Artys
Artys Marca do Mês
Marca do Mês
Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
80%
Tempo Médio de Resposta
4%
Taxa de Solução
80%
Média das Avaliações
80%
Taxa de Retenção de Clientes
100%
Prémios e distinções
Marca do Mês
Ranking na categoria
Artys - Equipamento de Escritório, Lda
  • 217711570
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Rua Cecília Meireles, nº25
    1500-154 Lisboa
  • artys@artys.pt
Esta é a sua empresa? Clique aqui

Artys - Múltiplos problemas e apoio insuficiente no pós obra

Resolvida
Filipe Silva Carvalho
Filipe Carvalho apresentou a reclamação
6 de março 2019

Fizémos uma obra com a Artys com início em Fevereiro de 2018 e que deveria terminar a 31/07 de 2018, prolongada de 10 dias devido ao levantamento da necessidade de impermeabilização adicional. A obra acabaria por ser concluída em Setembro, dependendo do que se entender por conclusão, com imprevistos diversos e, até lá, flexibilidade de parte a parte. A transferência da última tranche de conclusão dos trabalhos foi feita a 06/09.
Desde então temos tido diversos problemas que poderiam até ser compreensíveis individualmente mas que têm sido múltiplos, recorrentes e com resposta cada vez mais escassa da parte da Artys.

1) Logo em Setembro de 2018 verificou-se entupimento do esgoto da casa, aparentemente no cano comum.
2) Foi necessária intervenção na caixa de esgoto do prédio mas esta tinha sido, por equívoco, coberta por calçada aquando da obra. Vieram após cerca de uma semana levantar a calçada do referido local.
3) Foi feita a intervenção e saiu um material sólido semelhante a placas que não tenho competência para identificar, que o técnico do condomínio refere ser material da obra e a Artys referem ser sedimentos. Foi necessária uma segunda intervenção para desentupimento sendo referido que, devido à junção da nova canalização com o cano comum do prédio, nunca poderemos colocar papel higiénico na sanita. Efectivamente desde então não se votaram a verificar entupimentos, seja ou não essa a razão. A Artys contratou empresa (Desentop) para esclarecer a situação através de inspecção vídeo, que referiu sedimentos no cano. No entanto, como não compareceram à hora combinada e eu já não estava presente, como o vídeo se resumiu a uma filmagem de telemóvel do ecrã sem valor de prova para o condomínio e como não removeram os ditos sedimentos, assumi os gastos de ambos os desentupimentos perante o condomínio mas não o da referida intervenção perante a Artys.
4) No seguimento desde problema foi necessário recolocar a calçada, o que demorou mais cerca de duas a três semanas com dois buracos no jardim. Nesta fase já eram necessários vários emails e telefonemas para vários intervenientes para se conseguir obter uma resposta.
5) Ainda esse mês, com as primeiras chuvas, verificámos infiltração de água pelo chão (racha no rebordo de mármore que dá suporte à porta de vidro de correr), que resolvi com vedante.
6) A 30/10 verificámos, pela primeira vez, infiltração de água pelo telhado de um anexo à casa, pelo que pedimos intervenção urgente à Artys. Só obtive resposta através de contacto telefónico com o número geral da Artys e vieram dois dias depois resolver esse problema.
7) A 19/11 verificámos novamente infiltração de água pelo telhado do mesmo anexo, na mesma linha de união de duas placas mas na outra ponta. Contactámos novamente através de email e telefone todos os intervenientes possíveis, só conseguindo resposta dois dias depois e intervenção ao terceiro dia. Resolveram o problema mas a infiltração tinha danificado o televisor pelo que solicitámos substituição do mesmo.
8) Foram necessários meses de insistência por telefone e email junto das diferentes pessoas com quem contactámos até que, por ameaça de queixa formal, acabaram por resolver a situação em já Fevereiro de 2019.
9) Em simultâneo, desde Janeiro, notamos o aparecimento de rachas na parede exterior junto a ambas as portas de acesso ao logradouro, ambas refeitas durante a obra, e que condicionam infiltrações (uma por baixo da casa, outra dentro de casa). Comunicámos ao condomínio e à seguradora e ambos referiram ser âmbito da garantia da obra. Mostrámos a situação aquando da substituição da televisão e enviei, posteriormente, pedido escrito de intervenção com as respectivas fotos a 17/02 (responsável da obra+geral da artys). Não tendo obtido qualquer tipo de resposta, enviei novo email a 27/02. Não tendo obtido resposta, insisti a 6/03 e tentei contactar telefonicamente, sem sucesso.
10) Verificamos hoje uma terceira infiltração de água pelo tecto do anexo, que cai sobre o sofá. Tentei contactar telefonicamente (o supervisor do responsável da obra) sem sucesso.

Em resumo, após um ano do início da obra e mais de 6 meses após o seu suposto término, continuamos com problemas graves a um ritmo mensal (e omiti da lista diversos problemas “menores” tais como descolamento de rodapé no WC, racha no chão da cozinha, etc.). Sentimo-nos desgastados pela necessidade de múltiplos telefonemas , emails e ser, em última instância, necessário recorrer a ameaça de queixa para que se resolva o que quer que seja. Além disso, cada vez que é necessária uma intervenção, temos que disponibilizar horários para intervenção na nossa casa, quase sempre com prejuízo profissional.
Se, até ao término da obra, tínhamos ficado satisfeitos com a Artys, os problemas que agora se manifestam e a falta de apoio pós-obra têm sido uma enorme desilusão.
 

Data de ocorrência: 6 de março 2019
Esta reclamação foi considerada resolvida
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.