Andante

Transportes Intermodais do Porto, A.C.E.

Setembro de 2019

Andante respondeu à reclamação de Ángel Torrens
há 5 dias

Andante - Fraude

Exmo. Sr. Ángel Torrens Echeverría,

No seguimento da sua exposição rececionada na Linhandante, que mereceu a nossa melhor atenção, passamos a responder.

Relativamente à mesma, lamentamos informar V.Exa. que sem o fornecimento dos dados solicitados não será possível efetuar uma análise do sucedido.

Para qualquer esclarecimento adicional, colocamo-nos ao seu dispor, entre as 08:00 e as 19:00 de segunda a sexta e as 09:00 e as 13:00 ao sábado, através dos números de telefone 808 200 444 e 226 158 151 ou através do e-mail cliente@linhandante.com.

Andante respondeu à reclamação de Emilia Santos
há 5 dias

Andante - Atualização de passe estudantes/sub23

Exma. Sr.ª D. Maria Emília Vieira Ferreira dos Santos,

Agradecemos a sua exposição rececionada na Linhandante com número interno 84846, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma, informamos que o Perfil Sub23 se destina a estudantes inscritos no Ensino Superior até aos 23 anos (inclusive). Com exceção dos estudantes inscritos nos cursos de Medicina e Arquitetura que beneficiam do mesmo desconto até aos 24 anos de idade (inclusive). No caso de ser beneficiária de Ação Social Escolar – bolseiro, irá usufruir de um desconto de 60% de desconto face à assinatura normal. Caso não seja beneficiária de Ação Social Escolar irá usufruir de um desconto de 25%. A adesão ou renovação do perfil Sub23 tem que ser efetuada pelo titular, uma vez que carece de assinatura de contrato.

Para aderir a este perfil deverá apresentar os seguintes documentos:
o Apresentação do documento de identificação;
o Declaração Sub23;
o Fotografia a cores, para a emissão do cartão Andante;
o 3 EUR, relativos ao custo do cartão Andante.

Poderá entregar a documentação solicitada em qualquer Loja Andante ou bilheteira CP com atendimento Andante (http://www.linhandante.com/ondesecompra.asp). Junto anexámos horário das lojas Andante e das bilheteiras CP com atendimento Andante.
Numa assinatura com 3 zonas, o custo poderá ser de 12 EUR (Sub23 A) ou 22,50 EUR (Sub23), caso seja assinatura Metropolitano (todas as zonas), o custo poderá ser de 16 Eur (Sub23 A) ou 30 EUR (Sub23).

Lamentamos todo o transtorno causado, no entanto informamos que não será possível aceder ao seu pedido pelos motivos acima expostos.

Andante
Andante respondeu à reclamação de Bruna

Andante - Falta de informação ao cliente, e má gestão do serviço técnico

Exma. Sr.ª D. Bruna Castro,

Agradecemos mais uma vez a sua exposição rececionada na Linhandante com número interno 84843, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma informamos que, depois de efetuado o carregamento e validação da Assinatura Mensal (ou qualquer outro tipo título durante o mês correspondente), não é possível efetuar a alteração do zonamento carregado. Esclarecemos também que esta informação se encontra disponível no site Linhandante (https://linhandante.com/faq.asp) e afixado em todas as Lojas Andante.

Mais informamos que podem ser alteradas zonas na assinatura 3Z ou alterar o tipo de assinatura, nomeadamente municipal para 3Z, 3Z para Municipal ou Municipal para Metropolitano, desde que seja de valor igual ou superior e se para o mês em questão não existirem validações.

Desta forma, caso necessite de realizar outros trajetos, terá de adquirir títulos ocasionais para o efeito, sendo permitido o acréscimo das zonas pretendidas para o mês seguinte.

Lamentamos o incómodo causado, no entanto informamos que não será possível aceder ao seu pedido pelos motivos acima expostos.

