Allianz Marca Recomendada Marca do Mês

• funcional.reclamacoesccc@allianz.pt

Allianz - Decisão sobre cabine de duche danificada

José Janeiro apresentou a reclamação
11 de março 2019

No inicio do mês de fevereiro a base da cabine de duche do WC do quarto partiu na zona lateral do ralo de escoamento, apercebi-me logo e parei logo a água para que não passasse de algo simples para mais complexo como infiltrações para o WC da vizinha de baixo. Procurei em várias lojas do distrito da Guarda e em todas me informaram que se tratava de uma base conjunta com cabine já descontinuada à algum tempo, pelo que teria de recorrer à troca total. Foi numa dessas casas que me recordaram que tendo eu comprado o apartamento há 3 anos, teria seguro para cobrir essa situação, pois assim o pensava eu também...
Venho por este meio manifestar o meu descontentamento e reclamação perante a resposta obtida pela Allianz relativamente a um problema no WC da casa, comprada e com obrigatoriedade de seguro.
Para além de ter andado a telefonar constantemente para os serviços por falta de comunicação ou pontos de situação, ainda recebo como resposta da allianz o indeferimento.

È referido que as fissuras são de desgaste, quando a zona lateral do ralo partiu mesmo e não é uma fissura de desgaste mas sim a base ter estalado. Apenas na parte central existe essa zona de desgaste referida, concordando eu sem qualquer oposição. Referem também falta de manutenção entre a base e a parede, gostaria de saber em que se baseia essa afirmação, uma vez que tenho o cuidado de ter sempre as coisas em condições. Para além de que o perito pediu apenas fotos e nem foi capaz de se deslocar a minha casa.
Presumo que esta afirmação se baseia em ter “visto” na parte de ligação entre a base e a cabine ( não é com a parede, a base não liga à parede uma vez que é uma cabine completa ) a ligação estaria escura, ora tal situação não se deve a má manutenção mas sim a uma junta de dilatação que possuía a cabine e a silicone aplicada ( a ultima manutenção de substituição de silicone tinha sido feita em Novembro passado com desengordurante de silicone e nova aplicação ) que sendo esta transparente nas fotos parece estar preta ou em mau estado, mais uma vez refiro que se o dito perito tivesse a dignidade de se deslocar a minha casa e visto como estava tudo, teria percebido logo isso.
Acho ridícula esta decisão para além do desrespeito mostrado durante todo o tempo, tendo que ser eu a contactar a companhia para pontos de situação e não o contrario. Será que tenho que deixar as coisas rebentarem até ir água para a casa da vizinha e ai já assumem? Claro que se pude parar antes algo assim, não deixei chegar a tal ponto claro, mas pelos vistos erro meu.
Conforme podem consultar o registo de chamadas da allianz sobre este processo podem verificar que pedi para poder tapar a zona partida com silicone, uma vez que tenho uma criança de 5 anos em casa e por vezes deita água das brincadeiras com as bonecas e quis prevenir. Também podem consultar o pedido de brevidade uma vez que se trata de uma cabine de duche pelo que a higienização diária passou a ser numa banheira do WC da zona comum na casa o que é um transtorno, assim perguntei se podia mandar alguém tratar desta situação antes da vossa decisão, tendo obtido resposta positiva uma vez que tinha já fotos.
Peço a vossa intervenção perante a situação exposta.
Sem mais.
Cumprimentos

Data de ocorrência: 11 de março 2019
12 de março 2019
Acusamos a receção da S/comunicação a qual desde já agradecemos.
Voltaremos ao seu contacto direto dentro dos prazos estabelecidos.
Com os nossos melhores cumprimentos

13 de março 2019
Informamos que seguiu nesta data e-mail em resposta para a S/exposição.
Com os nossos cumprimentos
Boa tarde.
Segundo email enviado pela companhia de seguros, é referido "Desta forma e, aquando da receção de participação de sinistro, foi o presente processo encaminhado para a Rede de Prestadores Allianz - CASA, tendo o técnico deslocando-se ao local para analise e verificação de danos reclamados."

Ora, conforme já tinha dito anteriormente, não houve qualquer deslocação de nenhum técnico ou perito a minha casa, apenas 2 telefonemas de alguém que informou ser sobre o processo, um para pedir fotos e outro após tantas reclamações de demora, para me pedir que assinasse um auto de vistoria e devolvesse.

Posso mesmo comprovar a informação que estou a dar, uma vez que possuo guardados os emails com hora e data, bem como as chamadas em questão guardadas para que possa atestar a veracidade das minhas palavras.

Caso o "vosso perito" não possua a competência sequer para dizer a verdade, como pode ele atestar algo que não viu sequer. Como referi, nas fotos pode ser mal interpretada a condição e manutenção da base e cabine. Mais ainda, convido os senhores da Allianz a fazerem uma visita a minha casa e poderem constar com os próprios olhos como são tratados os nossos bens que tanto nos custam pagar.

Agradeço que seja refletida a vossa resposta, uma vez que em caso de não ser uma decisão correta, terei mesmo que recorrer a outros meios, uma vez que tenho em minha posse dados suficientes para contrariar a decisão do vosso perito. Mas creio que existirá o bom senso de ver as coisas como são e não como as dizem.

