Tratamento de Resíduos Sólidos
2 Tratolixo 76.1
3 Lipor 75.6
Amarsul22.6
AMARSUL – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A

Amarsul - Odores desagradáveis característicos de parques de maturação de cvos da amarsul foram detectados em lisboa

Daniel Lobo
Daniel Lobo apresentou a reclamação
8 de janeiro 2024
Exmos. (as) Srs.(as),

Hoje, dia 08.01.2024, senti o odor do costume de algum dos parques de maturação do tratamento biológico de Resíduos Urbanos de alguma das centrais de valorização orgânicas da Amarsul, provavelmente a do Seixal, dado que vivo em Alcântara e o vento vem de sudeste. Mas desta vez o odor é tão intenso que me provoca mau estar e vómitos, a tal ponto que não me permite sair de casa e fazer a minha vida como faço normalmente.

Estou há 50 minutos à espera que me atendam por telefone na Amarsul, mas parece que a espera vai ser interminável.

Devo relembrar que o Regulamento de Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos, que pretende dar cumprimento ao disposto no art.º 62.º do Decreto-Lei n.º 194/2009, de 20 de agosto, e a que os sistemas multimunicipais de gestão de resíduos urbanos como os da Amarsul, estão obrigados a cumprir, indica que "o ar extraído nas zonas de receção e tratamento mecânico é enviado para o humidificador, onde se reúne com o ar proveniente do edifício de desidratação e dos túneis de précompostagem, o qual é previamente tratado num lavador ácido. O fluxo global é encaminhado para um biofiltro aberto, evitando-se, assim, a emissão de odores desagradáveis para a envolvente.".

Em tantas outras vezes a emissão de odores desagradáveis foram detectados pela minha família e com certeza por tantas outras na cidade de Lisboa e arredores, mas desta vez o odor está insuportável e resulta nas consequências que indiquei.

Verifico assim que o referido regulamento não tem sido cumprido e que desta vez a emissão de odores desagradáveis estão a provocar dificuldades acrescidas como posso constatar e declarar no meu caso.

Peço por isso atenção e razoabilidade na verificação da aplicação destes regulamentos para evitar que eventos como este venham a suceder no futuro.

Muito obrigado pela atenção dispensada a este assunto.

Com os meus melhores cumprimentos.
Data de ocorrência: 8 de janeiro 2024
Amarsul
18 de janeiro 2024
Caro Sr. Daniel Lobo,

Damos nota da receção da sua reclamação que mereceu a nossa melhor atenção.

A central de valorização orgânica do Seixal possui, enquanto solução para tratamento do ar e dos odores do processo de valorização orgânica de resíduos, as soluções que indicamos em seguida:

• Lavador de gases

• Biofiltro

Semestralmente é realizada uma monitorização de odores no ar após tratamento no biofiltro, não se tendo registado nenhum incumprimento da licença ambiental da instalação, no que concerne à emissão de odores, desde a sua entrada em funcionamento, em 2015.

No dia 8/1/2024 não temos registo de nenhuma outra reclamação relativa a odores com origem na central de valorização orgânica do Seixal, nem registo de qualquer funcionamento anómalo da instalação, que pudesse gerar esses odores.

Salientamos que a distância entre a referida instalação de valorização de resíduos e a zona de Alcântara, em Lisboa, é de cerca de 10 quilómetros em linha reta, pelo que a origem dos odores que identificou será, certamente, distinta da que se encontra em discussão, sendo esse facto reforçado pela inexistência de reclamações de odores durante o mesmo período.

Para qualquer esclarecimento adicional pode contactar-nos através da Linha da Reciclagem, marcando o nosso número gratuito 800 911 400 ou através do nosso e-mail: atendimento@linhadareciclagem.pt.

Amarsul, S.A.