80.0
  • geral@empower-up.pt

Empower Up - Certificado de formação

Alice apresentou a reclamação
31 de janeiro 2024
Fiz o curso de TAF na Empower, mas ainda hoje estou a aguardar o meu certificado, porque iniciei a formação sem ter completado o 12ºano e quando o entreguei já tinha concluído o curso por completo a parte teórica e parte prática (estágio), dado que se consta no documento de "Regras de Funcionamento da Actividade" da Empower” que “A selecção e admissão dos candidatos inscritos, será feita pela Coordenação Pedagógica, com apoio dos Consultores Comerciais, com base nos seguintes critérios: Análise curricular; Existência dos requisito mínimos de admissão, designadamente, o cumprimento de escolaridade obrigatória e eventual entrevista com vista a clarificar o cumprimento dos requisitos mínimos.” Eu fui a esta entrevista, onde apresentei os documentos necessários, não entreguei o certificado de habilitações pois não estava concluído, mas ninguém me disse que eu não podia frequentar o curso desse modo. Fui aceite e paguei 200€ de inscrição no ato da entrevista, pois só assim ficava inscrita no curso.
Entreguei o certificado de habilitações no passado ano 2023 e foi me dito que irei ter que aguardar por o término de outra turma para me poderem enviar o certificado, a justificação por parte da empresa é que o início do meu curso foi a 14 de dezembro de 2021 e como tal deveria ter anteriormente a esta data o seu certificado e entregue o mesmo à Empower aquando da minha inscrição, referindo mais uma vez que o 12.º ano de escolaridade e os 18 anos de idade são os únicos dois requisitos de inscrição no curso de TAF, onde eu fui a uma entrevista e ninguém me disse que eu não podia frequentar a formação sem o 12ºano. Foi-me dito por parte da Empower que para que não ficasse prejudicada e possa obter o meu certificado final, teria que aguardar pela conclusão de uma turma que tenha iniciado após a conclusão do meu 12.º ano. Estou desde 2023 a aguardar que uma turma termine em 2024 para que eu possa ter um certificado de nível IV que é passado por uma plataforma através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO).
Um curso que me custou um total de 2900€ foi um investimento caro e eu encontro-me a perder constantemente oportunidades de emprego, porque a Empower diz que não me pode emitir o certificado, certificado esse que está mais que pago!
Estou triste e desolada com esta forma de trabalhar e tratar os alunos, se o candidato não tem no momento os requisitos, não o aceitem. Fazer este tipo de trabalho é muito muito feio.
Eu preciso do certificado urgentemente, agradecia imenso que me resolvessem o problema.
Data de ocorrência: 31 de janeiro 2024
Empower Up
Cara Alice,

Esperamos que se encontre bem.

Informamos que a sua situação foi cuidadosamente revista. Compreendemos as circunstâncias excecionais em que se encontra.

A Alice iniciou o curso de Técnico Auxiliar de Farmácia com a Empower Up (de forma excecional por não ter o 12º ano, que, segundo sua indicação, estava a terminar) em setembro de 2020.

Relembramos que, de acordo com a cláusula nona do contrato de formação, comprometeu-se a entregar à Empower Up “até ao término da componente teórica do curso, todos os documentos necessários para a emissão do certificado (documento de identificação válido em Portugal; número de contribuinte; certificado de habilitações ou equivalência ao ensino português, em caso de formando estrangeiro; currículo vitae e foto).”

Em outubro de 2020 congelou a sua matrícula e ingressou, mais tarde, noutra turma em dezembro de 2020.

Depois de concluída a componente teórica do curso, seguiu a seu pedido para a parte prática (estágio curricular), que foi realizada de janeiro de 2023 a março de 2023.

Durante este período, de setembro de 2020 a março de 2023, a Alice não terminou o 12º ano, de acordo com as datas descriminadas no Certificado de Habilitações que nos fez chegar a 03 de novembro de 2023.

A Alice terminou o 12º ano a 25 de setembro de 2023.

A demora na obtenção do seu certificado deve-se em absoluto ao facto de ter adiado a conclusão do 12º ano por um período de 3 anos, algo a que a Empower Up é alheia. Devido a esta ocorrência, a situação de exceção de aceitar inscrições a formandos que declaravam estar em fase de conclusão do 12º ano deixou de ser considerada.

Reforçamos que apenas será possível à coordenação da Empower Up proceder à emissão do seu certificado em julho de 2024 – a fim de fazer corresponder a data em que a Alice concluiu o 12º ano com a mais próxima data de conclusão de uma das nossas turmas.

O respetivo curso é extenso e tem uma duração de 1150 horas de componente teórica, o que justifica a demora.

Gostaríamos de salientar que mantemos uma comunicação regular consigo via e-mail, com o intuito de dar seguimento ao processo e assegurar que esteja informada de todas as etapas. A transparência é um dos nossos princípios fundamentais e estamos empenhados em mantê-la ao longo de todo o processo.

Comprometemo-nos a agilizar o processo e a emitir o seu certificado assim que possível.

Agradecemos a sua compreensão e paciência nesta questão.

Estamos ao seu dispor, como sempre estivemos, para qualquer esclarecimento adicional que possa necessitar, via e-mail ou contacto telefónico.
1 de fevereiro 2024
A informação que obtive após ter entregue o certificado foi que a turma que iniciou no dia 28 de setembro de 2023 iria ter término previsto para dia 27 de junho de 2024. Após essa data conto que já me podem emitir o certificado, certo?
Eu encontro me com várias oportunidades de emprego, sabem me informar qual a vossa solução para que eu possa iniciar um estágio no iefp, dado que me dizem que não é aceite uma declaração de aproveitamento(foi o que me foi facultado)
Gostaria de saber se tem por hábito passar essas declarações e serem aceites nesses serviços.
Cumprimentos
Empower Up
Cara Alice,

Sim, o curso tem data prevista de término a 27 de junho de 2024, e após essa data é possível proceder à emissão do certificado.

Relativamente à declaração de aproveitamento, será emitida e enviada uma nova declaração com data atual, declaração essa que, por norma, é aceite pelos serviços do IEFP para efeitos de estágio profissional.
1 de fevereiro 2024
Muito obrigada pela informação, assim posso dizer que a declaração é aceite pelo iefp! Irei aguardar a nova declaração para entregar no Iefp!
Cumprimentos!
Alice avaliou a marca