Andante respondeu à reclamação de Hermínio Fernandes

Andante - Procedimento - certificação passe sub23 superior

Exmo. Sr. Hermínio Fernandes,

Agradecemos a sua exposição rececionada na Linhandante com número interno 28458, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma, informamos que o Perfil Sub23 se destina a estudantes inscritos no Ensino Superior até aos 23 anos (inclusive). Com exceção dos estudantes inscritos nos cursos de Medicina e Arquitetura que beneficiam do mesmo desconto até aos 24 anos de idade (inclusive). No caso de ser beneficiária de Ação Social Escolar – bolseiro, irá usufruir de um desconto de 60% de desconto face à assinatura normal. Caso não seja beneficiária de Ação Social Escolar irá usufruir de um desconto de 25%. A adesão ou renovação do perfil Sub23 tem que ser efetuada pelo titular uma vez que carece de assinatura de contrato.

Para aderir a este perfil deverá apresentar os seguintes documentos:
o Apresentação do documento de identificação;
o Declaração Sub23;
o Fotografia a cores, para a emissão do cartão Andante;
o 3 EUR, relativos ao custo do cartão Andante.

Cumpre-nos, ainda informar que, apesar de todo o reforço planeado e efetuado nas Lojas Andante, nem sempre é possível diminuir as filas de espera como seria desejável, sobretudo em período de início/final de mês, devido à maior afluência de clientes a estes estabelecimentos, o que conduz naturalmente a um maior período de espera para atendimento. Nestes momentos, o TIP – Transportes Intermodais do Porto, ACE reforça sempre o número de agentes de venda, com o objetivo de manter o máximo de postos em funcionamento e, desta forma, diminuir as filas de espera.

Esclarecemos, ainda que, aliado à habitual afluência no período suprarreferido, o aproximar do início de um novo ano letivo e a novidade da assinatura Sub13 gratuita para crianças, está a causar um aumento excecional de clientes nas Lojas Andante, o que conduz a maiores constrangimentos na capacidade de atendimento dos nossos estabelecimentos.

No que concerne ao atendimento nas Lojas Andante, o mesmo é efetuado por ordem de chegada, de acordo com a categoria do ticket de vez que o cliente retira no respetivo dispensador – Atendimento Geral, Informações ou Prioritário –, existindo uma tolerância de 3 números que, se ultrapassada, obriga à retirada de nova senha. Tal como outras instituições, as Lojas Andante deixam de disponibilizar senhas de atendimento quando o volume de clientes já munidos das mesmas origina o atendimento para além da hora de encerramento da loja. O sistema tira-vez é uma aplicação informática que, com base no número de clientes em espera, tempo médio de atendimento e aproximação da hora de encerramento da loja, cessa automaticamente o fornecimento de senhas.

Andante respondeu à reclamação de Samira Penteado

Andante - App cobra um valor maior do que o utilizado

Exma. Sra. D. Samira Penteado,

No seguimento da sua exposição rececionada na Linhandante com número interno 84368, e após análise das entidades competentes vimos por este meio esclarecer que uma cativação é uma expressão associada ao saldo da conta bancária, que significa que existem valores cativos que se encontram reservados pelo banco para garantir a execução de uma operação ainda não terminada, ficando esse montante cativo até à liquidação da dívida.

Quando são gerados pedidos de cativação pela aplicação anda para efetuar pagamentos, o dinheiro não sai imediatamente da conta de V. Exa., ficando em cativo durante alguns dias, até a cobrança ser efetivamente processada e o banco atualizar a informação contabilística.

As cativações são realizadas nos dias 7, 14, 21 e 27 de cada mês, sendo que cada operação é anulada a anterior (descativação), e criada uma nova cativação com o valor em dívida até à data do processamento.