Boa tarde.

Segundo email enviado por vós, é referido "Desta forma e, aquando da receção de participação de sinistro, foi o presente processo encaminhado para a Rede de Prestadores Allianz - CASA, tendo o técnico deslocando-se ao local para analise e verificação de danos reclamados."

Ora, conforme já tinha dito anteriormente, não houve qualquer deslocação de nenhum técnico ou perito a minha casa, apenas 2 telefonemas de alguém que informou ser sobre o processo, um para pedir fotos e outro após tantas reclamações de demora, para me pedir que assinasse um auto de vistoria e devolvesse, que por sinal nada dizia que o técnico tinha feito levantamento do sinistro, este levantamento foi apenas e exclusivamente por via telefónica e com o envio de fotos pedidas, aliás, veio por email e voltou por email como podem verificar nos anexos.

Caso o "vosso perito" não possua a competência sequer para dizer a verdade, como pode ele atestar algo que não verificou ou tocou. Como referi, nas fotos pode ser mal interpretada a condição e manutenção da base e cabine uma vez que possui uma “faixa” de borracha cinza que faz a estanquidade entre base, cabine e coluna de duche e por cima desta, ainda passei silicone transparente para reforçar o efeito, esta mesma situação pode ser confundida com má manutenção nas fotos mas se o técnico se tivesse deslocado ao local poderia ser facilmente comprovada a manutenção conforme fotos em anexo “cabine.pdf”, paginas 4,6 e 9.

Quanto às referidas fissuras serem de desgaste, e tal como indiquei também anteriormente, concordo plenamente que as fissuras da zona central que sinalizo com o dedo nas fotos sejam de uso, mas também já tinha feito questão de pulverizar com spray resistente de impermeabilização para prevenir mais fissuração, e que pode ser facilmente adquirido numa loja tipo Aki ou Bricomarche ou qualquer loja de louças sanitárias sendo também usado como selante em paredes de cerâmica em zonas de duche, dai se verem os “pontos azuis” na superfície, uma vez que para além de impermeabilizaste é também antiderrapante e “poliu” um pouco a base/tapete azul que tinhamos na cabine do duche.
A questão aqui é que a zona do ralo de escoamento de águas estalou mesmo ou melhor, partiu, conforme se pode verificar na pagina 7 do referido PDF. E não se tratou de fissuração por desgaste mas quebra mesmo.
Na foto pode ver-se como passei silicone por cima para poder tapar o buraco, uma vez que também já referi, a minha filha de 5 anos (que também possuo seguro para ela e outros mais associados a mim (até ver) na vossa seguradora, costuma deitar água ao brincar com as bandeirinhas das bonecas na cabine e quis evitar males de maior. Esta decisão foi primeiro consultada com a vossa assistente a quando da abertura do processo para saber se poderia ou não fazê-lo ( também possuo tal como vocês a gravação dessa chamada para confirmar ).

Pode ser perfeitamente comprovada a manutenção ao nível de juntas com base e parede nas fotos paginas 1,2,3 e 5 do PDF, e qualquer pessoa verifica que, fora algum pó do dia a dia que não conseguimos limpar todos os dias, não creio sinceramente que sejam irrepreensíveis.

Agradeço que seja refletida a vossa resposta, uma vez que em caso de não ser uma decisão correta, terei mesmo que recorrer a outros meios, uma vez que tenho em minha posse dados mais que suficientes para contrariar a decisão do vosso perito. Mas creio que existirá o bom senso de ver as coisas como são e não como as dizem. Afinal de contas no email que vos enviei vai “material” suficiente para poderem tirar as vossas conclusões sem necessidade de “peritos no assunto”.

Nota:
Todas as fotos foram tiradas no dia 5/02/2019 conforme pedido pelo sr. Bruno, não sei se conseguem verificar essa informação no PDF.

No email referido vão:
*Os emails trocados com o Sr. Bruno Martins, o qual não conheço a cara, diga-se de antemão
*Os formulários em branco que me enviou para eu devolver assinados ( talvez esse fosse o meu erro, ter assinado )
*Os pedidos de informação sem qualquer resposta que enviei.

Em anexo

14 de março 2019
Porque não aparece o meu anexo?
14 de março 2019
Informamos que após resposta formal da reclamação que lhe foi enviada, as comunicações para o processo de sinistro devem ser efetuadas através do e-mail info@allianz.pt com indicação do número de sinistro e não através da colocação de informação neste portal. Esta informação não terá seguimento para o gestor do sinistro.
Cumprimentos
15 de março 2019
A seguradora insiste em que eu dê a queixa como fechada, quando ainda estou à espera de respostas ao ultimo email enviado.
Não o farei enquanto não obtiver uma resposta sensata.
Obrigado
José Janeiro avaliou a marca
4 de setembro 2019

sem comentários, Após vários meses e um segundo perito, desta vez muito profissional. Muitas insistências e mesmo o contacto com um advogado, foi verificado pelo perito novo que efetivamente toda a estrutura e cabine estavam em perfeitas condições de manutenção. Só então o seguro assumiu mas sem um único pedido de desculpa ou qualquer pronunciação sobre o sucedido. Vergonhoso