87.7

April - Recusa de reembolso

Odeta Pontes
Odeta Pontes apresentou a reclamação
25 de outubro 2023
No passado dia 4 de Maio dirigi-me ao balcão do BPI dos Oliviais para formalizar o pedido de liquidação do credito hipotecário que mantinha nesta instituição ( ver doc 1 em anexo).
No dia 19 de Maio o Banco BPI entregou-me ao balcão a confirmação do pedido de reembolso antecipado confirmando que o valor da hipoteca estava saldado ( ver doc 2 em anexo ).
Nessa data foi pedido ao BPI a emissão de uma Carta de Desinteresse para apresentar na Seguradora April para deixarem de debitar o custo do seguro de Vida/Credito Hipotecário.
Depois de muitas idas ao Balcão do BPI finalmente recebi a referida carta a 13 de Outubro ( ver doc 3 em anexo ) confirmando tudo o que expus anteriormente.
A 19 de Maio enviei para o mediador da April Seguros os dois primeiros docs e pedi que cancelassem a Apólice ao que me respondeu que sem a Carta de Desinteresse do Banco isso não seria possível.
Quando enviei a referida carta ( 13/10/2023 ) informou que a April não iria reembolsar os 45.50 euros mensais cobrados em Junho, Julho e Agosto porque não era devido.
O Banco BPI como mostrei o meu desagrado pela demora no envio da carta de desinteresse reembolsou-me os meses de Setembro e Outubro.
A meu ver estando comprovado o pagamento do credito hipotecário desde 19 de Maio e a April Seguros já não estando a assumir a cobertura de riscos/vida tem por dever reembolsar os 3 meses acima mencionados.
Data de ocorrência: 25 de outubro 2023
April
30 de outubro 2023
Cara, Odete Pontes,

Após esclarecimento sobre o motivo da reclamação apresentada, relembramos que apenas rececionámos o pedido de cancelamento do seu contrato de Seguro - 717018298, no passado dia 17/10/2023, o qual anexava carta da Entidade Financeira datada de 13/10/2023.
Desta forma e após receção do seu email de 27/10/2023, anexando a documentação comprovativa do pedido de reembolso antecipado, procedemos ao término do seu contrato de Seguro, com efeito a 19-05-2023 e respetivo estorno dos prémios pagos após essa data, no valor total de 110,09€.
Esperamos que o assunto da reclamação tenha ficado resolvido, no entanto continuamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.

April Portugal
Odeta Pontes
Odeta Pontes avaliou a marca
31 de outubro 2023

Sobre a APRIL PORTUGAL pouco posso dizer a não ser que de facto o valor do Seguro de Vida / Credito Habitação com as mesmas coberturas comparado com o que me era cobrado pela instituição bancária era substancialmente mais barato. Quanto á forma como o Departamento de Reclamações desta seguradora geriu o meu processo foi exemplar e célere tanto nas respostas como no reembolso dos valores devidos.