Andante

Transportes Intermodais do Porto, A.C.E.

Janeiro 2021

Bilhética e Títulos de Mobilidade

Telefone: 808200444

Av. de Fernão de Magalhães 1862, Porto

cliente@linhandante.com

Andante respondeu à reclamação de Rúben

Andante - Enganos

Exmo. Sr. Rúben Matias,

No seguimento do nosso anterior contacto, verificámos que V. Exa. entrou em contacto direto com a Linhandante, tendo sido efetuado o registo interno da chamada telefónica com o número 32478.

Neste momento, o seu pedido foi encaminhado internamente para tratamento, pelo que será dada resposta com a maior brevidade possível.

Para qualquer esclarecimento adicional, colocamo-nos ao seu dispor, entre as 08:00 e as 19:00 de segunda a sexta e as 09:00 e as 13:00 ao sábado, através dos números de telefone 808 200 444 e 226 158 151 ou através do e-mail cliente@linhandante.com.

Andante respondeu à reclamação de Rúben

Andante - Enganos

Exmo. Sr. Rúben Matias,

Agradecemos a sua exposição, rececionada na Linhandante com número interno 32480, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma, esclarecemos que, quando uma aquisição é efetuada numa Máquina de Venda Automática Metro do Porto, a inserção de NIF deve ser efetuada no ato de compra. Mais informamos que não é possível corrigir faturas relativas a carregamentos de assinaturas mensais já a decorrer, pelo que não poderemos associar o seu NIF ao documento emitido aquando da sua aquisição da mensalidade para dezembro 2020. Contudo, se considerar adequado, sugerimos a emissão de uma declaração comprovativa do carregamento em questão com os seus dados, mas sem efeitos fiscais, que poderá anexar à fatura já existente.

Face ao apresentado, pedimos que V. Exa. confirme se pretende a referida declaração.

Andante respondeu à reclamação de Irene Costa

Andante - Multa atribuída abusiva

Exma. Sr.ª D. Deuzirene Quirino,

Agradecemos a sua exposição rececionada na Linhandante com número interno 90654, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Face ao exposto, informamos que a sua exposição foi encaminhada para o operador Metro do Porto, entidade responsável pela análise da ocorrência e posterior envio da respetiva resposta.

Exmo. Sr. António Lima,

Agradecemos a sua nova resposta, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma, esclarecemos o seguinte:

1. Conforme indicado anteriormente, o TIP – Transportes intermodais do Porto segue as normas definidas pela Tutela no que toca à aceitação de documentação para efeitos de renovação de tarifas Social+. Atualmente, não existe qualquer tipo de indicação superior que aponte para a possibilidade de atualização destas assinaturas por via eletrónica, sendo sempre necessária a verificação física de todos os documentos originais apresentados.

2. Em relação à segunda questão, voltamos a remeter para as indicações da Tutela, devidamente legisladas, que referem a necessidade de apresentação da declaração comprovativa da condição de beneficiário do Rendimento Social de Inserção dentro do período de 15 dias desde a sua data de emissão (alínea E do Artigo 3.º-B, Portaria n.º 36/2012, publicada em Diário da República, 1.ª série — N.º 28 — 8 de fevereiro de 2012). Não existindo qualquer indicação contrária, quaisquer declarações apresentadas fora deste prazo serão recusadas.

Face ao apresentado, V. Exa. deverá reunir a documentação necessária para concluir a renovação do seu perfil Social+ A (RSI) numa Loja Andante e, uma vez que foram fornecidas todas as informações necessárias em relação à situação em questão, consideraremos a presente reclamação como encerrada.

Exmo. Sr. António Lima,

Agradecemos a sua resposta, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma, informamos que o processo de renovação das tarifas sociais Andante segue as diretrizes fornecidas pela Tutela para o efeito, conforme explanado no Artigo 5.º das Condições de Utilização Andante (https://linhandante.com/condicoes.asp), pelo que V. Exa. terá necessariamente de se deslocar a uma Loja Andante para o efeito. Se possível, aconselhamos o período intermédio do mês, onde encontrará uma afluência acentuadamente menor quando comparada ao início/final do mesmo.

Relembramos ainda que o perfil Social+ A tem uma validade de 1 ano, sendo sempre renovável a partir do início do último mês antes do término da tarifa, de forma a providenciar aos clientes a possibilidade de deslocação às Lojas Andante nos períodos que considerarem mais adequados. Por sua vez, de forma a manter os nossos clientes constantemente informados, a validade do perfil é consultável em qualquer Loja Andante, bilheteira CP com venda Andante ou Máquina de Venda Automática Metro do Porto/CP com venda Andante.

Quanto à documentação requerida para a renovação do seu perfil, V. Exa. foi anteriormente informado que já não é necessária deslocação física à Segurança Social, uma vez que passou a ser aceitável a apresentação de uma declaração emitida pela plataforma da Segurança Social Direta, desde que cumpra os requisitos já referidos, tendo apenas de validar a assinatura digital antes de proceder com a impressão do documento.

Por fim, se V. Exa. se vir impedido de se deslocar a uma Loja Andante para concluir a renovação do seu perfil Social+ A, é possível atribuir poderes de representação a uma terceira pessoa. Para esse efeito, deverá preencher e assinar a Declaração de Representação por Terceiros, que segue em anexo a esta mensagem, tendo o seu representante de apresentá-la na Loja Andante em conjunto com toda a restante documentação requerida.

Face à informação já apresentada, consideramos terem sido fornecidos todas as explicações necessárias e as soluções possíveis para o caso exposto por V. Exa., pelo que não dispomos de dados a acrescentar.

Exmo. Sr. António Lima,

Agradecemos a sua exposição, rececionada na Linhandante com número interno 90488, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma, reiteramos as informações já prestadas na exposição anterior acerca da documentação necessária para efeitos de renovação do perfil Social+ A:
• Requerimento Social+ preenchido;
• Apresentação do documento de Identificação Civil;
• Cópia e original da declaração do Ministério da Solidariedade e Segurança Social com os seguintes elementos:
 Confirmação de beneficiário da prestação social RSI/CSI;
 Montante da prestação;
 Número e identificação de elementos do agregado familiar do requerente;
 Data da declaração inferior a 15 dias.

Mais informamos que, desde a sua anterior exposição e para efeitos de renovação do perfil Social+ A (RSI/CSI), passou a ser aceite a declaração emitida pelo portal Segurança Social Direta, desde que cumpra os seguintes requisitos:
• Confirmação de beneficiário da prestação social RSI/CSI;
• Montante da prestação;
• Assinatura digital do documento validada;
• Data da declaração inferior a 15 dias.

Mais informamos que os critérios de adesão e renovação de perfis sociais acima apresentados decorrem de normas determinadas pela Tutela, devendo estas ser cumpridas tanto pelo TIP – Transportes Intermodais do Porto como pelos passageiros interessados em aderir.