Esclarecemos que é o banco emissor do cartão quem aplica a cativação de valores. Por norma, quando os comerciantes dão a ordem de compra, os bancos retiram os valores cativos. Neste caso, o chamado “comerciante” (TIP – Transportes Intermodais do Porto) solicita a cativação de um determinado montante e cabe à entidade bancária a execução dessa ordem. De igual forma, quando o comerciante pede a descativação de valores, o banco processa esse movimento.

Durante a análise, foi possível verificar problemas na execução dos pedidos de descativação, pelo que deverá V. Exa. expor este caso à entidade bancária responsável pelo seu cartão, e solicitar esclarecimentos sobre as operações rejeitadas para restituição de valores cativos e esclarecer se os mesmos lhe foram devolvidos.

Aproveitamos ainda para clarificar que o TIP não possui nenhuma ordem de compra realizada no seu cartão desde 27 de agosto, e que as últimas liquidações dos valores em dívida foram realizadas nos dias 3 e 21 de setembro, estando a situação sanada.

Colocamo-nos ao dispor de V. Exa., para qualquer esclarecimento adicional, entre as 08:00 e as 19:00 de segunda a sexta e as 09:00 e as 13:00 ao sábado, através dos números de telefone 808 200 444 e 226 158 151 ou através do e-mail cliente@linhandante.com.

Andante respondeu à reclamação de Ricardo Silva
Andante

Andante - "recusa de atendimento antes do horário de expediente terminar"

Exmo. Sr. Ricardo Silva,

Agradecemos a sua exposição rececionada na Linhandante com número interno 84792, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma, lamentamos o transtorno causado e informamos que, apesar de todo o reforço planeado e efetuado nas Lojas Andante, nem sempre é possível diminuir as filas de espera como seria desejável, sobretudo em período de início/final de mês, devido à maior afluência de clientes a estes estabelecimentos, o que conduz naturalmente a um maior período de espera para atendimento. Nestes momentos, o TIP – Transportes Intermodais do Porto, ACE reforça sempre o número de agentes de venda, com o objetivo de manter o máximo de postos em funcionamento e, desta forma, diminuir as filas de espera.

No que concerne ao atendimento nas Lojas Andante, o mesmo é efetuado por ordem de chegada, de acordo com a categoria do ticket de vez que o cliente retira no respetivo dispensador – Atendimento Geral, Informações ou Prioritário –, existindo uma tolerância de 3 números que, se ultrapassada, obriga à retirada de nova senha. Mais informamos que, o atendimento prioritário é respeitado desde que haja distribuição de senhas de atendimento e de acordo com o descrito no Decreto-Lei nº 58 /2016 de 29 de dezembro:
o Pessoas com deficiência ou incapacidade, em grau igual ou superior a 60%, reconhecido por atestado multiusos;
o Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, desde que apresentem evidente alteração ou limitação das funções físicas ou mentais;
o Grávidas;
o Pessoas acompanhadas por crianças de colo até aos 2 anos de idade.

Andante
Andante respondeu à reclamação de Maria

Andante - Recusa de atendimento prioritário a pessoa com 91 anos

Exma. Sr.ª D. Maria Dias,

Agradecemos a sua exposição rececionada na Linhandante com número interno 84748, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma, informamos que, apesar de todo o reforço planeado e efetuado nas Lojas Andante, nem sempre é possível diminuir as filas de espera como seria desejável, sobretudo em período de início/final de mês, devido à maior afluência de clientes a estes estabelecimentos, o que conduz naturalmente a um maior período de espera para atendimento. Nestes momentos, o TIP – Transportes Intermodais do Porto, ACE reforça sempre o número de agentes de venda, com o objetivo de manter o máximo de postos em funcionamento e, desta forma, diminuir as filas de espera.

o Grávidas;
o Pessoas acompanhadas por crianças de colo até aos 2 anos de idade.

Tal como outras entidades, as Lojas Andante deixam de disponibilizar senhas de atendimento quando o volume de clientes já munidos das mesmas origina o atendimento para além da hora de encerramento da loja. O sistema tira-vez é uma aplicação informática que, com base no número de clientes em espera, tempo médio de atendimento e aproximação da hora de encerramento da loja, cessa automaticamente o fornecimento de senhas.

