Andante

Transportes Intermodais do Porto, A.C.E.

Agosto 2020

Andante respondeu à reclamação de Josefina Monteiro
há 1 semana

Andante - Documentos a apresentar em período de pandemia covid19

Exma. Sr.ª D. Josefina Monteiro,

Agradecemos a sua nova mensagem rececionada na Linhandante, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente ao mesmo, informamos que cabe ao TIP – Transportes Intermodais do Porto cumprir as condições de adesão e renovação definidos por acordo entre a Tutela e as entidades de transporte, devidamente legisladas e disponíveis para consulta.

No que diz respeito ao Decreto-Lei 299/84, confirmamos que este foi revogado pelo Artigo 70.º do Decreto-Lei n.º 21/2019. No entanto, cabe ao IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P., entidade responsável por definir o modelo da declaração oficial 4_18, proceder à sua revisão e retificação.

Nesse sentido, todas as questões relacionadas com a legislação atualmente em vigor deverão ser apresentadas ao IMT.

Para qualquer esclarecimento adicional, colocamo-nos ao seu dispor, entre as 08:00 e as 19:00 de segunda a sexta e as 09:00 e as 13:00 ao sábado, através dos números de telefone 808 200 444 e 226 158 151 ou através do e-mail cliente@linhandante.com.

Andante respondeu à reclamação de Maria Relvas
há 1 semana

Andante - Alteração de zona e multa

Exma. Sr.ª D. Maria Luísa Gomes Moura Relvas,
Agradecemos a sua exposição rececionada na Linhandante com número interno 89320, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.
Relativamente à mesma, lamentamos naturalmente qualquer transtorno causado, assim como qualquer falha de comunicação. Nesse sentido, serão reforçadas as orientações no sentido de prestar um atendimento eficiente e cordial aos nossos clientes.
Assim, informamos que depois de efetuado o carregamento e validação de uma assinatura mensal no período correspondente, não é possível efetuar qualquer alteração de zonamento, apenas podem ser alteradas as zonas de uma assinatura desde que seja de valor igual ou superior e se, para o mês em questão, não existirem validações no cartão. Caso existam, apenas será possível efetuar qualquer alteração no carregamento da assinatura para o mês seguinte.

Desta forma, se V. Exa. necessitar de realizar outros trajetos, terá de adquirir títulos ocasionais ou uma nova assinatura para o efeito. Esta informação está disponível para consulta nas Condições de Venda Andante, no site www.linhandante.com, Lojas Andante e bilheteiras CP com venda Andante.

Mais informamos que as Condições de Utilização Andante, presentes em todas as Lojas Andante, Máquinas de Venda Automática e no site da Linhandante, indicam que o Cliente deve confirmar sempre as opções escolhidas e talão do carregamento: o contrato e o zonamento pretendido, o mês carregado e o valor a pagar. Caso se verifique algum erro, é possível cancelar-se a operação nesta fase.

No que diz respeito ao auto de notícia emitido pela Metro do Porto, recordamos que deverá apresentar reclamação junto do operador.

Para qualquer esclarecimento adicional, colocamo-nos ao seu dispor, entre as 08:00 e as 19:00 de segunda a sexta e as 09:00 e as 13:00 ao sábado, através dos números de telefone 808 200 444 e 226 158 151 ou através do e-mail anda@linhandante.com.

Andante respondeu à reclamação de Josefina Monteiro
há 2 semanas

Andante - Documentos a apresentar em período de pandemia covid19

Exma. Sr.ª D. Josefina Monteiro,

Agradecemos a sua exposição rececionada na Linhandante com número interno 89307, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma, informamos que todas as operações que envolvem o cartão Andante, nomeadamente, o carregamento, a adesão, renovação ou alteração de perfis só são possíveis de ser realizadas mediante a leitura do cartão Andante e do cartão de cidadão do requerente, motivo pelo que se torna necessário a presença da cliente num dos postos de atendimento Andante - lojas Andante, bilheteiras CP com atendimento Andante ou Postos de Venda Andante aderentes da AMP.

