Andante

Transportes Intermodais do Porto, A.C.E.

Novembro de 2019

há 1 semana
Andante - Cartão sempre fora de validade

Andante - Cartão sempre fora de validade

Exmo. Sr. João Leite,

Agradecemos a sua exposição, rececionada na Linhandante com número interno 85909, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma, informamos que os cartões Andante em papel possuem o prazo de validade de 1 ano sendo ainda disponibilizado o ano seguinte (+ 12 meses) para utilizar os títulos em saldo, caso ainda não o tenha feito. Assim, se o cliente possuir cartões expirados sem saldo, terá que adquirir novos suportes para viajar. Devido às suas características físicas, não é possível a impressão da validade no suporte Andante, embora a mesma se encontre registada no chip do cartão, pelo que poderá ser consultada em qualquer Loja Andante, bilheteira CP com venda Andante e nas Máquinas de Venda Automática instaladas em estações Metro do Porto e CP – Comboios de Portugal com serviço Andante.

Esta informação está integrada nas Condições de Utilização Andante, disponíveis em todos as Lojas Andante, bilheteiras CP com venda Andante, Máquinas de Venda Automática Metro do Porto e CP com serviço Andante, bem como no site www.linhandante.com. Relembramos ainda que relembrar que os prazos de validade dos novos cartões foram difundidos durante o período de implementação destes novos suportes.

Esclarecemos também que, no caso dos cartões Andante em papel, se o fim da validade do cartão se aproximar e ainda não tiver esgotado a totalidade de títulos existentes, o TIP – Transportes Intermodais do Porto possibilita a transferência dessas viagens para um novo cartão, pago pelo cliente. Contudo, se o período de 2 anos for ultrapassado, o cartão expira definitivamente, assim como qualquer saldo que aí permaneça.

Gostaríamos de salientar que dois dos quatro cartões apresentados correspondem a suportes Andante em papel com antiga imagem (Maestro), descontinuados em 2017 após uma campanha de troca gratuita com a duração de 6 meses. Também estes cartões, e possíveis títulos que pudessem conter, se encontram definitivamente expirados.

Face ao apresentado, como foi ultrapassado o prazo de troca dos cartões Andante com antiga imagem e, com base no descrito por V. Exa., os cartões mais recentes já foram emitidos há mais de 24 meses, não será possível aceder a qualquer devolução de títulos ocasionais ou montante dos suportes em papel.

Para qualquer esclarecimento adicional, colocamo-nos ao seu dispor, entre as 08:00 e as 19:00 de segunda a sexta e as 09:00 e as 13:00 ao sábado, através dos números de telefone 808 200 444 e 226 158 151 ou através do e-mail cliente@linhandante.com.

Andante respondeu à reclamação de Pedro Guimaraes
há 2 semanas

Andante - Multa

Exmo. Sr. Pedro Guimarães,

Agradecemos a sua exposição, rececionada na Linhandante com número interno 85746, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma, informamos que a situação apresentada por V. Exa. diz respeito a um Auto de notícia emitido durante uma viagem no operador de transporte Metro do Porto, pelo que iremos encaminhar o presente assunto para essa mesma entidade, que analisará o ocorrido e dará resposta no devido tempo.

Andante respondeu à reclamação de Claudio Ferreira
há 2 semanas

Andante - Carregamento multibanco

Exmo. Sr. Cláudio Ferreira,

Agradecemos a sua exposição rececionada na Linhandante com número interno 85243, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma, solicitamos dados adicionais para análise, nomeadamente:
• Número do seu cartão Andante;
• Local da Máquina Multibanco onde tentou efetuar o carregamento;
• Qual o erro apresentado.

Andante respondeu à reclamação de Miguel Silva
há 3 semanas

Andante - Humilhação por parte de técnica

Exmo. Sr. Miguel Ângelo Sequeira da Silva,

Agradecemos a sua exposição rececionada na Linhandante com número interno 85506, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma, esclarecemos que para adquirir um título andante, o cliente deve possuir o valor correto. A título de exemplo, se o cliente for a uma MVA (Máquina de Venda Automática) a mesma não aceita o pagamento se o valor não se encontrar correto.

Na situação exposta por V. Exa., consideramos que se trata de uma questão de bom senso do agente de venda, sendo que a falta de 0,01€ terá de ser suportada pelo próprio no final do turno, de um ou mais clientes.

Lamentamos naturalmente, qualquer falha de comunicação que possa ter ocorrido e informamos que serão reforçadas orientações no sentido de prestar um atendimento cordial aos nossos clientes.

Para qualquer esclarecimento adicional, colocamo-nos ao seu dispor, entre as 08:00 e as 19:00 de segunda a sexta e as 09:00 e as 13:00 ao sábado, através dos números de telefone 808 200 444 e 226 158 151 ou através do e-mail anda@linhandante.com.

Andante respondeu à reclamação de Edna Ferreira

Andante - Multa

Exma. Sra. D. Edna Ferreira,

Agradecemos a sua exposição rececionada na Linhandante com número interno 85431, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

No que concerne o mesmo somos a informar que, uma vez que não se enquadra no âmbito das nossas competências, a exposição foi encaminhada para a empresa Metro do Porto que se pronunciará em devido tempo.

Andante respondeu à reclamação de Melissa Duarte

Andante - Reclamação

Exma. Sr.ª D. Melissa Duarte,

Agradecemos a sua exposição, rececionada na Linhandante com número interno 85254, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma, devemos esclarecer que não rececionámos qualquer e-mail anterior à presente exposição efetuada pelo Portal da Queixa.

Quanto ao assunto em questão, informamos que, depois de efetuado o carregamento e validação de uma assinatura mensal, não é possível alterar o zonamento. Esta informação está disponível para consulta nas Condições de Venda Andante, no site www.linhandante.com, Lojas Andante e bilheteiras CP com venda Andante.

Mais informamos que podem ser alteradas zonas na assinatura 3Z ou alterado o tipo de assinatura, nomeadamente, Municipal para 3Z ou Metropolitano e ainda 3Z para Municipal ou Metropolitano, desde que seja de valor igual ou superior e se para o mês em questão não existirem validações no cartão. Caso existam, apenas será possível efetuar alterações no carregamento da assinatura para o mês seguinte. Desta forma, se necessitar de realizar outros trajetos, terá de adquirir títulos ocasionais ou uma nova assinatura para o efeito.

Relembramos que, no ato do carregamento, deve o cliente confirmar o zonamento carregado, bem como o respetivo valor para que, caso deseje, possa realizar alguma alteração no imediato.

Lamentamos naturalmente o incómodo causado, mas consideramos terem sido cumpridos os procedimentos estabelecidos, colocando-nos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional, entre as 08:00 e as 19:00 de segunda a sexta e as 09:00 e as 13:00 ao sábado, através dos números de telefone 808 200 444 e 226 158 151 ou pelo e-mail cliente@linhandante.com.

Andante
Andante respondeu à reclamação de José

Andante - Carregamento do andante e não consegui utilizar

Exmo. Sr. José Manuel Domingues Da Silva
Agradecemos a sua exposição rececionada na Linhandante com número interno 85118, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.
Relativamente à mesma, por forma a possibilitar uma melhor análise do sucedido, solicitamos que nos indique a data, hora e local dos carregamentos efetuados e o envio d respectivos recibos de carregamento.