Auto Açoreana

Auto Açoreana - Anomalia na reparação

Marco Cidade
Marco Cidade apresentou a reclamação
11 de abril 2018

No 5 de Abril de 2018 pelas 09h30 deixei a minha viatura de Marca Renault Clio para uma reparação simples através da companhia de Seguros. A reparação era pintura do para choques traseiro e do painel lateral direito traseiro que tinha uma pequena mossa.
A viatura ficou lá e combinado com a pessoa responsável que quando a mesma estivesse pronta que seria contactado. Assim foi, na segunda-feira dia 11 de Abril pelas 16h45 fui contactado a dizer que a minha viatura estava pronta para ser levantada.
Pelas 17h15/17h30 compareci junto da recepção da oficina e do que era suposto ter sido feito a primeira vista estava tudo bem, alertei para um retoque que tinha sido feito na porta e obtive uma resposta do tipo não fomos nós e que eu é que sabia o que fazia com a viatura na minha utilização privada. A situação irritou-me e como o para-choques e o painel estavam pintados dei a situação por resolvida.
Sai da oficina e a caminho parei para abastecer, quando o fazia apercebi-me que o painel que tinha sido pintado junto à porta da bagageira tinha uma marca que indicava que a porta estaria ou tinha estado desalinhada. Abri a bagageira e deparei-me com os cantos da mesma mexidos e mal reparados. A porta da mala era nova e tinha sido colocada na oficina da marca em final de Novembro passado. Dirigi-me a oficina, onde a pessoa responsável já lá não estava. De qualquer modo abordei um funcionário para que visse como a viatura estava e para que no dia seguinte de manhã pudesse aferir que não foi uma coisa mexida de um dia para o outro.
No dia 10 de Abril dirigi-me novamente, desta vez acompanhado pelo meu mediador de seguros uma vez que fui encaminhado para aquela oficina por ele.
Fui muito mal recebido, duvidando da seriedade da situação. O responsável inclusive exaltou-se e peremptoriamente afirmou que ninguém mexeu na bagageira, e que apenas mexeram no para-choques e no painel traseiro direito. disse-lhe que não era verdade pois o carro estava todo ele retocado a pincel, voltou a dizer que não tinham sido eles e que eu estava a brincar com eles. Afirmou ainda que aquela situação só poderia ter sido na oficina que me substitui a porta da bagageira. Afirmei que nessa altura eu mesmo comprovei a substituição, inclusive vi a porta antiga e que usava a bagageira diariamente. Como a conversa para resolver as coisas pacificamente não evoluía favoravelmente, optei por dirigir-me a oficina onde a porta tinha sido substituída. O chefe de oficina viu e disse que a mala independentemente de ser ou não a que tinha colocado tinha sido mexida, pois os parafusos da mesma estavam sem tinta e que ele própria verifica essa situação,sendo que os mesmos são sempre pintados da cor da viatura. Também disse que o canto da porta estava mexido e que o cordão de silicone estava mexido. Por coincidência o perito da seguradora que faz serviço nessas duas oficinas viu a viatura e inicialmente incrédulo depois de ver as coisas foi taxativo dizendo que alguma coisa aconteceu na oficina da Auto-Açoreana e que fizeram um remendo mal feito. Dirigi-me novamente a oficina da auto-açoreana e confrontei o responsável com os dados que tanto o chefe da outra oficina tanto o perito tinham dito, e literalmente fui maltratado dizendo que estava a brincar com eles, e que apenas fizeram o que lhes foi pedido. Na realidade não fizeram o que foi pedido, pedido foi apenas pintar um para-choques e um painel, e sai com o carro todo retocado a pincel ( parachoques frontal, porta lateral direita) e com uma porta da mala ( a crer que aconteceu algo) que era nova, mal reparada.
Dirigi-me novamente a recepção e solicitei o Livro de reclamações e se possível falar com algum elemento da administração da empresa. O livro de Reclamações apareceu cerca de 30 minutos depois, e da empresa ninguém se mostrou disponível para me receber. Ainda insisti em falar com alguém da administração sem sucesso , deixei inclusive o meu contacto e mostrei-me disponível para dialogar, sem sucesso até agora.

Data de ocorrência: 11 de abril 2018