Allianz

Allianz - Não cumprimento com a culpa assumida

José Augusto Alves Vaz
José Vaz apresentou a reclamação
18 de fevereiro 2014

No passado dia 19 Dezembro de 2013, tive um sinistro na qual fui embatido por uma viatura pertencente à dita companhia. Esse mesmo condutor da viatura, ora pertencente à companhia de seguros ALLIANZ abandonou (pós em fuga) sem deixar os respetivos dados. Valeu-me a presença de uma testemunha que retirou a respetiva matricula e prontificou-se a ser testemunha, não só pela atitude do referido condutor, bem como pela presença da minha filha de 3 meses na minha viatura.
O relato que eu apresentei à referida companhia, foi de que Pelas 14:42 do dia 19 Dezembro de 2013, encontrava-me parado na Avenida supra mencionada para efetuar uma inversão de marcha. Sou abalroado pela viatura de matrícula XX-XX-XX, Ford Transit Branca de Caixa Aberta. O condutor da viatura vosso segurado pôs-se em fuga do local do acidente, pelo que não tenho mais dados do mesmo. Foi efetuada participação à polícia.
Anexei fotos do respetivo local, bem como da zona de embate e também fotos do respetivo telemóvel cujo visor se partiu em consequência do embate. A participação foi efetuada no próprio dia, via email, com as respetivas fotos como anexo (Tenho mails a comprovar o envio).
No dia seguinte, sou informado por correio electrónico, de que a referida companhia tem oficinas convencionadas e que pretendiam dados da oficina. Verifiquei que a oficina VW, situada em Carnaxide era recomendada e marquei peritagem.
Efetuei a respetiva marcação para o dia 30 de Dezembro de 2013.
No dia em que efetuou a peritagem dia 30Dezembro de 2013, recebo uma carta da ALLIANZ a indicar-me que declinavam toda e qualquer responsabilidade no sinistro, em virtude de não existir responsabilidade do segurado deles? Mas o que faltava saberem?
Perguntei-me a mim próprio....
Prontamente liguei para a companhia e reclamei, via telefone, o que eles precisavam de saber?
Disse que na minha participação estava documentada com fotos e inclusivamente tinha testemunha. Resposta da ALLIANZ.. "Pedimos desculpa mas nada consta na sua participação...
Minha resposta "verificaram como deve ser?" Leram o email todo ou só leram a primeira linha"?
Resposta da Allianz "lamentamos outra vez... tem toda a razão.. Vamos entrar em contato com a testemunha".
Agora pergunto eu "Mas que raio de colaboradores têm? Que raio e forma de trabalhar tem esta companhia?".
Só com este tipo de resposta, perderam logo um cliente que tinha seguro multirriscos e de recheio. Foi anulada a apólice de forma quase imediata.
Não contente com a chamada telefónica e para existirem registos de troca de documento válido, procedo ao envio de correio electrónico com o seguinte teor:
"
Exmos. Srs.

Acusando a receção da Vossa Missiva, datada de 30 Dezembro de 2013, e não concordando com a mesma em que declinam a responsabilidade no Sinistro, sou a ressalvar:

Após contato telefónico para a Vossa Sede, com o número 213165300, sou informado de que a vossa "declinação" se prende com a Não resposta à vossa missiva da parte do Vosso Segurado, que o mesmo abandonou o local do sinistro (Foi efetuada alguma diligencia no sentido de verificarem os danos na referida viatura? - Dano no para-choques frontal, na "esquina" do lado esquerdo??).

Ainda assim, Informei que existia testemunha ocular do referido sinistro, bem como a existência de participação do Sinistro à Autoridade Policial, PSP da Divisão de Transito de Oeiras, com o numero XXXX//2013.
Qual não foi o meu espanto, de que a Vossa colaboradora informa-me que não sabia que haveria testemunha, nem sequer Auto policial????? Só após de consulta, penso eu de que no Sistema Informático, a mesma refere que iriam contatar a testemunha no sentido de obter as suas declarações.
Isto tem cabimento na Vossa área de atuação? Essa situação poderá ser confirmada através da Vossa gravação telefónica ocorrida hoje dia 03 Janeiro de 2014, pelas 13:30h.

Ainda assim, agradeço a rápida resolução do litígio em causa, de forma a que eu seja ressarcido dos danos provocados pelo Vosso segurado, bem como a reparação do meu telemóvel, conforme já foi referido na devida participação.

Envio, novamente, o email que foi enviado à relatar a participação, para verificarem que da minha parte houve, de facto, esclarecimentos totais e a não omissão da informação, Informação que referiram não ter conhecimento.

Aguardando resposta,"

Claro que não será difícil de indicar que resposta, nunca RECEBI... Claro.. Só podia....

Posteriormente, no dia 7 de Janeiro, recebo nova carta da referida companhia a informar que a peritagem teria sido efetuada e que poderia proceder à reparação da viatura por minha conta... Por minha conta, pergunto-me eu?? com tanta aldrabice que por aqui vinha.....
E não me enganei...