Por fim, informamos que o TIP – Transportes Intermodais do Porto, ACE é obrigado a ter nos seus estabelecimentos e a disponibilizar, sempre que o solicitado, o Livro Vermelho de Reclamações da Autoridade de Mobilidade e Transportes de acordo com o Decreto-Lei n.º 156/2005, publicado em Diário da República n.º 178/2005, Série I-A de 2005-09-15. No entanto, a disponibilização do referido Livro ao cliente não se encontra abrangida pelo regime de prioridade devendo ser retirada uma senha de atendimento geral, ficando o cliente a aguardar pela sua vez.
Lamentamos todo o incómodo causado e informamos que que o TIP – Transportes Intermodais do Porto, ACE mantém um elevado grau de exigência quanto ao profissionalismo de todos os Agentes de vendas, pelo que iremos integrar a presente exposição na avaliação e melhoria dos serviços prestados nas Lojas Andante.

Carlos Alberto comentou uma reclamação à marca Andante
Novo comentário

Andante - Falta de informação ao cliente, e má gestão do serviço técnico

Eu usufruo da empresa Andante do Porto há alguns anos e nos últimos três anos usufruía de um desconto… ler reclamação

Carlos Alberto

Por acaso esteve em coma? É que assim de repente, parece-me a única explicação plausível para ter passado ao lado das tão… ler mais

Andante respondeu à reclamação de Samira Penteado

Andante - App cobra um valor maior do que o utilizado

Exma. Sra. D. Samira Penteado,

Agradecemos a sua exposição rececionada na Linhandante com número interno 84368, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma, informamos que a situação se encontra em análise junto das entidades competentes, pelo que a nossa resposta nem sempre é enviada com a celeridade que desejaríamos, estando o TIP a desenvolver todos os esforços para que possamos dar uma resposta com a maior brevidade possível.

Andante respondeu à reclamação de Liliana Coelho

Andante - Caos atendimento na loja de Brito Capelo

Exma. Sr.ª D. Liliana Coelho,

Agradecemos a sua exposição rececionada na Linhandante com número interno 84686, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Andante respondeu à reclamação de Elisabete Vidal

Andante - Poucos funcionários no início de mês

Exma. Sr.ª D. Elisabete Vidal.

Agradecemos a sua exposição rececionada na Linhandante com número interno 84682, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Andante
Andante respondeu à reclamação de Silvia
há 2 semanas

Andante - Faturação 2ª via

Exma. Sr.ª D. Cristiana Pontes Capela Cardoso,

Agradecemos a sua exposição rececionada na Linhandante com número interno 28485, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma, informamos que o TIP – Transportes Intermodais do Porto, ACE não procede à correção de faturas após a sua emissão. Esclarecemos ainda os prazos estabelecidos para solicitar faturas relativas a carregamentos Andante:
• Aquisições em Lojas Andante, bilheteiras CP com venda Andante, Agentes Payshop e Máquinas de Venda Automática Metro do Porto: inserção de NIF apenas quando solicitada no ato de compra;
• Aquisições em Máquinas de Venda Automática CP: solicitação de fatura com NIF até 5 dias úteis após a data de compra.
Desta forma, lamentando o incómodo causado, não será possível aceder ao seu pedido.

Andante respondeu à reclamação de Inês Oliveira
há 2 semanas

Andante - Troca gratuita de cartão passe sub23

Exma. Sr.ª D. Inês Azeredo Oliveira,

Agradecemos a sua exposição rececionada na Linhandante com número interno 84493, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma, lamentamos todo o transtorno que a situação possa ter causado e informamos que, usufruiu da troca gratuita do cartão Andante quando efetuou alteração do perfil Estudante para o perfil 4_18, pelo que não será possível aceder ao seu pedido.