mirabolantes que certamente a câmara possui. Não sou eu, comum cidadão, que tenho de ter a preocupação de guardar milhares de euros para ter acesso a água potável em minha casa. É uma vergonha o que o município de Setúbal me está a fazer passar, não me vou calar enquanto a situação não for resolvida e espero que seja muito em breve. Escolhi a zona por ter maior e melhor qualidade de vida e ainda nem vivi lá a 100% e já estou arrependida. Se algo desta natureza não me é fornecido com a maior urgência possível, o que posso esperar do resto?!?
Data de ocorrência: 10 de fevereiro 2023
Nélia