Mais informámos que a assinatura Andante 4_18 destina-se aos estudantes do ensino não superior, dos 4 aos 18 anos, inclusive, que não beneficiem de transporte escolar no âmbito do Decreto-Lei n.º 299/84, de 5 de setembro. A renovação do perfil 4_18 é obrigatória em todos os anos letivos mediante a entrega do modelo oficial da declaração 4_18 (original, carimbada e assinada e com data inferior a 3 meses) que comprove a matrícula do estudante e que este não beneficia de transporte escolar assegurado pela Câmara Municipal. Desta forma, para efeitos de adesão ou renovação de uma assinatura 4_18, não poderá entregar um documento digitalizado. Sempre que é permitida a utilização de fotocópias para adesão ou renovação a algum perfil, o TIP – Transportes Intermodais do Porto menciona tal possibilidade nas suas comunicações oficiais, embora alertando que qualquer cópia apresentada deve ser acompanhada do respetivo original para conferência.
No entanto, na tentativa de minimizar as filas de espera e de acordo com legislação em vigor aceitamos os documentos com assinatura digital, com caráter original, conforme exigido pela tutela. No Artigo 7º Decreto-Lei nº 290-D/99, de 2 de Agosto, a aposição de assinatura digital substitui, para todos os efeitos legais, a aposição de selos, carimbos, marcas ou outros sinais identificadores do seu titular.

Recordamos que as condições de adesão definidos por acordo entre a Tutela e as entidades de transporte, estão devidamente legislados e disponíveis para consulta em qualquer Loja Andante, bilheteira CP com venda Andante e no site www.linhandante.com.

Andante respondeu à reclamação de Aline Freire

Andante - Troca de zonas

Exma. Sr.ª D. Aline Freire,

No seguimento da nossa anterior mensagem, informamos que não é possível efetuar a alteração do zonamento depois de efetuado o carregamento e validação de uma assinatura mensal no período correspondente. Podem ser alteradas as zonas de uma assinatura, desde que seja de valor igual ou superior e se, para o mês em questão, não existirem validações no cartão. Caso existam, apenas será possível efetuar qualquer alteração no carregamento da assinatura para o mês seguinte.

Esclarecemos, ainda que as Condições de Utilização Andante, presentes em todas as Lojas Andante, Máquinas de Venda Automática e no site da Linhandante, indicam que o Cliente deve confirmar sempre as opções escolhidas num carregamento: o contrato e o zonamento pretendido, o mês carregado e o valor a pagar. Caso se verifique algum erro, é possível cancelar-se a operação nesta fase.

Aliado a isto, verificamos que a assinatura foi utilizada, pelo que V. Exa. concordou com as condições em que a mesma foi adquirida, nomeadamente, o zonamento e valor pago.

Face ao apresentado e lamentando naturalmente qualquer incómodo causado, se V. Exa. necessitar de realizar outros trajetos, terá de adquirir títulos ocasionais ou uma nova assinatura para o efeito.

Andante respondeu à reclamação de Aline Freire

Andante - Troca de zonas

Exma. Sr.ª D. Aline Freire,

Agradecemos o seu novo e-mail rececionado na Linhandante, que mereceu a nossa melhor atenção e ao qual passamos a responder.

Relativamente ao mesmo, informamos que, depois de efetuado o carregamento e validação de uma assinatura mensal no período correspondente, não é possível efetuar a alteração do zonamento. Esta informação está disponível para consulta nas Condições de Venda Andante, no site www.linhandante.com, Lojas Andante e bilheteiras CP com venda Andante.

Mais esclarecemos que podem ser alteradas as zonas de uma assinatura, desde que seja de valor igual ou superior e se, para o mês em questão, não existirem validações no cartão. Caso existam, apenas será possível efetuar qualquer alteração no carregamento da assinatura para o mês seguinte. Desta forma, se o cliente necessitar de realizar outros trajetos, terá de adquirir títulos ocasionais ou uma nova assinatura para o efeito.

No caso em apreço, foi possível verificar que V. Exa. efetuou o carregamento da sua assinatura para agosto de 2020 e usufruiu da mesma, pelo que não será possível realizar qualquer alteração ao tipo de zonamento da mensalidade carregado.

Andante respondeu à reclamação de Erisvaldo Silva

Andante - Cartão do andante

Exmo. Sr. Erisvaldo Silva,

Agradecemos a sua nova mensagem, bem como a sua exposição via Livro de Reclamações (registada internamente com o n.º 88917), que mereceram a nossa melhor atenção e ao qual passamos a responder.

Relativamente às mesmas, informamos que, depois de efetuado o carregamento e validação de uma assinatura mensal no período correspondente, não é possível efetuar a alteração do zonamento. Esta informação está disponível para consulta nas Condições de Venda Andante, no site www.linhandante.com, Lojas Andante e bilheteiras CP com venda Andante.

No caso em apreço, foi possível verificar que V. Exa. efetuou o carregamento da sua assinatura para agosto de 2020 e usufruiu da mesma, pelo que não será possível realizar qualquer alteração ao tipo de mensalidade carregado. Lamentamos naturalmente alguma falha de comunicação ocorrida durante o atendimento e reforçaremos as orientações no sentido de prestar um atendimento eficiente e cordial junto aos nossos clientes.