Dia 29 Janeiro volto a contatar com a referida companhia, a solicitar esclarecimentos sobre o ponto de situação relativo à reparação da minha viatura, bem como da reparação / substituição do telemóvel.
Até hoje, dia 18 Fevereiro de 2014 nada responderam....
Em virtude deste alastrar do problema com essa companhia, fui obrigado a entrar em contato com o meu mediador de seguros, que se prontificou a tentar saber o que se passa, bem como o porque da referida demora, visto que estava mais do que implícito que esta situação já deveria estar mais do que resolvida.
Existiram trocas de informação por parte do meu mediador e a referida companhia, a saber, de que o segurado deles não lhes comunicou o sinistro e que só por isso iria assumir a reparação da viatura. Do telemóvel não assumiam responsabilidades.
Foram efetuadas, varias contestações por parte do mediador e a referida companhia sempre a indicar que não assumiam essa responsabilidade.
A fim de poder minimizar os transtornos, solicitei ao mediador, que por motivos pessoais e face também a poder reparar o meu telemóvel, solicitei que fosse feito o pagamento, a título excecional, o pagamento /indemnização direta ao segurado do referido valor da reparação, com a intenção de reparar os estragos da viatura numa outra oficina com valores mais “em conta”, bem como tentar proceder à reparação do telemóvel.
A resposta da Companhia foi:
Exmº.(s).Srº.(s).,

Acusamos a recepção do e-mail de V.Exª.(s)., o qual notamos.

Em resposta ao V/email informamos:

O custo de reparações das viaturas danificadas, assumido pela Allianz
Portugal, no âmbito de sinistro automovel, são sempre pagos à oficina,
depois de devidamente executada a respetiva reparação.

No entanto, e apenas como exceção, nos casos em que a viatura seja
alienada no estado em que se encontra (por reparar) poderemos
encarar o pagamento direto ao proprietário do veiculo (valor da reparação
sem iva), desde que nos sejam remetidos elementos que comprovem ter
existido essa transação.

Assim, se for o caso, aguardaremos pelo envio dessa documentação (copia da
declaração de venda e comprovativo da legalização junto do IMTT por parte
do comprador) a fim de darmos continuidade à regularização do sinistro.

Será ainda de referir que, não se encontra provado que o
telemovel a que se referem tenha ficado danificado em
consequencia do sinistro, deste modo declinamos toda e qualquer
responsabilidade no pagamento do dano agora reclamado.

Sem outro assunto de momento, apresentamos a V.Exª.(s)., os nossos
melhores cumprimentos, Allianz Portugal, SA.
Companhia de Seguros.

Quer dizer. Se eu não for uma pessoa honesta, posso simular uma venda e receber o dinheiro?
Mas compensa então ser honesto nestes pais?

Hoje, dia 18 Fevereiro, ainda não recebi nenhuma autorização de reparação, bem como autorização de reparação de telemóvel e a própria oficina VW não recebeu ainda autorização para reparação.
Agora pergunto-me eu? Está companhia será uma entidade de índole seria?

PS: Não anexei documentos comprovativos, mas afirmo que tudo o que descrevi corresponde inteiramente a verdade.

Data de ocorrência: 18 de fevereiro 2014
José Vaz
19 de fevereiro 2014
Desde já informo, que por Obra de Espirito Santo, precisamente 2 meses após o referido sinistro, recebo um telefonema a informar que a reparação ´já pode ser efetuada.....
Mas quanto ao telemóvel... Mantem-se a posição de que não tem provas de que o telemóvel se danificou devido ao sinistro... Na volta deveriam querer estar dentro da viatura na altura do acidente..... ou então, de forma preferível, mais valia estarem esse "colaboradores" da companhia estarem localizados na zona do embate... Certamente eu não teria sofrido danos....
José Vaz
4 de novembro 2014
Esta queixa pode ser fechada, pois já se encontra resolvida e o sinistro e o pagamento de danos já foi efetuado.
A todos o meu obrigado.
José Augusto Alves Vaz
José Vaz avaliou a marca
3 de fevereiro 2021

Companhia de seguros, não recomendável.

É realmente lamentável, mas posso afirmar que TODOS os casos que conheço de batida e fuga, mesmo com a matricula do sujeito que bateu, NUNCA deram em nada, mesmo com participação na polícia. A única vez que nos safámos foi quando, através de um contacto na GNR, ILEGALMENTE e POR CUNHA nos facultaram a morada do condutor do veículo. Fomos lá e obviamente que chegámos a "acordo" para preencher a declaração amigável. Este pais é mesmo isto.

Obrigado pelo seu "desabafo, Sr. Pedro Miguel Fortunato Miranda

19 de fevereiro 2014

E por obra do espirito santo, hoje, precisamente 2 meses após a data do sinistro... Recebo um contato a informar que a reparação fora autorizada pela Companhia.... Salvo seja....
E que quanto ao telemóvel, a situação mantem-se com a informação de que não tem provas de que o telemóvel se danificou com o acidente.... Cá para mim, so deveriam querer estar dentro da viatura embatida para poder verificarem se o telemóvel realmente se danificou ou não...
Para mim teria sido muito mais fácil eles estarem é na zona em que eu fui embatido.. assim certamente eu não sofria nenhum dano e eles seriam os "favorecidos" neste sistema....

20 de fevereiro 2014

Aparentemente o contato feito, foi apenas mais um lapso da dita seguradora....
A todos os que tenham ou possam vir a ter situacoes com esta seguradora... aqui fica o alerta... e cuidado com a idoneidade que apresenta...

Jose Vaz tenho um amigo q consegue ter acesso as moradas querem q lhe indique?