Associação Portuguesa de Escolas de Condução

APEC - Reprovação injusta

Marta Lopes Guerreiro
Marta Guerreiro apresentou a reclamação
17 de janeiro 2024
Fiz o exame prático de condução na APEC de Lisboa dia 13 Dezembro 2023, a examinadora chumbou-me, dando-me como motivo não ter obrigação de estar à espera que eu concluísse a manobra de inversão de marcha, levei de facto algum tempo a tentar concluir a manobra, porém não estorvei o trânsito, pois não passou nenhum veículo no local onde eu estava a fazer a manobra. Não pus nada nem ninguém em risco durante o exame, não perturbei o trânsito nem a circulação de nenhum outro veículo ou peão. O único motivo de chumbo, foi não concluir a manobra no tempo que a examinadora entendeu, quando nunca ninguém me informou na escola que havia um tempo cronometrado para executar as manobras durante o exame.
A rapariga que fez o exame em seguida ao meu levou mais tempo a fazer uma manobra de estacionamento paralelo que eu a fazer a inversão de marcha, a examinadora disse que necessitou de travar para a colega não bater nos outros carros estacionados enquanto estacionava, a examinadora deu-lhe todas as dicas do que fazer para estacionar corretamente. A mim não me deu qualquer dica de como fazer inversão de marcha nem me disse que precisou de travar para que eu não batesse noutros veículos durante a manobra. No final, eu chumbei e a colega aprovou. Coincidência ou não, a colega chegou ao centro de exames acompanhada pelo instrutor no carro da escola Segurança Máxima do Saldanha, e a mim foi-me dito para me dirigir sozinha ao centro de exames
Data de ocorrência: 13 de dezembro 2023