Andante respondeu à reclamação de Luís Bastos

Andante - Erro na validação do cartão

Exmo. Sr. Luís Bastos,

No seguimento do nosso anterior contacto, face à falta de resposta por parte de V. Exa., voltamos a solicitar que indique o número do cartão Andante validado para a realização da viagem em questão.

Deverá responder a esta mensagem no prazo de 5 dias. Se não obtivermos resposta após ultrapassado este período, consideraremos esta reclamação como encerrada.

Andante - Reclamar uma injustiça

Assunto: resposta a Reclamação AMT n.º 28774613, Folheto n.º 148090 e Portal da Queixa n.º 44393220

Exmo. Sr. Luís Costa,

No seguimento das exposições de V. Exa., registadas internamente com os n.os 88821, 88879 e 88895, informamos que não é possível efetuar a alteração do zonamento depois de efetuado o carregamento e validação de uma assinatura mensal no período correspondente. Esta informação está disponível para consulta nas Condições de Venda Andante, no site www.linhandante.com, Lojas Andante e bilheteiras CP com venda Andante.

Mais esclarecemos que podem ser alteradas as zonas de uma assinatura, desde que seja de valor igual ou superior e se, para o mês em questão, não existirem validações no cartão. Caso existam, apenas será possível efetuar qualquer alteração no carregamento da assinatura para o mês seguinte. É também responsabilidade do cliente a verificação de todos os dados inerentes à operação – mês, valor e zonamento – ainda durante o atendimento, por forma à correção imediata de algum erro.

No caso em apreço, a esposa de V. Exa. deslocou-se à Loja Andante da Trindade no dia 28 de julho de 2020 e solicitou o carregamento da sua assinatura mensal para agosto nos mesmos termos dos meses anteriores – assinatura 3Z (zonas PRT1, PRT3 e MAI4) –; tendo o pedido sido imediatamente acedido pelo Agente de venda. A 1 de agosto, a sua esposa retornou à mesma loja e informou que, na noite anterior, havia sido contactada pela sua entidade patronal a informada que o seu novo local de trabalho passaria a ser na Maia – mais concretamente, passaria a viajar para a zona Andante MAI1. Uma vez que validara a sua mensalidade de agosto nessa mesma manhã, foi impossível efetuar o acréscimo de zonas pretendido (alteração de assinatura 3Z para Metropolitano).

Face aos dados apresentados, verificámos que a sua esposa não solicitou qualquer alteração aquando do carregamento de 28 de julho, só passando a necessitar de viajar para outra zona posteriormente. Como a assinatura de agosto 2020 foi validada, o pedido de alteração de zonamento não foi concretizado. Também não se verifica a existência qualquer lapso do Agente de venda na operação original, tendo o mesmo agido de acordo com o solicitado. A única solução possível passaria pela aquisição de outro cartão Andante e o carregamento de uma mensalidade adequada (custos suportados pela cliente), mas foi prontamente recusada.

Mais tarde e por diversos meios, V. Exa. contactou a Linhandante no sentido de obter outra solução. Uma vez que não seria possível alterar o zonamento na assinatura validada, foi sugerida a troca excecional de zonas dentro da assinatura 3Z carregada, devendo a sua esposa comprar um novo cartão Andante e abdicar da zona PRT1 em prol da zona MAI1, o que permitiria a realização do seu trajeto casa-trabalho. Esta solução foi também recusada.

Face ao apresentado, não existirão alternativas àquelas já fornecidas, pelo que o TIP – Transportes Intermodais do Porto não dispõe de informações adicionais a acrescentar.

Andante respondeu à reclamação de Erisvaldo Silva

Andante - Cartão do andante

Exmo. Sr. Erisvaldo Silva,

Agradecemos a sua exposição, rececionada na Linhandante com número interno 88860, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma, informamos que a situação foi encaminhada para análise, pelo que esperamos dar resposta com a maior brevidade possível.

Exmo. Sr. Luís Costa,

No seguimento da nossa anterior mensagem, informamos que não é possível efetuar a alteração do zonamento depois de efetuado o carregamento e validação de uma assinatura mensal no período correspondente. Esta informação está disponível para consulta nas Condições de Venda Andante, no site www.linhandante.com, Lojas Andante e bilheteiras CP com venda Andante.

Face ao apresentado e lamentando naturalmente qualquer incómodo causado, se a esposa de V. Exa. necessitar de realizar outros trajetos, terá de adquirir títulos ocasionais ou uma nova assinatura para o efeito.

Exmo. Sr. Luís Costa,

Agradecemos a sua exposição, rececionada na Linhandante com número interno 88821, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma, solicitamos que V. Exa. forneça o número de cartão Andante da sua esposa, de modo a ser possível analisar a ocorrência.