Artys
Artys Marca do Mês
Marca do Mês
Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
80%
Tempo Médio de Resposta
4%
Taxa de Solução
80%
Média das Avaliações
80%
Taxa de Retenção de Clientes
100%
Prémios e distinções
Marca do Mês
Ranking na categoria
Artys - Equipamento de Escritório, Lda
  • 217711570
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Rua Cecília Meireles, nº25
    1500-154 Lisboa
  • artys@artys.pt
Esta é a sua empresa? Clique aqui

Artys - Defeitos pós-obra

Resolvida
8/10
Filipe Silva Carvalho
Filipe Carvalho apresentou a reclamação
14 de maio 2020
Em Fevereiro de 2018 foi feito com a Vossa empresa contrato de remodelação total do nosso apartamento situado na Avenida Óscar Monteiro Torres, Nº 16, R/C esquerdo em Lisboa. Devido à necessidade de impermeabilização do imóvel, no dia 19 de Março do mesmo ano foi feita correcção do referido orçamento.

O referido imóvel foi-nos entregue no final de Julho do mesmo ano presumindo nós nas devidas e melhores condições, sem quaisquer defeitos de construção. No entanto, no decorrer do uso da referida habitação resultam os seguintes defeitos/deficiências de construção, nomeadamente:

a.Um bloco de mármore do wc do quarto a sair da parede. No mesmo wc, ao lado da cabine de duche, detetam-se rachas enormes na parede.
No wc social parte da parede perto da porta está esburacada.
b. Aduelas das portas de 2 quartos e do wc social cheias de bolhas, umas delas já esburacada.
c. Rodapés de 2 quartos descolados/afastados da parede.
d. Rachas/Buracos gigantes na parede da cozinha, ao lado da porta que dá acesso ao pátio.
e. Muro do pátio a desfazer.
f. Chove recorrentemente dentro do anexo.

Foi já feita uma primeira intervenção a parte destes defeitos, que voltaram a surgir.
A cobertura do anexo foi intervencionada várias vezes acabando por voltar a passar água. São duas chapas de sandwiche colocadas uma em frente a outra, sendo a infiltração pela união entre as duas.
As rachas voltaram a surgir nas portas para o logradouro.

Na segunda inspeccão foi explicado que a água infiltra por capilaridade pelas paredes originais sob as quais não há impermeabilização. Como tal não há nada a fazer nem é da responsabilidade da Artys.

Reclamo porque:
1. Ainda não recebi relatório escrito com essa informação
2. A casa, quando a comprámos, estava em mau estado e com sinais de infiltração mas não tinha rachas como agora nem paredes a descolar, não havia qualquer sinal de reparações recentes ao passo que nos menos de dois anos pós-obra já tivémos várias.
3. Se era esse o caso e era inevitável, teria sido mais honesto dizer: "não vale a pena pôr mármore neste wc porque vai descolar repetidamente" ou mesmo "não vale a pena impermeabilizar o chão porque vai subir pela parede e ficar uma lástima à mesma"
4. Independentemente das responsabilidades, as condições da casa (localização, prédio, solo) manteem-se as mesmas do que quando assumiram o contrato. Menos de dois anos depois apresenta os defeitos recorrentes que se vêem. Se tivesse tido acesso a este tipo de feedback de outros clientes teria escolhido outra empresa
5. A cobertura do anexo não tem a ver com capilaridade e continua a chover lá dentro recorrentemente
Data de ocorrência: 14 de maio 2020
Filipe Carvalho
14 de dezembro 2020
1. O relatório apresentado foi sumário e displicente
2.Continua com os mesmos defeitos, que não existiam pré obra (rachas desta natureza)
3.A impermeabilização sem a qual não se responsabilizavam foi um engodo pois, apesar de aceitarmos a mesma, não se responsabilizam de qualquer forma. Pelas rachas que vão abrindo e observação das partes expostas tenho sérias dúvidas que as paredes tenham sequer sido impermeabilizadas.
4. A humidade do chão, para eles, justifica o estado deplorável em que a casa se encontra 2 anos após a obra, apesar da suposta impermeabilização. Então ou foram incapazes de prever uma catástrofe obvia ou omitiram um desfecho previsível insistindo em impermeabilização que não evitou nada
5. Repararam novamente a cobertura do anexo sem qualquer tipo de alteração estrutural.

Em resumo, dois anos após a obra (remodelação total no custo de quase cem mil euros), a casa apresenta problemas graves, múltiplos, sobre os quais a Artys rejeita responsabilidade. Não há qualquer tipo de investigação credível das causas dos problemas nem solução duradoura. Deixam as coisas como apresentado nas fotos, lavam as mãos e cabe ao cliente provar se é da obra ou entra no âmbito da garantia.
Deplorável.
Filipe Silva Carvalho
Filipe Carvalho avaliou a marca
29 de setembro 2022

Por boa fé de ambas as partes foi possível chegar a acordo e resolver a situação.

Esta reclamação foi considerada resolvida
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.