Venda de Motos e Acessórios
Antero Rodrigues da Silva & Filhos, Lda
  • EN 1 Av. Dr. Moreira de Sousa, Nº 2311
    4415-385 Pedroso
  • geral@anteromotos.pt

Antero Motos - Incompetência total - motociclo com direcção danificada passa na revisão e mais de 3 semanas para enviar um documento já feito

Miguel apresentou a reclamação
9 de julho 2021
Venho por este meio, prestar reclamações ao serviço pós-venda vergonhoso e incompetente da Antero Motos.

Após o meu motociclo ter sofrido um sinistro, este mesmo ficou entregue à Antero Motos. Algumas semanas depois, foi-me entregue um orçamento total dos danos do motociclo. Como não queria repará-lo na sua totalidade, dirigi-me à Antero e falei com um mecânico da oficina para perceber o que era absolutamente essencial reparar, de modo a ter uma condução perfeitamente normal, ignorando os restantes reparos estéticos. Após dar a intenção do que queria reparado à Antero Motos, pedi para que também fizessem a revisão dos 20,000 km, de modo a assegurar que, após a reparação, o motociclo encontrava-se com o funcionamento ideal. Como é claro, tal não aconteceu.
Depois de efectuar o pagamento e conduzir o meu motociclo até casa, reparei que este tinha a direcção torta. Pude confirmar este problema porque, assim que largava o guiador do motociclo, este começava a cair imediatamente e drasticamente para a esquerda. Realizei este teste em várias superfícies e, mesmo tendo todo o meu peso do lado direito da mota, esta continuava a cair para a esquerda. Uma mota, quando em velocidade, segue automaticamente em frente numa linha recta, a menos que uma força contrária o impeça.
Após isto, decidi ligar à Antero e falar com um assistente da oficina. Eis que Antero Motos desce a um novo nível de incompetência. Ao dar a minha insatisfação do serviço, questionando como é possível uma mota que acaba de sair duma revisão vir com um problema tão grave como este, e explicar como é que detectei o problema, este tem a audácia de responder:
- "Mas o motociclo é para se conduzir com as duas mãos."
Acho tal resposta uma completa falta de consideração pela segurança do cliente, e uma ignorância tremenda. Mas, se calhar, o empregado acharia mais justificado se dissesse que reparei no problema de direcção após sofrer um sinistro devido ao mesmo.

Infelizmente, a incompetência da Antero não termina aqui. Depois de tudo isto, a Antero fez 2 novos orçamentos para a reparação do meu motociclo. O primeiro, sendo os danos aos meus acessórios extra do motociclo, que ficaram esquecidos no primeiro orçamento total. E por segundo, o orçamento da reparação da direcção.
Estou há mais de 3 SEMANAS à espera que me enviem um orçamento que JÁ SE ENCONTRA FEITO. O orçamento literalmente já está feito do lado da Antero desde do início, só têm que me o reencaminhar. Não sei se esta gente toda vai infeliz para o trabalho ou não, mas o cliente não tem culpa. Já liguei 5x à Antero, ameaçando na última chamada que iria prestar reclamações caso não tivessem enviado o novo orçamento. Voltei a relembrar na quinta-feira, pela 6ª vez e via email para que fique registado, e nada feito.

Tenho o meu seguro à espera do orçamento total dos danos, e não o consigo entregar por causa desta situação. Até hoje, continuo a aguardar resposta por parte da Antero.
Data de ocorrência: 9 de julho 2021
Antero Motos
Estimado Sr. Miguel Neto,

Em primeiro lugar, lamentamos que a sua experiência em ANTERO não tenha ido de encontro às suas (e nossas) expectativas.
Compete-nos esclarecer o seguinte:
- Aquando da sua primeira visita ao nosso serviço de após-venda, foi orçamentado o valor de 4768,72€ (orçamento nº 1164) para reparação do seu veículo, YAMAHA MT-07 que incluía, entre outros, a substituição das baínhas da suspensão frontal, componentes críticos para a estabilidade e equilíbrio de qualquer tipo de veículo;
- O Sr. Miguel Neto selecionou e indicou para serem montados e/ou reparados apenas alguns componentes deste orçamento, nos quais não se incluíam as ditas baínhas de suspensão (foi então criado o orçamento nº 1340, onde constam todos os componentes por si selecionados);
- Em nenhuma circunstância um perito de companhia de seguros se deslocou ao nosso serviço de após-venda para realizar peritagem no veículo, nem temos qualquer registo interno ou externo do mesmo ter acontecido;
- Lamentamos que o serviço da receção de após-venda não o tenha contactado no sentido de apurar as suas necessidades de orçamento para os acessórios da sua YAMAHA MT-07. No entanto, e para podermos ir de encontro ao que pretende, necessitamos de uma de duas situações: que nos traga presencialmente o veículo para o nosso responsável de orçamentação poder orçamentar os acessórios em falta ou que nos envie fotos dos referidos acessórios que deseja ver orçamentados.

Qualquer dúvida, estamos à disposição para esclarecimento no sentido de resolver a situação tão rápido quanto possível.

António Oliveira
Gestor de Serviço Oficina
12 de julho 2021

- O primeiro orçamento que me foi dado, foi no valor de 4368,66€, e não de 4768,72€. De facto, confirmo que a bainha está no primeiro orçamento. Tal como estão outros componentes críticos para a condução do veículo, que no entanto não passam de apenas danos estéticos. Todavia, tal falha na condução devia ter sido reflectida na revisão do motociclo.
- Não sei onde é que leu na reclamação a palavra "perito", mas tal nunca foi mencionado.
- O mecânico já na altura vos tinha entregue os acessório danificados do meu motociclo. Isto foi-me confirmado 2x pelo próprio mecânico, e uma outra funcionária que teve acesso aos documentos. Ou duas pessoas distintas me estão a mentir, ou o senhor parece-me algo perdido. Caso não se recorde, na altura do reparo, as minhas crashbars foram para o vosso lixo - tal autorização foi dada, porque já tinham anotado todos os acessórios danificados. A menos que queira ir à procura das minhas crashbars danificadas, não tenho como lhe disponibilizar as fotos de todos os acessórios danificados. Envio em anexo, o primeiro orçamento que me foi dado. Continuo a aguardar o orçamento total que inclui os acessórios.

Obrigado.
Esta resposta tem um anexo privado
12 de julho 2021
Curiosamente, no serviço mencionado no orçamento, este designa-se por "ORÇAMENTO PERITAGEM". No entanto, não houve presença de qualquer perito. Desconhecia a possibilidade duma peritagem feita sem um perito.
Antero Motos
Estimado Sr. Miguel Neto,

Conforme solicitado, anexamos orçamento nº1164 referente ao valor total de reparação.

Ao dispor para qualquer esclarecimento.

António Oliveira
Gestor de Serviço Oficina
Esta resposta tem um anexo privado
15 de julho 2021

Obrigado por enviar o documento pretendido. Tenho pena que esta seja a única maneira de ter a atenção devida da Antero Motos pós-venda.

Melhores cumprimentos,
Miguel Neto
Miguel avaliou a marca
15 de julho 2021

Serviço pós-venda de tal maneira vergonhoso, que nem depois de mais 3 semanas, 5 chamadas e um email a ameaçar uma reclamação, foram capazes de enviar um documento JÁ FEITO, desde do início, por email. Foi preciso submeter uma reclamação para ter a devida atenção. Recomendo a compra dum motociclo na Antero, desde que não voltem a pôr lá os pés.