AlienTech - Falta de respeito por cliente e desonestidade face a um RMA

Daniel Carlos Teixeira Rodrigues
Daniel Rodrigues apresentou a reclamação
15 de abril 2016

Comprei, em 2014, a esta empresa, um computador, avaliado em 1699 euros. A loja, foi escolhida, face à fama que tinha, na zona do Grande Porto.
A configuração do computador, era previamente assemblada pela empresa, através de "bundles" que apresentavam na sua página, às quais, não seria possível alterar nenhum componente, apenas incluir outros componentes (ou seja, a informação que me foi dada, foi que trocar equipamentos do mesmo valor ou valor inferior, não era possível, apenas incluir novos equipamentos, ou alterar por equipamentos de valor mais elevado).
Procedi à compra, e durante um ano, tudo correu perfeitamente. Ao fim de 11 meses, em Outubro do ano passado, a fonte, de marca Corsair, deixou de funcionar. Segundo constava, era defeito de série (pela informação que obtive, após algumas pesquisas pela Web), e como tal, pedi, a uma loja que, entretanto, conheci, se me tratavam do RMA, porque era algo que nunca tinha feito e queria resolver tudo o mais rapidamente possível, pois sou programador e o computador, faz-me imensa falta.
O problema começou logo aquando a entrega do equipamento. Escudaram-se que não era nada com eles, mas teriam, isso sim, que mandar o equipamento para a Corsair.
Assim foi. Passado alguns dias, e como nenhuma resposta chegava, vi-me obrigado a comprar uma outra fonte, mas disposto a que, se a original me chegasse entre 30 a 60 dias, não iria apresentar qualquer entrave ao término do RMA.
Qual não é o meu desplante, quando só ao fim de 5 meses, me apresentam a dita fonte.
Tentou-se que procedessem ao crédito do valor da fonte, no valor actual de mercado (no qual perderia cerca de 4o euros), mas isso, para mim, era irrelevante.
Aceitaram tal pedido. No entanto, qual não é a minha surpresa, quando se tentou terminar com tudo, e tratar de se receber o tal crédito, recebemos como resposta que não eram responsáveis pelo material, sendo essa responsabilidade da Corsair, e como tal, eu não tinha outro remédio senão ficar com a fonte, pois não procediam a crédito algum.
Isso é falta de honestidade, falta de transparência e falta de respeito, até porque, o procedimento normal é, ao fim de 30 dias sem o material reparado, são obrigados a proceder à troca do material.
Seria diferente se eu tivesse comprado a fonte especificada por mim, não numa configuração pré-assemblada por eles.

Esta é a primeira vez que me encontro numa situação de tamanha desonestidade.
A Alientech é uma empresa sem o mínimo de brio profissional, que se "encosta" a uma fama que se baseia, principalmente, em vendas, pois no que toca a pós-venda e RMAs, pelos vistos, eu sou apenas mais uma vitima.
Desaconselho e desaconselharei todos a comprarem algo nessa "espécie" de firma, que não merece qualquer tipo de respeito.

De qualquer forma, entreguei o caso aos meus advogados, de forma a analisar, se, mesmo sendo um valor baixo, valerá a pena ou não avançar com um processo contra eles. Mesmo que não valha, quero que a reclamação fique registada, para mais ninguém cair na mesma asneira que eu.
Alientech não vale nada, em termos de responsabilidade e honestidade.

Data de ocorrência: 15 de abril 2016
Daniel Rodrigues
23 de abril 2016
Em princípio estará resolvida... houve falha de comunicação internamente, e após a presentação da queixa, um dos chefes, entrou em contacto comigo para resolver a questão. Agora, resta aguardar a conclusão, mas agradeço, desde já a boa vontade do sr. Nuno Miranda, que me contactou.
A ver a evolução.
Daniel Rodrigues
29 de abril 2016
Pode considerar-se como resolvida. Já se procederam a contactos para se resolver o problema, estando a empresa disposta a proceder à devolução do valor do equipamento. Dessa forma, peço que considerem a queixa como resolvida.

Desde já, um grande bem haja ao sr. Nuno Miranda por facilitar a resolução deste imbróglio.

Queixa arrumada.
Daniel Carlos Teixeira Rodrigues
Daniel Rodrigues avaliou a marca
26 de setembro 2016

Eventualmente teria sido falha de comunicação..mas foi prontamente resolvida

Se bem entendi, deixou a fonte na loja onde adquiriu, e levaram 5 meses para devolver a fonte reparada. Por lei, ao fim de 30 dias úteis ou lhe reembolsavam ou entregavam outra fonte.

Sim, David, esse foi o caso. Na altura, a empresa que gere a parte informática do meu local de trabalho, é que tratou do RMA, uma vez que pensei que de empresa para empresa seria mais rápido.
Quando. Ao fim de 2 meses dizem que me devolvem o valor da dita, mas, mais 3 meses passados, recusam-se a fazê-lo e obrigaram-me a ficar com a fonte, isto após eu ter comprado outra, pois como programador, não podia ficar 5 meses à espera...
Eu sei que também fui parvo, deveria ter atacado de imediato, após os 30 dias, mas, como foi tudo tratado indirectamente,deixei andar...
De qualquer forma, a minha reclamação, é mais para abrir os olhos, de quem pense em comprar a esses * PROIBIDO *.. E após isto, descobri que não sou o único nesta situação...

26 de setembro 2016

No fim do processo, portaram-se lindamente... o erro, pelos vistos, teria sido interno, e o funcionário que estava com o RMA nas mãos, é que se descuidou... mas ficou tudo arrumado